Estamos na mesmo situação, Santander Totta! Na quarta tenho reunião com o gestor de conta e estava a pensar em falar com ele sobre o assunto. Comprei casa em Março de 2009 e tenho spread de 0.5%.
Muito se fala sobre a real vantagem de abater o CH ou não! Com os depósitos a darem mais do que propriamente se paga pelo CH, a minha dúvida mantém-se.
Conhecendo o caderno de encargo do empréstimo, todos nós pagamos a maioria dos juros no inicio do mesmo. Desta forma não valerá a pena abater, se a prestação diminuir a fatia maior que é cortada é nos juros! Outro beneficio será a diminuição dos seguros, uma vez que o capital destes se encontra agregado ao capital em dívida.
Haverá algum simulador que nos permita ter uma ideia melhor sobre o assunto?!
Em relação ao preço das casas, a diferença entre o Porto e Lx é abismal. Sou natural de Torres Vedras e por questões profissionais vivo em Gaia. O meu T2 com os mesmos acabamentos e área (se arranja-se) em Torres Vedras valeria mais 50mil€ com muita facilidade. Em relação a Lx nem vale a pena comparar.
Cumps
É verdade o seguro de vida baixa se abatermos capital no empréstimo, se não o fizermos sobe, porque o risco aumenta anualmente com o aumento da idade.
O seguro multiriscos já não segue isto:
Todos os anos sobe, porque normalmente o valor/capital da cobertura também é actualizado/revalorizado segundo umas tabelas e desta forma faz encarecer o prémio a pagar.
Neste momento para quem tem spread's baixissimos 0,25, 0,3, 0,4, 0,5%... e com taxas de juro ainda em valores baixos cerca de 1,598% para taxa a 3 meses e 1,818% para a taxa a 6 meses, paga um valor de juro liquido na ordem dos 2% ou pouco mais.
Os seguros e outras comissões do banco fazem subir isto um pouco e podem estar nos 2,5 a 3%.
Se os depósitos a prazo derem mais de 3% liquidos, como muitos estão a dar agora (tb pode depender do montande do capital disponivel para depositar), neste momento é mais vantajoso fazer bolo e colocar a render 1 ano..ano e meio...Se a coisa se inverter, e as taxas dos depósitos começaram a vir outra vez para baixo e as taxas euribor subirem então abater será melhor negócio.
Este é o meu ponto de vista.
Última edição: