Tópico das Casas

Na minha casa nova, tenho um sistema de 300l.

Também somos 4 pessoas (2 adultos +2 crianças) e tomamos banhos desfasados no dia (manhã e final da tarde).

O sistema solar consegue ter nesta altura do ano o depósito entre 50 a 60 graus, com sol como está. E tenho como backup 2 sistemas. Uma resistência eléctrica, que está desligada e uma caldeira a gás natural. E esta vai ler a temperatura do depósito, Se acerto a temperatura da caldeira para 55ºC, caso o sistema solar só dê 40 ou 45ºC, a caldeira liga e mantem a agua no deposito a 55ºC.
É o mesmo sistema que pretendo em minha casa. O painel a funcionar com a caldeira como backup.

Mas acho que vou optar também pelos 300lt.

Com o programa de financiamento do estado para estes investimentos, e contas por alto do meu consumo de gás acho que pago o sistema em pouco mais de um ano.

É o mesmo sistema que pretendo em minha casa. O painel a funcionar com a caldeira como backup.

Mas acho que vou optar também pelos 300lt.

Com o programa de financiamento do estado para estes investimentos, e contas por alto do meu consumo de gás acho que pago o sistema em pouco mais de um ano
.

Não sei se vais a tempo, já foi metade do dinheiro com 8.700 candidatura elegíveis e ainda falta analisar 19.900, é um tiro no escuro, a não ser que venha mais dinheiro para o ano.

Podes ver as candidaturas ao fundo desta pagina: https://www.fundoambiental.pt/apoios-prr/paes-2021.aspx

Não tinha reparado nisso, na primeira fase não submeti candidatura porque a minha casa estava fora das datas, era pós 2007.

Essa data já foi de abertura da segunda fase?

Tenho um termoacumulador com apoio de resistência, já estava na casa quando a comprei.

Nesta altura sugeria combinar uma bomba de calor com a instalação de painéis fotovoltaicos.

O custo de manutenção de um sistema de aqs de circulação forçada não é barato, depende da zona, da qualidade do material, é um sistema complexo.

Já substitui um balão, um ânodo , uma resistência em 2 anos, algum dia terei de trocar o glicol.

O sistema de circulação fechada é muito bom na teoria, mas no longo prazo fica muito caro em manutenção e reparações, mesmo um e termosifão se for perto da costa a durabilidade não é assim tão grande.

Se for apenas para aguas quentes, apostava mais na opção de um termoaculador com paineis fotovolvaicos* é um investimento menor que optares por uma bomba de calor, e mais simples a instalação, podes manter o local do termoaculador actual, ou possivelmente manter o mesmo, no caso da bomba de calor terá de ficar no exterior.

*Esta opção passou a ser aceite a nível de certificação energética este ano, é possível que comesse a ver construção nova com esta opção.

Qual é o problema da zona?

P.S. Esse aquecimentos nas paredes, já não via disso há mais de 50 anos. [:D]

o problema da zona, para mim, são o facto dos aviões passarem mesmo por cima (ainda que com boas janelas resolve) e o ambiente da avenida brasil nao é o melhor (ciganos). NO entanto, 150m2 naquela zona por este preço e pela qualidade do imovel, o preço está "ajustado".
Contas redondas, 147m2*4000m2= 588k€ (e este valor /M2 é baixo).
Nao sei se valerá arriscar

A av. do brasil é muito grande. Esse prédio fica para o lado do Campo Grande ou para o lado da Rotunda do Relógio.

É que não tenho a ideia de que a Av. do Brasil, entre a Rio de Janeiro e o Campo Grande, seja assim tão má...

Capture.jpgCapture.jpg
A av. do brasil é muito grande. Esse prédio fica para o lado do Campo Grande ou para o lado da Rotunda do Relógio.

É que não tenho a ideia de que a Av. do Brasil, entre a Rio de Janeiro e o Campo Grande, seja assim tão má...

Fica no campo Grande numero 254. A zona não é má mas, opiniºao pessoal, não é tão boa como o tipico bairro de Alvalade. A vantagem deste imovel é ter a vista direta para o campo grande e ser um predio estrutura de betão com elevador. E tambem estar inserida na zona ARU, dá para depois reaver o IMT.

View attachment 154562View attachment 154562

Fica no campo Grande numero 254. A zona não é má mas, opiniºao pessoal, não é tão boa como o tipico bairro de Alvalade. A vantagem deste imovel é ter a vista direta para o campo grande e ser um predio estrutura de betão com elevador. E tambem estar inserida na zona ARU, dá para depois reaver o IMT.
O google maps no campo grande 254 dá-me um palácio...

Ok, erro meu, já vi, esse prédio parece mal mantido. Ciganos não vejo que sejam um problema relevante.

O preço não comento, cá para mim hoje em dia nenhuma casa vale o que pedem por ela.

Também não me parece que precisa de bastantes obras.

O melhor é mesmo a localização.

Last edited:
o problema da zona, para mim, são o facto dos aviões passarem mesmo por cima (ainda que com boas janelas resolve) e o ambiente da avenida brasil nao é o melhor (ciganos). NO entanto, 150m2 naquela zona por este preço e pela qualidade do imovel, o preço está "ajustado".
Contas redondas, 147m2*4000m2= 588k€ (e este valor /M2 é baixo).
Nao sei se valerá arriscar

A questão dos aviões é mais problemática nos (poucos) dias em que descolam na direção da cidade de Lisboa, devido ao ruído.

Recordo-me perfeitamente de acordar com o barulho na primeira vez que isso aconteceu, alguns dias depois de começar a viver nessa zona.
Ainda assim habituei-me e passado algum tempo já nem ligava.

Pessoalmente preferia viver numa das ruas interiores do "quadrado" Campo Grande - Av. EUA - Av. Rio de Janeiro - Av. Brasil do que numa destas, mas ainda assim é uma zona interessante.

Ando a fazer rondas pelos vários bancos para fazer financiamento de 100.000€ a 40 anos.

Neste momento as melhores propostas são as seguintes:

Banco CTT
Taxa Variável
TAEG 1,3%
MTIC 128.599€

Bankinter
Taxa Mista (30 anos fixa + 10 anos variável)
TAEG 2,3%
MTIC 151.070€

Se não estou a cometer um enorme erro de análise, a diferença mensal entre as duas propostas é de 46€ (ao longo de 40 anos).
Sinceramente estou muito inclinado a optar pela proposta do Bankinter tendo em conta a segurança da fixação da taxa face a uma eventual subida da Euribor nos próximos 30 anos.

O que têm a dizer sobre isto?
Terei possibilidade de conseguir melhor do que estas propostas?

Em jeito de atualização...

Avancei com a proposta do Bankinter, foi aprovada, e recebi hoje o resultado da avaliação.

Estava relativamente apreensivo mas acabou por ser avaliada 18% acima do valor da escritura.

Em jeito de atualização...

Avancei com a proposta do Bankinter, foi aprovada, e recebi hoje o resultado da avaliação.

Estava relativamente apreensivo mas acabou por ser avaliada 18% acima do valor da escritura.

Como é a nível de seguros. Tens de fazer lá ou deixam-te ir "fora"?

Como é a nível de seguros. Tens de fazer lá ou deixam-te ir "fora"?

Deixam fazer fora. Aliás, penso que não podem obrigar a fazer lá.

Acabei por fazer com eles, para já, para simplificar.
Optamos por 50% de capital cada um, com cobertura ITP a partir de 55%.

A diferença para 100% de capital cada um era significativa e, tendo em conta que a taxa de esforço é relativamente baixa e se trata de uma taxa fixa, consideramos que não se justificava.

Ainda assim, depois de tudo tratado, irei estudar melhor esta questão. Caso faça fora perco 0,2% de bonificação e, como diz o outro, é uma questão de fazer contas. [:D]

Back