Tópico das Casas

Nos últimos anos este tipo de terreno despertou muito interesse por causa do baixo preço. O objectivo é pôr lá uma casa móvel seja para HPP seja para arrendar.
O problema é que é ilegal e estão sujeitos a ter que retirar a casa a qualquer momento, se bem que mais para o interior vê-se muitas casas destas já há um bom par de anos, por isso não faço ideia como funciona a fiscalização neste aspeto nem quanto tempo levará até que chegue a ordem do tribunal (?) a ordenar a remoção da casa.

Em principio podes ter lá "casa" registada como armazém ou arrumos de alfaia agrícola, algo dentro desses moldes.

Com moradias compradas em 2022? Ou 2021?

Devem fazer um lucro astronómico. E depois vao comprar outra ainda mais cara e carregar mais liability.

Essa é a mentalidade forte. [:D]

Eu fiz isso este ano.
Continuo é a ter uma taxa de esforço semelhante à que tinha.

O problema não está em que troca, ou quem compra acima das suas possibilidades. O problema é geral e tanto vai fazer doer o tipo que comprou acima das suas possibilidades (que pode até ficar sem casa) como o tipo que tem um t1 de 60m2 que com a prestação no dobro tem que gerir o dinheiro de outra forma, provavelmente já não troca de carro, não come tantas x fora, larga o ginásio e o massagista!! Estes por sua vez, serão obrigados a fazer semelhante e quando dermos conta, cabumm.

Para quem anda nas re-negociações com os bancos aqui fica o meu update.

CGD mandou-me passear, não negoceia o meu crédito porque está em linha com o que melhor oferecem. Portanto, é para transferir.

Pedi proposta ao bankinter e ao abanca.

Bankinter ofereceu-me o que tem na net mas com seguro de vida fora do banco, proposta mt interessante com fixa a 5 anos.
Abanca ainda não mandou proposta, mas falou em tx fixa inferior à do bankinter. Não sei se acredite.

Eu fiz isso este ano.

O problema não está em que troca, ou quem compra acima das suas possibilidades. O problema é geral e tanto vai fazer doer o tipo que comprou acima das suas possibilidades (que pode até ficar sem casa) como o tipo que tem um t1 de 60m2 que com a prestação no dobro tem que gerir o dinheiro de outra forma, provavelmente já não troca de carro, não come tantas x fora, larga o ginásio e o massagista!! Estes por sua vez, serão obrigados a fazer semelhante e quando dermos conta, cabumm.

Estás a desvirtuar completamente o que ele disse.

Claro que quem está mais endividado, ou tem mais tx de esforço, corre mais riscos em períodos de tx de juro mais altas (principalmente vindo de um período como o que tivemos).

E sim também é verdade que há um certo deslumbramento com as casas e muitos entalam-se completamente por causa disso. Ou seja dedicam por exemplo 1/3 do que ganham à prestação da casa.

São opções como ele disse e são respeitáveis, mas nem sempre mais é melhor.

Claro que quem está mais endividado, ou tem mais tx de esforço, corre mais riscos em períodos de tx de juro mais altas (principalmente vindo de um período como o que tivemos).

E sim também é verdade que há um certo deslumbramento com as casas e muitos entalam-se completamente por causa disso. Ou seja dedicam por exemplo 1/3 do que ganham à prestação da casa.

Não estou nada, estou só colocar as coisas em perspectiva, porque não é só quem comprou uma vivenda "cara" que vai estar mal ou sequer vai ser a razão dos problemas em PT. Com o que está a acontecer e da forma como está a acontecer, vai ser raro quem tenha CH que não sofra e não tenha que fazer ajustes com prejuízo para a economia.

Comprar algo para o qual não temos condições é sempre um erro, seja para comprar uma moradia ou um simples T1. Mas, isso do deslumbramento é um preconceito. Quem valoriza uma moradia em detrimento de um apartamento não é mais burro do que quem prefere o apartamento. Nem vive versa. Comprar uma moradia normalmente é pelas razões certas, desde que não seja acima das possibilidades.

Dou o meu exemplo pessoal, houve uma fase da minha vida em que eu trabalhava imenso e enquanto muitos dos meus amigos compravam ou construíam moradias eu comprei um apartamento, e que ninguém me falasse em trocar para moradia, não tinha vida para isso nem queria gastar um dinheirão a contratar pessoas, queria ter casa para dormir e fazer a minha vida social e de lazer fora de casa, andei por apartamentos imensos anos feliz.

Com a pandemia sofri muito mais que os meus amigos, não morri mas tive pior qualidade de vida, comparava directamente quando passava imenso tempo nas moradias dos amigos. Com os filhos ainda +- pequenos e com menos horas de trabalho comecei a pesar nos pratos da balança as minhas prioridades e decidi comprar uma moradia. A minha avaliação comprovou-se verdadeira e para a minha fase de vida e da minha família a moradia não é um deslumbramento, é de facto um grande upgrade à nossa qualidade de vida.
O único senão, é que de facto as moradias são caras para caneco.

O único senão, é que de facto as moradias são caras para caneco.

Depende ! há enorme variedade de preços.

Mas o que me pareceu ser o ponto da conversa, nem é tanto se é moradia ou apartamento, mas sim mais o apostar em algo muito acima do que se precisa.

Alguém que acabou de casar ou até é solteiro comprar um T3 por exemplo. Se o faz com uma perna às costas, tudo bem, agora se precisa de se endividar muito e fica muito limitado, talvez não seja a melhor opção.

Depende ! há enorme variedade de preços.

Mas o que me pareceu ser o ponto da conversa, nem é tanto se é moradia ou apartamento, mas sim mais o apostar em algo muito acima do que se precisa.

Alguém que acabou de casar ou até é solteiro comprar um T3 por exemplo. Se o faz com uma perna às costas, tudo bem, agora se precisa de se endividar muito e fica muito limitado, talvez não seja a melhor opção.

O user referia-se especificamente a moradias.

Há muita variedade de preços, mas quando se fala em "caras para caneco" é comparadas com apartamentos, é sempre mais barato um apartamento.

Nunca é boa opção comprar acima das possibilidades, mesmo que seja um T0.

Depende da moradia e do apartamento, mais ainda da zona para zona.

Moradia também implica mais manutenção, nomeadamente se tens jardim e piscina (esta última ajudada com um poço, por exemplo, já diminui custos); só aqui pode fazer toda a diferença.

Depende da moradia e do apartamento, mais ainda da zona para zona.

Moradia também implica mais manutenção, nomeadamente se tens jardim e piscina (esta última ajudada com um poço, por exemplo, já diminui custos); só aqui pode fazer toda a diferença.

Estamos e devemos sempre falar de imóveis comparáveis!
Um apartamento na foz do porto vai ser sempre mais caro que uma moradia numa aldeia remota do interior...

Sim, a moradia agrega mais custos de manutenção. Também tem (quando comparado com apartamentos comparáveis) mais área coberta e mais área descoberta. O que oferece a moradia a mais que o apartamento valoriza-a também mais, daí serem caras para caneco.

Nota, estou a falar de moradias "individuais", não é de vivendas em banda (que também tendem a ser mais caras que apartamentos, mas não tanto como as individuais)

Aqui na zona que domino melhor, um apartamento t3 vs vivenda em banda t3 vs moradia individual t3 500m2, usados de anos semelhantes (~2010) sem grandes extravagancias nem localizações premium andarão qualquer coisa como ~ 200k - 270k - 370k

Aqui na zona que domino melhor, um apartamento t3 vs vivenda em banda t3 vs moradia individual t3 500m2, usados de anos semelhantes (~2010) sem grandes extravagancias nem localizações premium andarão qualquer coisa como ~ 200k - 270k - 370k

Na minha zona: t3 400-500K (novo para cima de 500k diria, mas nem há), em banda T3 há uma à venda por 800K e moradia isolada (construção ano 2000) por €1.150.000 [:)]

Distrito de Setubal ?

Para quem anda nas re-negociações com os bancos aqui fica o meu update.

CGD mandou-me passear, não negoceia o meu crédito porque está em linha com o que melhor oferecem. Portanto, é para transferir.

Pedi proposta ao bankinter e ao abanca.

Bankinter ofereceu-me o que tem na net mas com seguro de vida fora do banco, proposta mt interessante com fixa a 5 anos.
Abanca ainda não mandou proposta, mas falou em tx fixa inferior à do bankinter. Não sei se acredite.

O bankinter faz 2,25 a 5 anos com seguros fora?
A mim disseram que 2,25%, tinha de ter os 2 seguros neles, senao havia penalizações. O seguro multi risco é semelhante a ca fora, mas o seguro vida passa de 25 para 49 euros

[:D][:D] és "munta esperto"

Argumentação 10/10. Saúde.

Eu fiz isso este ano.

O user referia-se especificamente a moradias.

Há muita variedade de preços, mas quando se fala em "caras para caneco" é comparadas com apartamentos, é sempre mais barato um apartamento.

Nunca é boa opção comprar acima das possibilidades, mesmo que seja um T0.
É o que o Salvador diz, mas ainda vou mais longe, o ponto da conversa não é só e apenas apostar em algo acima das possibilidades ou do que se precisa, se um gajo solteiro quer viver num T5 duplex, ou se uma familia de 4 pessoas quer viver num T0, a mim dá-me completamente igual, tal como me dá completamente igual se são moradias, apartamentos ou condominios com taxas de esforço de 70%, isso a mim dá-me completamente igual, sou completamente liberal nessas coisas e acho que cada um deve tomar as opções com as quais se sentir mais confortável, eu sou um gajo tão liberal que respeito perfeitamente clubes de Swing e coisas do mesmo estilo, desde que as pessoas se sintam felizes e confortáveis, a mim dá-me completamente igual, até no tema de abafar a palhinha (estou-te a ver Salvador [:)]).

Agora epá não me venham é tocar a moral e o pelo com ideias do chamado estado social querer ajudar e suportar essas loucuras porque "ups, a Euribor subiu", fdx só alguém muito anjinho (há ai aos milhares, sei) é que acha que a Euribor se ia manter negativa durante 40 anos de crédito, quer dizer né, já temos uma carga fiscal tranquila, um défice digno de nota e umas contas públicas dignas de registo agora ainda vamos aparar as pancadas dos desgraçadinhos que não conseguem pagar a **** da casa? E ainda me dizem "Ah mas fazem lucros", por mim podem fazer os lucros que quiserem com as ***** das casas, nao me venham é tocar las narices com mais impostos, sem os 125€. [:D]

Olha, canalizem esse dinheiro para ajudar desgraçados que vivem em condiçoes precárias, como vi há uns tempos uma reportagem duma mae que trabalhava num restaurante e contribuia com os seus impostos num sotão em Lisboa que aquilo metia medo. Agora suportar delirios de gente armada ao pingarelho que é que andam aí a começar a piar...

Back