Eu estou em fase de construir moradia, ou melhor estava depois de ter negocio feito com o terreno, o gajo armou-se em parvo e nem chegamos a fazer o contrato (estava no estrangeiro), mas cheguei a fazer o esboço do que queria, por varias razões, conheço o terreno (alguns fazem o projecto e nem ligam se é praia, campo ou cidade), sei o que pretendo, sei como pretendo que a casa fique distribuída, sei como vou dar utilidade ao terreno envolvente, coisas que nem sempre se consegue transmitir ao arquitecto.
Óbvio que depois vou ao arquitecto e espero que fazam algumas sugestões, que metam o projecto a cumprir os regulamentos (sei que cumprem mas ele terá de verificar), mas no geral a casa é para mim e tem de ficar ao meu jeito e não ao jeito do arquitecto, estou farto de ver projecto que não se enquadram á realidade, é raro aqui no trabalho não termos de mexer nos projecto que recebemos dos arquitectos, muitas vezes nem é por falta de qualidade do arquitecto, mas a falta de conhecimento do que os nosso mercado/clientes pretendem.
Desde que a casa fique ao meu jeito, não me importo de perder 10 ou 20 horas a fazer "rabiscos"
Outra coisa muito engraçada é que cá precisamos de todo o tipo de projectos, em França se quiseres fazer uma casa até 150m2, não precisa de arquitecto para nada (pelo menos é a informação que me passaram vários clientes).