Tópico das Casas

Ainda assim não fiquei mesmo fã de Vila Chã.

Não percebo o hype.

Aquilo em si não é feio, mas é banal e numa das saídas, até tem uma zona porreira de palmeiras , mas em que ao fundo dá para ver alguns prédios velhos de péssimo aspeto.

Eu sei que a reabilitação urbana tem disto, mas…

Uma zona da Amadora que gosto muito, são os prédios em frente ao jardim, virados para a Academia.

Não sei preços, mas têm uma vista super desafogada para o terreno da academia, sem ter prédios , prédios e mais prédios no campo de visão.

Outra zona de prédios recentes com as pinturas todas fdds é a zona de prédios perto do Hospital da Luz da Amadora.

Prédios novos , construção moderna, e paredes já todas pretas a ver-se os tijolos (e algumas graffitadas, btw)

Ainda assim não fiquei mesmo fã de Vila Chã.

Não percebo o hype.

Aquilo em si não é feio, mas é banal e numa das saídas, até tem uma zona porreira de palmeiras , mas em que ao fundo dá para ver alguns prédios velhos de péssimo aspeto.

Eu sei que a reabilitação urbana tem disto, mas…

Uma zona da Amadora que gosto muito, são os prédios em frente ao jardim, virados para a Academia.

Não sei preços, mas têm uma vista super desafogada para o terreno da academia, sem ter prédios , prédios e mais prédios no campo de visão.

Um desses prédios virados para a Academia é o tal cujo anúncio postei atrás.
Vila Chã tem um enorme problema, os acessos. Quem andar todos os dias de carro e tiver que entrar ou sair pela Amadora, está bem lixado pois da zona do Bairro do Bosque até lá, passando pelo Casal de S. Brás, é um perfeito tormento, sobretudo em dias de greves / chuva. Vale a saída para a IC16 / Dolce Vita. No resto concordo que é mais fama da qualidade do que o proveito...
Uma zona que, para mim, está no topo da relação qualidade da construção vs acessos / comércio / segurança é a zona em volta do Parque da Mónica, o chamado "bairro Cometna". Casas postas À venda e vendidas em horas, nem aquecem os anúncios.

PS: estou a ver que há por aqui muito "vizinho" :)

Last edited:
Vila Chã era uma das minhas hipóteses em cima da mesa. mas a malta estica-se, +300K por um t3 ali....sem grandes áreas.

Enfim, sinais dos tempos.

Eu vou comprar casa a médio prazo e literalmente não encontro nada que me agrade.

O único sítio que me desperta interesse é a Quinta da Trindade, no Seixal.

Vista rio, e uma zona visivelmente afastada de bairros e prédios velhos.

Agora na linha de Sintra, tirando algumas excepções (Massamá Norte, e algumas zonas da Amadora) um gajo paga uma pipa de massa por uma casa e vai à varanda e leva com um prédio todo degradado…

Vista rio também, nem vê-la.

Um sítio que me parece nice é Neudel, mas até esse tem ali a Cova da Moura ao pé.

E depois é outra coisa que não entendo. Um gajo vai a Alvalade e vê aqueles prédios velhos perpendiculares à Av. da Igreja, com alguns 60 anos e aquilo apesar de velho, está arranjado com um quintalzito com um jardim e tal. Na linha de Sintra, na maior parte dos casos, são prédios com 30 ou 40 anos todos “artilhados” com a bela da marquise, tão comum nos anos 80…

Last edited:
Eu vou comprar casa a médio prazo e literalmente não encontro nada que me agrade.

Agora na linha de Sintra, tirando algumas excepções (Massamá Norte, e algumas zonas da Amadora) um gajo paga uma pipa de massa por uma casa e vai à varanda e leva com um prédio todo degradado…

Um sítio que me parece nice é Neudel, mas até esse tem ali a Cova da Moura ao pé.

E depois é outra coisa que não entendo. Um gajo vai a Alvalade e vê aqueles prédios velhos perpendiculares à Av. da Igreja, com alguns 60 anos e aquilo apesar de velho, está arranjado com um quintalzito com um jardim e tal. Na linha de Sintra, na maior parte dos casos, são prédios com 30 ou 40 anos todos “artilhados” com a bela da marquise, tão comum nos anos 80…

Vivi durante 1 ano na Rua Acácio de Paiva e o cenário não era bem esse, o "jardim" nas traseiras do prédio não estava propriamente arranjado.

Mas de resto adorei a localização (ponto importante, não usava carro em Lisboa).

O Neudel é uma zona muito interessante, mas o que é nuns sitios 300k, ali já anda perto dos 400...a Amadora está a explodir de preços com uma procura muiiiito superior à oferta.
Alfragide também tem zonas com vista para o Tejo, nos pontos mais altos.

Amadora e a restante linha de Sintra, proporcionalmente à distância a Lisboa. Queluz, Massamá, Cacém, exceptuando zonas muito más, preços têm subido muito.

se nem em Lisboa encontras a maioria dos prédios dessa altura reabilitados...achas que nos subúrbios ias encontrar?

mesmo assim já começas a ver esses prédios renovados/reabilitados em algumas zonas "menos más" da linha de Sintra

seja por proximidade a serviços e acesso a transportes, seja em zonas mais desempoeiradas/com mais espaços verdes...logo maior potencial para financeiramente investir na reabilitação/conservação desses edifícios.

8bobxeM.jpg

mas do outro lado ele é inteiro, só é torcido de um dos lados.
Na imagem parecia que tinha uma base muito estreita, mas isso é só numa das pontas
Mesmo assim, é uma brutalidade

Nunca gostei desses prédios e aposto que devem abanar com o vento, como alguns que vi[:blush:] acho assustadores.

Não sei o teu budget mas procura pelo projecto Altear no Alto do Lumiar em redor do parque Oeste, actualmente deve ser das maiores urbanizações novas em Lisboa que estão a ser construídas de raiz.

Não sei se este é o tópico mais correto, mas cá vai.

Alguém aqui com sistema solar de termossifão para aquecimento de águas que me possa tirar umas dúvidas.

Estou a estudar montar um em casa, sendo que é uma moradia com 2 adultos e 2 crianças, e tem neste momento uma caldeira para aquecimento de água e aquecimento central.

- 200 litros é suficiente para 2 adultos e crianças?
- durante quantos meses conseguem ter o painel a aquecer água sem recorrer ao gás, ou eletricidade?

Não sei se este é o tópico mais correto, mas cá vai.

Alguém aqui com sistema solar de termossifão para aquecimento de águas que me possa tirar umas dúvidas.

Estou a estudar montar um em casa, sendo que é uma moradia com 2 adultos e 2 crianças, e tem neste momento uma caldeira para aquecimento de água e aquecimento central.

- 200 litros é suficiente para 2 adultos e crianças?
- durante quantos meses conseguem ter o painel a aquecer água sem recorrer ao gás, ou eletricidade?

Com o painel consegues ter água quente a maioria dos meses do ano, inverno também, porque há muitos dias de sol. Mas isso não livra de teres outro sistema de aquecimento para os dias maus.

Se é para gastar dinheiro, a melhor solução será sempre a bomba de calor, porque além de económica serve o ano todo sem falhas. Excepção apenas para zonas onde as temperaturas desçam muitos graus negativos, em que terá de ser certificado o bom funcionamento da bomba de calor.

Eu tenho neste momento uma caldeira a gás natural, que funciona para aquecimento das águas e aquecimento central.

Pretendo manter a caldeira como backup, e para o aquecimento central. É uma caldeira recente

Mas queria aproveitar a ajuda do estado para tornar as casas mais sustentáveis e assim baixar a minha conta do gás.

Viva,

Tenho um de 300 litros para o mesmo tamanho de agregado familiar.

A resistência está ligada desde a semana passado e desliguei em março deste ano.

Qd está ligada, está programada para trabalhar 1h durante a madrugada e tem sido suficiente.

Até hoje não tive problemas de falta de água quente.

2 notas:

- os miúdos tomam banho no final do dia;
- os adultos tomam um banho no inicio do dia;

Pois, nós por norma tomamos todos à noite. E isso pode fazer diferença na quantidade de água.

Se tens a resistência desligada de março a outubro, o painel e a única fonte de aquecimento da água, certo? Consumo zero então

Tenho um reservatório de 300l.

De facto pelo menos metade do ano nem ligo o esquentador.

Mesmo no inverno, o beneficio é grande dado que, mesmo que a temperatura da água do reservatório não seja a pretendida, o esquentador apenas tem que compensar a diferença com a poupança de gás respectiva

Na minha casa nova, tenho um sistema de 300l.

Também somos 4 pessoas (2 adultos +2 crianças) e tomamos banhos desfasados no dia (manhã e final da tarde).

O sistema solar consegue ter nesta altura do ano o depósito entre 50 a 60 graus, com sol como está. E tenho como backup 2 sistemas. Uma resistência eléctrica, que está desligada e uma caldeira a gás natural. E esta vai ler a temperatura do depósito, Se acerto a temperatura da caldeira para 55ºC, caso o sistema solar só dê 40 ou 45ºC, a caldeira liga e mantem a agua no deposito a 55ºC.

Back