Tópico das Casas

De certeza que vocês conhecem o sol de verão do nosso Portugal?
Tenho um apartamento com um terraço de 125m2 virado a Sudoeste (entre o sul e poente).
Nos meses de verão só da parte da manhã se pode aproveitar. Das 12h00 e até às 19-20H é um Braseiro. Com temperaturas acima dos 30ºc e sol direto a incidir contra o edifício é para esquecer.

Last edited:
Tenho um apartamento com um terraço de 125m2 virado a Sudeste (entre o sul e poente).
Nos meses de verão só da parte da manhã se pode aproveitar. Das 12h00 e até às 19-20H é um Braseiro. Com temperaturas acima dos 30ºc e sol direto a incidir contra o edifício é para esquecer.
Same same, nem venham falar em sombras, aquilo é uma fornalha 🤣

E é garantido que quando o sol se põe levanta a nortada, aliás é essa a definição da coisa.

Tenho um apartamento com um terraço de 125m2 virado a Sudeste (entre o sul e poente).

Precisamente. Mas isso é como os Cabrios... Não são para usar no verão... Mas sim nos outros 6 meses com bom tempo e temperaturas aceitáveis. apr:)

Claro, mas achas que em Espanha ou Itália ou até Grécia é diferente?

Porque eles têm muito mais varandas e terraços e nós não?

Também porque as aproveitam melhor.

Há formas de minimizar sol directo com toldos, pérgulas, proteger do vento ou até arrefecer o espaço com plantas/árvores. Claro que um terraço completamente exposto é um braseiro.

Isto é a mesma coisa que nao se compreende nas cidades com temperaturas mais extremas em Portugal: comparem as zonas verdes nas ruas com qualquer cidade espanhola…a diferença é gritante e não se compreende.

Eu no Verão também não meto quase os pés no terraço ( sudoeste - mesmo com toldo exterior para proteger do sol), só mesmo de manhã para o PA e à noite para jantar - por aqui não há nortada.

Mas porra, nos outros 9 meses do ano passo imenso tempo lá fora, arrisco-me a dizer que passo mais tempo lá fora do que dentro de casa.
Aliás, foi um dos critérios para a compra do apartamento, e depois de ter dificilmente conseguiria abdicar.

Quanto aos stores internos, com a excepção dos dos quartos, ficam abertos o ano todo.

Eu aprecio muito que um apartamento tenha um espaço exterior, normalmente quanto maior melhor.

Quanto a orientação, acho Poente o ideal. Sul torna-se demasiado quente e Nascente não se aproveita tanto.

O ideal é um espaço suficiente para 1 mesa e duas cadeiras, pelo menos, o que já dá para ler um livro ao final da tarde, ou fazer um lanche a dois. Acaba por ser também um prolongamento da sala (se estiver anexo à sala) e permite que os fumadores fumem sem incomodar os outros.

Mas também permite secar roupa ao ar livre com privacidade e ter plantas para quem gosta.

Em relação às marquises, ainda estou para conhecer uma casa em que esse espaço seja realmente um espaço "útil" que se use para estar numa base diária ou quase diária.

Geralmente são espaços desconfortáveis do ponto de vista térmico e acústico e o próprio acesso a partir da divisão que as precedem são pouco fluídos, tendo de atravessar a calha da janela ou passar debaixo do estore entreaberto. [:D]

Isto para dizer que se perde uma varanda e um espaço exterior mas não se ganha nada de verdadeiramente significativo, na minha opinião.

Assim de repente lembro-me destes:

A varanda liga com a sala, tiram porta e um pouco de parede, alinham o pavimento, e conseguem na perfeição integrar a varanda com a sala, por dentro nem se percebe.

https://www.google.com/maps/@38.7539...i8192?hl=pt-PT

Em relação a mim, estou muito habituado a moradias e, talvez por isso, tenho muita dificuldade em suportar apartamentos sem espaços exteriores, nem que seja apenas uma pequena varanda.

Novo empreendimento na Av da Boavista no Porto.

Um conceito usado um pouco no US mas pouco em Portugal.
O elevador e as escadas de emergência a darem directamente para o Apartamento.

Por norma isto usa-se em prédios de maior luxo. Em que o elevador fica mais recatado. Aqui fica um pouco no meio da "sala" o que será chato, já que fazem sempre algum barulho.

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	319.9 KB ID:	14191838
Os T4 são interessantes:

image.png
E ai está, o elevador está num espaço "separado".
Mas 4 suites, duas delas grandes. Boa arrumação. E uma Lavandaria.
A cozinha não é espectacular. Mas está bem.

Claro que tem preço a condizer... 1.150.000€

Last edited:

Por norma isto usa-se em prédios de maior luxo. Em que o elevador fica mais recatado. Aqui fica um pouco no meio da "sala" o que será chato, já que fazem sempre algum barulho.

Quarto a partilhar parede com o poço de elevadores, é capaz de não ser a melhor opção.

Confirmo, tenho uma varanda virada a poente e é para esquecer depois da hora de almoço.

Os T4 são interessantes:

separado da sala mas contíguo a um quarto…

Percebo a cena mas provavelmente porque não €’ para mim não entendo o que se ganha num prédio que não seja um enorme arranha-céus a não ser ter por ter.

O que se ganha é um patamar privativo. Explica-se por si. É um luxo como outro qualquer.

edit: Eu acho uma ideia engraçada. :)

Last edited:
A propósito de isolamento acústico, há dias estive num edifício que me deixou estupefacto. No prédio ainda decorriam obras mas no apartamento que me mostraram reinava o silencio absoluto. Não imaginava que fosse possível alcançar um isolamento acústico tão perfeito.

Imaginei logo a liberdade que seria estar a altas horas da noite a ouvir Mahler sem incomodar os vizinhos. eheheheh

separado da sala mas contíguo a um quarto…

Percebo a cena mas provavelmente porque não €’ para mim não entendo o que se ganha num prédio que não seja um enorme arranha-céus a não ser ter por ter.

O estar junto a um quarto não me choca particularmente. É fácil isolar bem uma parede.
Já a porta do elevador não é possível isolar.

E eu achava os meus 9m2 exagerados ehe

O espaço é o mesmo, mas depois mudei a disposição desses espaço.
Onde tem o lavatório tenho duche, a sanita e vidé ficaram do outro lado e nesse espaço 2 lavatórios.

image.png

Uma situação engraçada é receber o ubereats em casa. [:D]

já sei, sobe o porteiro.

anyhow, directamente para casa.

Back