Tópico das Casas

Não pode ser verdade, então 2 posts acima se dizia que os preços estão a começar a cair e as rendas vão aumentar...[:D]

https://jornaleconomico.pt/noticias...Social&utm_source=Facebook#Echobox=1666272528

Procura por imobiliário para compra caiu 35,4% e para arrendamento reduziu 18,4%

No caso dos apartamentos, a procura derrapou 34,1% na compra e 15,3% no arrendamento, face ao terceiro trimestre do ano passado, de acordo com um estudo da plataforma Imovirtual.

Esquecem se também de um factor ou variante

Aqueles que compraram para investimento. Segunda casa para render. Entretanto com subida de juros a prestação já fica bem acima de todos os custos. Essas casas também poderão vir para o mercado e baixar o preço

https://jornaleconomico.pt/noticias...Social&utm_source=Facebook#Echobox=1666272528

Procura por imobiliário para compra caiu 35,4% e para arrendamento reduziu 18,4%

No caso dos apartamentos, a procura derrapou 34,1% na compra e 15,3% no arrendamento, face ao terceiro trimestre do ano passado, de acordo com um estudo da plataforma Imovirtual.

Era interessante saber como foi feito o estudo ? com base nos leads do site Imovirtual ?

É que o site tem perdido importância face ao Idealista, de qualquer forma haver menos pessoas a pesquisar não significa que haja menos a comprar ou arrendar ou ainda que os preços baixem.

Se há menos procura os preços aumentam?

As novas rendas vao obrigatoriamente subir e nao vai ser pouco... muitos Senhorios já estão a perder dinheiro mensalmente portanto é só uma questão de terminar o contrato e a casa vai para o mercado por mais 20 ou 30%

As novas rendas vao obrigatoriamente subir e nao vai ser pouco... muitos Senhorios já estão a perder dinheiro mensalmente portanto é só uma questão de terminar o contrato e a casa vai para o mercado por mais 20 ou 30%

a pergunta de 1 milhão é se existe procura para esses preços [;)].

em muitas zonas acredito que não, nem para Airbnb’s e afins. A situação não vai melhorar nos próximos tempos, e os senhorios / airbnb que já estão actualmente no vermelho já estão na fila da frente para a meio do próximo ano serem obrigados a venderem o imóvel.

penso que existe um nome para isso, bolha imobiliária [;)], em que Portugal está sempre no topo. Mas vamos ver, pode ser que os inquilinos até tenham possibilidades ou que os senhorios tem mais fontes de rendimento para suster isto.

Last edited:
Vão subir se houver gente disposta a pagar por isso. O que o artigo está claramente a dizer é que o mercado já se está a retrair e ainda a procissão vai no adro. As taxas de juro de créditos para habitação própria e para alugar continuam a subir, o desemprego é natural que aumente, a inflação ainda não foi controlada, etc.
Eu acho uma certa piada quando ouço/leio que o mercado só funciona num sentido...eu bem via as imobiliárias a tratarem as pessoas como "investidores" - mas um investidor sabe fazer contas. É como aquela história que ouvi na semana passada de malta que assinou os papíes do banco de cruz e nem sabia que a Euribor podia subir!!!

O artigo nada diz ... É baseado em estatisticas de pesquisas de 1 website. Neste momento nao há oferta suficiente para a procura existente . Com o aumento das taxas de juro as rendas obrigatoriamente têm de subir é o mercado a funcionar.

Vão subir se houver gente disposta a pagar por isso. O que o artigo está claramente a dizer é que o mercado já se está a retrair e ainda a procissão vai no adro.

Eu por acaso não percebo bem o artigo.

Está a dizer que o site Imovirtual tem menos vizualizações ?

Whatever.

Eu só espero é que o estado nao vá numa de agora ir dar colinho a essa malta, cada um mete-se naquilo que pode, se uns vestem umas calças que nao lhe correspondem, pois, apeitem-se.

Sei de "n" exemplos que tem casas completamente desajustadas daquilo que sao os seus rendimentos, muito por culpa do boom do imobiliário dos ultimos anos e da facilidade no acesso ao crédito. Onde é que um casal, jovem, independentemente das profissoes (diferenciadas ou nao), com rendimentos muitas vezes que nao chegam aos 3000€ liq do casal, têm capacidade para moradias a rondar os 300/400k que é a bitola normal em spots tipo Margem Sul?
Ok, ter vendido propriedades anteriores com bons lucros (muitas vezes apartamentos), mas mesmo assim a liability é enorme (sempre acima dos 200k).

Eu tenho o problema de nao curtir muito divida, mas aceito-a, agora nao me venham é meter o dedo num sitio que eu cá sei para ajudar pessoal que se mandou para fora de pé pq sim, quando muitos deles viviam tranquilos em apartamentos decentes, comprados a preços bons e com financiamentos que se suportavam tranquilamente, mas a sede de apropriar-se de bens XPTO e caros é tanta que se mandaram, agora aguenta e nao chora bebé... Fdx eu tb curtia ter um M4 Cabrio e um Apt fancy de frente po mar, mas olha, tenho um 220d Cabrio e um T1 de 60m2, é a vidinggggggg e nao morro por isso. [:)] Tenho uma educaçao péssima para viver em PT, já sei, a mim sempre me ensinaram a gastar de forma contida e moderada, algo que em PT nao é muito bem visto, aparentemente, já que o governo tá sp pronto para suportar as loucuras, talvez pq se revê na própria populaçao.

Ainda ontem o Marques Mendes estava a elogiar (e implicitamente a incentivar) as CM que apoiam as famílias em relação às rendas.
Salvo erro era a CM de Matosinhos, a apoiar com 150€ mensais (e para jovens - que não fixei o limiar - havia uma majoração de 10%).

Ainda ontem o Marques Mendes estava a elogiar (e implicitamente a incentivar) as CM que apoiam as famílias em relação às rendas.
Salvo erro era a CM de Matosinhos, a apoiar com 150€ mensais (e para jovens - que não fixei o limiar - havia uma majoração de 10%).

Se isentam/reduzem taxas urbanísticas a torto e a direito aos promotores, por que motivo não iriam igualmente beneficiar as famílias? :rolleyes:

As tais distorções do mercado, aqui a nivel local, noutros Países a nivel nacional.

De facto, é um equilibrio dificil de se alcançar [s)]

Num lugar turístico, temos de ver, aliás só pelo cofre no roupeiro está visto que era para arrendamento airbnb ou sazonal, de semana a semana,.... nem todos precisamos de um apartamento desse género, nem isso deve ser a bitola.

Aqui a questão é o preço pedido, se houvesse pouca procura os preços certamente não andavam bem acima dos mil euros para um simples T2.

O resto se era Airbnb ou não, não interessa para nada.

Aqui a questão é o preço pedido, se houvesse pouca procura os preços certamente não andavam bem acima dos mil euros para um simples T2.

O resto se era Airbnb ou não, não interessa para nada.

Um apartamento desses, no local em causa, com esse tipo de decoração (tudo moderno e remodelado), ainda para mais um duplex com terraço, não é para tuga a ganhar €700/mês.

Também há que ter noção das coisas.

Queres mais barato, tens: https://www.idealista.pt/imovel/32114673/

mas há que ter noção onde está o apartamento, os seus acabamentos e a eventual escassez de casas; mais uma vez, essa casa é para airbnb em 1.º lugar. agora é que se devem ter virado para o "alugel a longo prazo".

Olha, em quarteira (se tiver mesmo mesmo de ser): https://www.idealista.pt/imovel/30546186/

€850 e com vista Mar

Last edited:
Um apartamento desses, no local em causa, com esse tipo de decoração (tudo moderno e remodelado), ainda para mais um duplex com terraço, não é para tuga a ganhar €700/mês.

Também há que ter noção das coisas.

Queres mais barato, tens: https://www.idealista.pt/imovel/32114673/

mas há que ter noção onde está o apartamento, os seus acabamentos e a eventual escassez de casas; mais uma vez, essa casa é para airbnb em 1.º lugar. agora é que se devem ter virado para o "alugel a longo prazo".

Olha, em quarteira (se tiver mesmo mesmo de ser): https://www.idealista.pt/imovel/30546186/

€850 e com vista Mar

Continuas a desviar do cerne da questão... mas, siga.[;)]

No anúncio mais baratinho escapou-te isto: "Apartamento Disponível para arrendamento longa (janeiro a junho) e curta duração

arrendamento longo: de Janeiro a Junho...[:D]

Continuas a desviar do cerne da questão... mas, siga.[;)]

No anúncio mais baratinho escapou-te isto: "Apartamento Disponível para arrendamento longa (janeiro a junho) e curta duração

arrendamento longo: de Janeiro a Junho...[:D]

Tu é que estás a ser tendencioso, pegas num caso isolado e dizes que não há casas (numa zona turistica a dois passos do mar) a preço acessível - até porque os "locais" não têm mesmo, mesmo, de viver ali naquela zona, podem facilmente ir para algo fora da zona turistica, mais interior e a bom preço. Olha, por exemplo, eu nao vivo na expo nem no Estoril, mas também não pago 2/3/4K de prestação ao Banco. Isso nao me dá direito a dizer que nesses locais nao encontro nada dentro do budget :D
https://www.idealista.pt/imovel/32219587/ €900 e sem "condicionantes"

Back