Tópico das Casas

O que está ali "mal" no wc?
O que está "datado" para não parecer moderno no desenho?

Acho estranho as duas meias portas de abrir para fora. É estranho.
Depois o layout.
Metia o duche na parede de fundo a sanita e bidé onde está o móvel e lavatórios e o móvel e lavatórios na parede em frente à sanita. (não é ideal, mas a localização da porta tb não ajuda).

Depois o "datado" o bloco de uma banheira toda curva, já não é nada comum. O hatch do pavimento está um 15x15 por ai. Também se tem optado por peças grandes 60x60.
E mesmo o desenho da bancada com o lavatório oval de embutir por baixo também não tem sido comum.
Depois acho estranho a suite e a outra casa de banho não terem porta de abrir, mas de correr. Eu pessoalmente só gosto de usar portas de correr em última situação.
E com uma suite tão grande, o armário assim só em L (e não em U) acho que fica estranho ali com uma ilharga lateral a dar para a cama.
Nos armários também é comum fazer um traço na diagonal ou meter uma simulação de vão e cabides, para se entender melhor que são armários.
E na cozinha também não se entende se o bloco que não ilha são armários até ao tecto ou não. Deviam estar subdivididos em módulos de 60.

Os traços interrompidos suponho que sejam para indicar diferenças de altura nos tectos. Mas não batem bem, porque não podem ser só ali no acesso da sala e corredor.

O quarto do meio, parece-me ilegal. Tem mais do dobro do comprimento que da largura.

E por fim uma questão mais pessoal, arredondo as áreas na 2ª casa decimal. E prefiro ver a área mais pequeno que o nome do compartimento.

Mas são apenas opiniões pessoais. Precisamente porque me pareceu um levantamento simples de algo já mais antigo.

Com direito a comboio a passar ao lado do jardim. [:D]

mas as casas são óptimas [br:)]

São óptimas sim.
Se bem que no bloco mais à esquerda os pisos do 3º para baixo ficam um pouco "enterrados" atrás.
É chato. A norte e enterrado vai ser muita humidade.

image.png
Foto: andre_idol​

Mais do que as plantas, o que mais me faz confusão no preço do Vistabella é a localização. É verdade que Oeiras é dos concelhos mais caros do país, mas o Vistabella não está propriamente na zona mais desejada de Oeiras. Não é o Centro de Oeiras, Santo Amaro de Oeiras ou Paço de Arcos. É Cacilhas, que é uma zona pouco ordenada e algo perdida, onde é necessário carro para tudo e mais alguma coisa.

Depois o layout.
Metia o duche na parede de fundo a sanita e bidé onde está o móvel e lavatórios e o móvel e lavatórios na parede em frente à sanita. (não é ideal, mas a localização da porta tb não ajuda).

Depois o "datado" o bloco de uma banheira toda curva, já não é nada comum. O hatch do pavimento está um 15x15 por ai. Também se tem optado por peças grandes 60x60.
E mesmo o desenho da bancada com o lavatório oval de embutir por baixo também não tem sido comum.
Depois acho estranho a suite e a outra casa de banho não terem porta de abrir, mas de correr. Eu pessoalmente só gosto de usar portas de correr em última situação.
E com uma suite tão grande, o armário assim só em L (e não em U) acho que fica estranho ali com uma ilharga lateral a dar para a cama.
Nos armários também é comum fazer um traço na diagonal ou meter uma simulação de vão e cabides, para se entender melhor que são armários.
E na cozinha também não se entende se o bloco que não ilha são armários até ao tecto ou não. Deviam estar subdivididos em módulos de 60.

Os traços interrompidos suponho que sejam para indicar diferenças de altura nos tectos. Mas não batem bem, porque não podem ser só ali no acesso da sala e corredor.

O quarto do meio, parece-me ilegal. Tem mais do dobro do comprimento que da largura.

E por fim uma questão mais pessoal, arredondo as áreas na 2ª casa decimal. E prefiro ver a área mais pequeno que o nome do compartimento.

Mas são apenas opiniões pessoais. Precisamente porque me pareceu um levantamento simples de algo já mais antigo.

Não fechavas o hall dos quartos com uma porta?

Alguém com (real) experiência nisto?

steel-frame-2-2.jpg

Já estou farto de ler coisas e não consigo chegar a conclusão nenhuma. O arquitecto diz que não é grande coisa, mas parece-me mais um preconceito que outra coisa, já que não me consegue apontar razões especificas.

Parece-me um bom princípio (aqui no UK é comum), mais barato, construção mais rápida.. mas preocupa-me aquela sensação de paredes de pladur pela casa toda..

O primo da minha namorada tem uma empresa de sistemas LSF na zona de cernache bonjardim. E ele pelos vistos tem feitos algumas obras pelo pais inteiro. Ele diz que é 100% fiavel e a propria casa dele vai ser feita em LSF

Depois o layout.

Mais parece uma remodelação ou alteração ao projecto inicial.

Isto está mesmo ali a pedir umas paredes para dar uma configuração mais "tradicional".

AL9nZEUsOnysVVrSHh995x1JAb3xwAWhBLU8LT5EB4mjaSUVdyryijjvg8fF66-mk_oEzKub9jsoOX1VRqDTf-bQsp-xBn8xSpy9LodF0vWhklhHpUbj90F7KvHcJen9aEFgG-rHq-SpTKFD-gB12Q49duEuP9Ix121SZcAJOBqPbZtkfWgFJXw32of6FHJN0pky6QkLgs9oT_baB-wwY_45LxSKH6QBFy6d27CQG-iuTXnj3SrHr3Ouus0CqAZBiTyoBdhQgxg_7Q9u8-X4V3t_7zSuZnoHnAZs5qzeUvIr9lnlr76b8ygVjDkv9ulHxSLeQjXG2H8mB-0z53q2Pkfa0ZUqmJ4i2x6bqPYqIsPToW_9MCOYSSStpSDKvZVx-u6zg0noTnFDXvp8WfA6WEYF429VBgufysTz7qVwe1ZAO5EXR7XpdMivOrC-OCTCeN90Qc07Zj_inOSnLLIklItnleFKOnZC6idyVBbR54BDPgF_XkZ2UA5ik59reRvphUBFkqUwp03UHRpZvLxDcRxi6K8Wd7zJyHmn6Dw9MlVh-IGLWyDLRa-pe1HguZIumFrOuapkn7aPJstDn6pSEjDZzJCGVJnYbTm2-7TSBr3wH0gaXDbN-VFn1wHWz6OgL8KEn4hkKRUbB22EgoGa1wj079EQKPfT8VYZdoVSUWdtvl4IcU3D3mMT2b2WboG7YdTRFpKVWoeNN4qLVblr8ke4wRW26AMKYRJnFf7ekAfY-Xs4TfA9MzJWnRbOLAGw3ieDY1EsR-8jeUWxRdPEFJPxrXNwjZcyFQgSI88kj4D6H9wbq96fhBlAAUM1iiR9RnpnaGuukUVj67gLwMFgIeYhbEw1B5DxaSbUzdXBBpt-AmxDQAtbyqnX_8IjBPJSFMOtlpwdXkhJLJ2yeOUrYUDzuXBcqYZn0poTCRVyO1wa8J5pBD-AyPW2dcCMRPnqmsJd=w458-h599-no

O primo da minha namorada tem uma empresa de sistemas LSF na zona de cernache bonjardim. E ele pelos vistos tem feitos algumas obras pelo pais inteiro. Ele diz que é 100% fiavel e a propria casa dele vai ser feita em LSF

Eu do que tenho lido é (ou deveria ser... )uma solução de custo mais reduzido do que a construção tradicional, mas parece que em Portugal não é bem assim.

O meu maior receio é achar que encontrei a melhor solução mas não encontrar mão de obra qualificado. Tenho tido feedback de algumas coisas que correm mal pela falta de mão de obra competente.

Mas isso ate na construcao tradicional se apanha com cada obra que é de meter maos a cabeça. E tenho visto recentemente casas entregues cheias de defeitos.

Mas isso ate na construcao tradicional se apanha com cada obra que é de meter maos a cabeça. E tenho visto recentemente casas entregues cheias de defeitos.

Se já é mau com construção tradicional imagino com algo ligeiramente diferente.

Estive recentemente à conversa com um amigo que construiu uma vivenda que estava a partilhar os dissabores em conseguir alguém para instalar tela nos telhados, o mesmo para piso radiante..

Se já é mau com construção tradicional imagino com algo ligeiramente diferente.

Estive recentemente à conversa com um amigo que construiu uma vivenda que estava a partilhar os dissabores em conseguir alguém para instalar tela nos telhados, o mesmo para piso radiante..

Se as vezes com o tradicional têm de pagar o trabalho 2x pq a 1º ficou mal, quem se mete nessas coisas de LSF em PT deve contar em gastar o triplo para mandar abaixo e fazer uma tradicional e pagar advogado e justiça durante anos.

Isto é a falar na generalidade, há coisas construídas mesmo muito más e vão-se reproduzindo a copiar errado umas das outras ...

Ainda se vai fazendo construção nova com áreas maiores e lógica interna mais tradicional.

Não concebo que um quarto esteja colado à cozinha, apesar de viver em apartamentos com essa solução.

E se quiser ser mesmo picuinhas, nem um quarto deveria partilhar parede com uma zona comum mas sempre considero menos gravoso.

Agora a cozinha colada a um quarto... Por favor, não!

Mas sim, é difícil de evitar e quando se trata de gestão de áreas e orientação.

Depois o layout.

As duas portas do WC da suite são iguais às portas dos roupeiros.
Essa casa de banho tem uma janela por cima da sanita e bidé.
O pavimento é com peças grandes, o que está desenhado na planta a esse respeito não corresponde ao que já existe feito.
A cozinha com os móveis/blocos está na imagem/foto que coloquei mais acima.

As duas portas do WC da suite são iguais às portas dos roupeiros.
Essa casa de banho tem uma janela por cima da sanita e bidé.
O pavimento é com peças grandes, o que está desenhado na planta a esse respeito não corresponde ao que já existe feito.
A cozinha com os móveis/blocos está na imagem/foto que coloquei mais acima.

As portas supus isso. Mas ficaram com que tamanho? 45/55?
A Janela eu vi no desenho, não impede em nada meter ai um duche. Metes a cabeça do duche na outra parede e a "entrada" junto à janela.
O pavimento entendo, por isso é que referi que o desenho não parecia moderno, o desenho em si, o grafismo.
Sim depois vi a foto. O que continuo a achar estranho. Um desenho com grafismo abaixo do resultado final.

A escolha de materiais e acabamentos é que ficou para angolanos... :sh)
Nada ao meu gosto. Mesmo muito duvidoso.

Last edited:
Back