Tenho um familiar que está a iniciar o processo de compra de casa. Que tipo de empresas/pessoas são melhores para consultar em relação às condições do crédito?
Aqui há uns tempos lembro me de alguém partilhar uma "empresa", penso que tenha sido o @Mazzeo mas sem certeza
Tenho escritura marcada para a próxima semana e posso relatar por alto como aconteceu no meu caso.
A imobiliária indicou-me o contacto da entidade intermediária de crédito com a qual trabalham que fez um apanhado geral com os principais bancos.
Simultaneamente contactei pessoalmente todos os bancos a fim de obter simulações de crédito e ainda recorri ao Dr. Finanças para que me fossem apresentadas propostas.
Em suma, o resultado foi este (algumas coisas inesperadas):
- A intermediária de crédito não obteve uma proposta diferente da que eu tinha na maior parte dos bancos;
- Em alguns bancos, nos contactos que tive, parecia que eu estava a fazer um favor em pedir informações e simulações (Crédito Agrícola - Agência de Gaia à cabeça);
- Da parte do Dr. Finanças (que não gostaram da ideia de eu andar a contactar bancos e outra intermediária de crédito) apenas apresentaram proposta da CGD, que não foi nada de especial;
- A melhor proposta de todas (em tx variável) foi encontrada por mim no Banco CTT (contava que tanto a intermediária de crédito como o Dr. Finanças conseguissem melhor)
- Acabei por avançar com o Bankinter com tx mista, tanto eu como a intermediária de crédito tivemos a mesma proposta, mas avancei com essa entidade.
Até agora acho que foi uma excelente opção seguir com o processo através da intermediária de crédito.
Além do acompanhamento ao nível da documentação, deslocaram-se ao imóvel no dia da avaliação, têm feito a ponte entre todos os intervenientes e irão estar presentes na realização da escritura.
Se tivesse avançado de forma "individual", com exatamente os mesmos encargos para mim, as dores de cabeça seriam maiores.