Tópico das Casas

Também quero!

Comprei a minha casa usada (o prédio na altura tinha 16 anos). Mesmo ao lado está um prédio novo que na altura tinha sido construido à menos de 1 ano. Nesse tal prédio novo estavam a pedir mais de 300 mil euros por um T3 (com áreas pequenas e acabamentos de qualidade duvidosa). Não sei como são as coisas no resto do país, mas no Porto um apartamento novo custa mais do dobro de um usado (mesmas áreas, mesma localização, etc.). Pelo menos na altura em que eu procurei casa constatei isso. Há casas usadas no Porto em muito bom estado, em zonas centrais e nobres muito mais baratas que casas novas nos limites da cidade e em zonas mal servidas de transportes e serviços.

Pode ter sido há 30 anos atrás.

Quem me dera que tivesse sido à 30 anos, era sinal que já estava paga... foi em 2008.
Para ser justo, tenho de confessar que o preço que me pediram por ela foi bastante barato para o apartamento em questão, pois o seu proprietário estava afogado em dívidas e precisava desesperadamente de dinheiro. São oportunidades que não se devem deixar fugir ;)

T3 duplex ao pé do metro, vista rio a 122 mil euros...

Oh lá...é mesmo um vendedor desses que eu ando à procura! E por mim até me pode arranjar sem vista Douro e sem ser duplex...talvez ainda me vá ter que pagar alguma coisa! [:D] (joking...)

Quem me dera que tivesse sido à 30 anos, era sinal que já estava paga... foi em 2008.
Para ser justo, tenho de confessar que o preço que me pediram por ela foi bastante barato para o apartamento em questão, pois o seu proprietário estava afogado em dívidas e precisava desesperadamente de dinheiro. São oportunidades que não se devem deixar fugir ;)

Podem existir alguns outros factos que eu desconheça, mas por esse valor é quase dado.

Depende também do tipo de vista para o Douro. [:D]

Se calhar é como eu que tenho vista para o mar, tenho é de ver muito bem porque ele fica a 3/4 km. [:D]

Tá visto que vcs não conhecem o Porto. São casas e mais casas vazias ou à venda... Paletes.
É uma questão de darem umas voltas pela cidade abrindo bem os olhos.
É claro que o preço que o Dark pagou é uma achado mas, tb vcs podem achar a mesma coisa. É uma questão de bater terreno a sério ( gastar sola de sapato) e não a fazer cosegas em sites da net ou jornais como td a gente faz...

O mesmo se aplica a Lisboa. E lembrem-se duma coisa: há muita gente alérgica a imobiliárias e à internet, sobretudo pessoal de mais idade que prefere meter o papel na Janela ou anunciar no Jornal local apenas.

Tá visto que vcs não conhecem o Porto. São casas e mais casas vazias ou à venda... Paletes.
É uma questão de darem umas voltas pela cidade abrindo bem os olhos.
É claro que o preço que o Dark pagou é uma achado mas, tb vcs podem achar a mesma coisa. É uma questão de bater terreno a sério ( gastar sola de sapato) e não a fazer cosegas em sites da net ou jornais como td a gente faz...

O mesmo se aplica a Lisboa. E lembrem-se duma coisa: há muita gente alérgica a imobiliárias e à internet, sobretudo pessoal de mais idade que prefere meter o papel na Janela ou anunciar no Jornal local apenas.

Nem mais. Sei que em Lisboa é comum pagar-se 300 mil euros por um apartamento T3, mas no Porto isso é um valor abismal, da mesma forma que no porto é possivel alugar um T1 por 300 euros mensais e isso em Lisboa é impensável (quem diz Lisboa diz Coimbra por exemplo).
E também confirmo o que o Pastis disse aqui. Eu durante 3 meses andei muito a pé pelas ruas do Porto aos fins-de-semana à procura de casa e pude constatar que existem mesmo muitas casas que não se encontram à venda em imobiliárias.
E só para finalizar, em tempos de crise fazem-se grandes negócios. Basta ir ao forumdacasa.com (espero não estar a fazer publicidade) para verificar que existem montes de pessoas desesperadas por vender as casas ao desbarato para conseguirem pagar parte dos créditos que têm.

Última edição:
O preço da casa foi de 122 mil euros.
Se a prestação nunca se alterar (impossivel, mas vamos supor que sim) dá 360 x 400 = 144000 euros.
Sinceramente a mim parece-me que compensa...
Já agora, o valor do empréstimo foi de 108000 euros, o prazo 30 anos e o spread 0,8%.

Não difere muito, not :)

81958406.png

Nunca te enganaste a escrever? É óbvio que queria escrever "mobilado".
O preço da casa foi de 122 mil euros.
Se a prestação nunca se alterar (impossivel, mas vamos supor que sim) dá 360 x 400 = 144000 euros.
Sinceramente a mim parece-me que compensa...
Já agora, o valor do empréstimo foi de 108000 euros, o prazo 30 anos e o spread 0,8%.

Bom, se a prestação não se alterar esse banco vai perder dinheiro com o teu empréstimo, pois o que ganham em juros dificilmente vai cobrir a inflação durante 30 anos.

Bom, se a prestação não se alterar esse banco vai perder dinheiro com o teu empréstimo, pois o que ganham em juros dificilmente vai cobrir a inflação durante 30 anos.

Perdem dinheiro comigo e com milhares de pessoas. Eu obtive spread a 0,8%, pois já foi em 2009 (peço desculpa, pois à bocado disse que comprei a casa em 2008, mas foi em 2009, lapso de escrita meu), mas quem comprou casa em 2007 ou 2008 ainda conseguiu aqueles fantásticos spreads a 0,4% ou 0,5%. É lógico que isso é um péssimo negócio para a banca, mas foi precisamente nessa altura que foram vendidas milhares de habitações. Agora a banca está na m****, pois recebe 2% dos créditos habitação e paga 4% pelos depósitos.

Eu fiz uma simulação rápida no site de um banco, os spreads são eles que definem em função do valor do imóvel/valor do financiamento/prazo do financiamento, é que agora não existem spreads de 0,8% :)

Se comprasses a casa agora terias que contar com 640€ + seguros/ por mês, bastante diferente dos atuais 400€ + seguros

E precisamente por esse motivo é que actualmente é a pior altura para se realizarem amortizações. E se fores para obrigações de muito baixo risco ainda consegues uns bons 6% de juros.
Sim, mas para investires em obrigações tens que contar com as comissões de subscrição, comissão de custódia dos títulos e ainda poderão cobrar comissão de resgate, o que deita por terra a diferença :)

P.S.- Já para não falar no risco, não há garantias :(

Perdem dinheiro comigo e com milhares de pessoas. Eu obtive spread a 0,8%, pois já foi em 2009 (peço desculpa, pois à bocado disse que comprei a casa em 2008, mas foi em 2009, lapso de escrita meu), mas quem comprou casa em 2007 ou 2008 ainda conseguiu aqueles fantásticos spreads a 0,4% ou 0,5%. É lógico que isso é um péssimo negócio para a banca, mas foi precisamente nessa altura que foram vendidas milhares de habitações. Agora a banca está na m****, pois recebe 2% dos créditos habitação e paga 4% pelos depósitos.

Melhor ainda foi comprar em 2007...só facilidades na compra e spread de 0,3 aqui [:D]

Mas isso tem uma desvantagem que agora se necessitasse iria sentir na pele brutalmente...é que a casa foi comprada em pleno boom imobiliário a preços que actualmente não vale. Logo para vender acho que ainda tinha de pagar.

Quanto aos preços, falei porque já vi como é no Porto e noutros locais fora da grande Lisboa...boas casas a preços que são uma miragem por aqui. 122mil talvez...talvez, com sorte, dependendo do estado do tempo, da localização, obras e tal...dê para um T0 [:D] Vá um T1

Estás a usar um spread de 4,3%. O meu spread é de 0,8%. Faz toda a diferença!
Mas uma coisa é certa: com os spreads actuais já é capaz de compensar o arrendamento (dependendo da renda, é claro).

O mercado hoje em dia é incomparável. Eu em 2007 consegui um spread de 0,35!

O mercado hoje em dia é incomparável. Eu em 2007 consegui um spread de 0,35!

Finais de 2007 conseguia-se 0,25%.(record que conheço).
Quem os tem que se mantenha e deixe-se estar quietinho que está bem.

Voltar
Superior