Tópico das Casas

Obrigado! Acho que vou empurrar com a barriga até Janeiro. De qualquer das formas no ponto em que o processo está nem devo precisar de empatar... Já o proprietário está com fogo no c* para que a escritura seja feita ainda este ano e deve ser por esse motivo.

O IMI é pago até Novembro.
Não tenho a certeza do que vou dizer, mas não me parece que se paguem 2 IMI's no mesmo ano...

O meu conselho é bater todos os bancos e no final negociar com 2 ou 3, de preferência sendo um deles o banco em que já se é cliente!
Nenhuma empresa me conseguiu valores, como o consegui individualmente.
Dá algum trabalho mas compensa. Não esquecer de comparar todas as despesas como os seguros, cartão de crédito e afins.
Por vezes as pessoas só ligam ao spreed e há muito mais do que isso.

Além de fazer isto, contactei o Dr. Finanças.
Serviu para negociar ainda mais e acabei por fazer através do Dr. Finanças.

O meu conselho é bater todos os bancos e no final negociar com 2 ou 3, de preferência sendo um deles o banco em que já se é cliente!
Nenhuma empresa me conseguiu valores, como o consegui individualmente.
Dá algum trabalho mas compensa. Não esquecer de comparar todas as despesas como os seguros, cartão de crédito e afins.
Por vezes as pessoas só ligam ao spreed e há muito mais do que isso.

Além de fazer isto, contactei o Dr. Finanças.
Serviu para negociar ainda mais e acabei por fazer através do Dr. Finanças.

Mas não há malta que tem acesso a diferentes "condições" que o comum mortal? Ou pelo menos mais facilmente tem acesso

Tenho um familiar que está a iniciar o processo de compra de casa. Que tipo de empresas/pessoas são melhores para consultar em relação às condições do crédito?

Aqui há uns tempos lembro me de alguém partilhar uma "empresa", penso que tenha sido o @Mazzeo mas sem certeza:confused:

Tenho escritura marcada para a próxima semana e posso relatar por alto como aconteceu no meu caso.

A imobiliária indicou-me o contacto da entidade intermediária de crédito com a qual trabalham que fez um apanhado geral com os principais bancos.
Simultaneamente contactei pessoalmente todos os bancos a fim de obter simulações de crédito e ainda recorri ao Dr. Finanças para que me fossem apresentadas propostas.

Em suma, o resultado foi este (algumas coisas inesperadas):

- A intermediária de crédito não obteve uma proposta diferente da que eu tinha na maior parte dos bancos;
- Em alguns bancos, nos contactos que tive, parecia que eu estava a fazer um favor em pedir informações e simulações (Crédito Agrícola - Agência de Gaia à cabeça);
- Da parte do Dr. Finanças (que não gostaram da ideia de eu andar a contactar bancos e outra intermediária de crédito) apenas apresentaram proposta da CGD, que não foi nada de especial;
- A melhor proposta de todas (em tx variável) foi encontrada por mim no Banco CTT (contava que tanto a intermediária de crédito como o Dr. Finanças conseguissem melhor)
- Acabei por avançar com o Bankinter com tx mista, tanto eu como a intermediária de crédito tivemos a mesma proposta, mas avancei com essa entidade.

Até agora acho que foi uma excelente opção seguir com o processo através da intermediária de crédito.

Além do acompanhamento ao nível da documentação, deslocaram-se ao imóvel no dia da avaliação, têm feito a ponte entre todos os intervenientes e irão estar presentes na realização da escritura.

Se tivesse avançado de forma "individual", com exatamente os mesmos encargos para mim, as dores de cabeça seriam maiores.

O IMI é pago até Novembro.
Não tenho a certeza do que vou dizer, mas não me parece que se paguem 2 IMI's no mesmo ano...

Penso não estar a cometer nenhum erro, mas diria que o IMI pago em 2021 é devido pelo proprietário em 2020, a 31 de Dezembro.

Aconselho a empurrar a escritura para Janeiro a fim de "ganhar um IMI de oferta".

O IMI paga-se sempre no ano seguinte.

Também adiei uma escritura para janeiro para evitar pagar IMI de um ano que não iria usufruir da casa.

Pois... no meu caso isto passou-me completamente ao lado e assinei CPCV com obrigatoriedade de realização de escritura até 31/12. :sh)

Pelo que andei a ler, se tivesse agendado a realização da escritura para Janeiro não seria propriamente incumprimento mas apenas mora. De qualquer das formas não quis entrar por aí e agora aguento. [:D]

Penso não estar a cometer nenhum erro, mas diria que o IMI pago em 2021 é devido pelo proprietário em 2020, a 31 de Dezembro.

Aconselho a empurrar a escritura para Janeiro a fim de "ganhar um IMI de oferta".

Isso até pode ser assim, mas eu se vendesse uma casa com escritura em Janeiro nunca pagaria o imi nesse ano. Aliás, quando o imi fosse emitido já a casa era do novo proprietário há meses.

E o mercado imobiliário continua em alta, os preços não param de subir e as casas a serem vendidas em tempo record.

Um familiar acaba de vender um imóvel no espaço de uma semana pelo dobro que custou em 2015. Melhor investimento da vida dele.

Mas vocês pagam assim tanto de IMI que justifique essa preocupação, num negocio de dezenas/centenas de milhares de euros? :confused:

Precisamente por isso é que não me chateei. [:D]

Isso até pode ser assim, mas eu se vendesse uma casa com escritura em Janeiro nunca pagaria o imi nesse ano. Aliás, quando o imi fosse emitido já a casa era do novo proprietário há meses.

Pagarias sim. Pagarias nesse ano, referente ao ano anterior. [;)]

Aliás, quando o imi fosse emitido já a casa era do novo proprietário há meses.

Mas não te preocupes que é para ti que as Finanças enviam a carta. [:D]

Também partilho dessa opinião, e também passei pelo mesmo.

Apenas discordo com a preferência por um banco onde já se seja cliente. Nunca vi qualquer benefício com isso e a cada novo financiamento vou sempre para um banco novo (e não novo banco).

O melhor banco é o que faz as melhores condições para cada caso em particular.

Só é pena é a obrigatoriedade de ter que abrir uma conta nova de cada vez que se escolhe um banco novo, pelos custos que isso acarreta. No Uk por exemp. podes fazer CH no banco que quiseres sem ter de abrir conta. Os pagamentos são feitos por débito direto diretamente do teu banco para a entidade que te fez o crédito.

Só é pena é a obrigatoriedade de ter que abrir uma conta nova de cada vez que se escolhe um banco novo, pelos custos que isso acarreta. No Uk por exemp. podes fazer CH no banco que quiseres sem ter de abrir conta. Os pagamentos são feitos por débito direto diretamente do teu banco para a entidade que te fez o crédito.
Olha, isto é que era uma maravilha.
Cá em portugal o único que funciona assim é a UCI.
Abrir contas, ainda por cima contas conjuntas, é pedir sarilhos...

Quais custos? Existem alguns bancos sem custos nas contas e com ch, activo bank, CTT, best,..

Mesmo assim se a poupança for significativa os custos da conta são irrisórios

Pois... no meu caso isto passou-me completamente ao lado e assinei CPCV com obrigatoriedade de realização de escritura até 31/12. :sh)

Pelo que andei a ler, se tivesse agendado a realização da escritura para Janeiro não seria propriamente incumprimento mas apenas mora. De qualquer das formas não quis entrar por aí e agora aguento. [:D]
Casa nova?
Não custa nada perguntar ao construtor se é possível adiar a escritura para o início de 2022.
Ele não paga IMI.. (acho)

Quais custos? Existem alguns bancos sem custos nas contas e com ch, activo bank, CTT, best,..

Mesmo assim se a poupança for significativa os custos da conta são irrisórios

Mas existem outros que se cobram de tudo mais um par de botas, como é o caso do santander e do novobanco por exemp.

Os custos até podem ser irrisórios para quem tenha orçamentos mais alargados ou face à poupança significativa, mas é o tipo de custo que moi. Onde já se viu cobrarem 6€ a cada trimestre por disponibilizarem um simples cartão de débito? WTF!

Voltar
Superior