Tópico das Casas

Vocês que têm experiência no assunto, respondam-me o seguinte: é normal um construtor fazer uma planta de um prédio, especificar os materiais, e depois entregar diversas coisas diferentes do prometido?

Não estou a perguntar se é correto ou não, estou apenas a questionar se é prática comum.

Obviamente que nas especificações da planta estão materiais específicos, que no fim têm a observação "OU EQUIVALENTE"

A minha dúvida é até que ponto é considerado equivalente, porque isso é extremamente subjectivo.

No caso concreto, o piso da cozinha era suposto ser branco, na realidade é cinza. As casas de banho supostamente eram em bege num padrão moderno, na prática são em branco (padrão mármore), o piso da sala e quartos era suposto ser claro a puxar para o branco, na prática é castanho claro. Do exterior já nem falo, há inúmeras coisas que não batem certo com a planta, mas especialmente cores. Eu nem digo que tenha sido para poupar, porque não me parece que os materiais sejam mais baratos, mas o aspecto geral das casas de banho, da cozinha e dos exteriores é muito diferente do que está no projeto e nos renders 3D.

Isto é normal, ou são coisas feitas normalmente por construtores "habilidosos"?

Falando da empresa onde trabalho, nunca na vida íamos especificar a cor do chão, para evitar esse tido de problemas, no mapa de acabamentos está "chão em cerâmico", sem mais informação, quando iniciamos um projecto não sabemos a 100% quais as marcas que vamos utilizar e muito menos as referencias que ainda estão no mercado na altura.

Em relação ao Render 3D igual é um material mais "generico", e dificil quem faz o 3D tem imagens de qualidade de cada movel de WC, sanita, torneira etc, é preciso perceber isso.

Não estou a dizer que não seja um habilidoso, mas pode ser perfeitamente normal isso acontecer.

Uma duvida, compraste em construção? Numa fase onde o material não estava aplicado? Foi te dado a escolher, ou na altura que compraste o construtor já tinha encomendado o material?

Por isso é que as casas nos suburbios são mais baratas que nos centros urbanos.
Porque depois uma pessoa tem que por na equação o custo do transporte. O custo do tempo. O custo de quando precisar alguma coisa estar sempre longe....

Não vou dizer qua vai dar ao mesmo, mas quando se tem em conta esses custos "escondidos" (mais a desvalorização do carro com o desgaste), a diferença entre comprar uma casa na cidade e outra nos arredores não fica assim tão díspar....

Depende de muitos fatores, mas claro que a diferença é enorme na maioria dos casos.

Moro a 10km do centro do Porto, 10 minutos de carro em horas mortas, 30 a 45 minutos em hora de ponta.

A minha casa custou menos de metade do que custaria no centro do Porto. Aliás, muito menos de metade. Um t3 com 150 metros quadrados mais garagem fechada, novo, no centro custaria pelo menos mais 200k que o que eu comprei sem ter necessariamente mais qualidade!

Ou seja, se o banco me emprestasse o dinheiro pagaria no mínimo mais 500€ de prestação da casa. Pagaria mais condomínio e mais impostos. Possivelmente teria que ter carro na mesma!

Quantos km? É que fazer 14km por estradas secundárias, percurso com transito, muitas subidas e descidas, chegaria impróprio para o trabalho, ainda para mais lido o dia todo com pessoas.
Já em lazer, faço às vezes 40km, com equipamento especifico e com um banho e sofá no fim do dia.

Cerca de 12 km (colegas) mas faço apenas 7.5 (da minha casa). O chato, para além do tempo e carregado com a mochila, é o trânsito (chato estar a subir e ter uma fila de carros sem ter hipótese de me ultrapassar) mas pelo menos aqui não há stress entre carros e bicicletas. Também conheço o outro lado, na mesma zona. Estar de carro e ter um caramelo quase parado a subir de bicicleta 😅

Está feita a amortização anual.

Normalmente é mais cedo mas por causa da isenção este ano foi mais tarde. A brincar a brincar não paguei o equivalente a 42% da prestação mensal.

Agora é aproveitar a tan baixinha até à revisão de Março.

Estou a contar que a tan pelo menos octuplique.

Chamem a 🚓!

As Euribors têm sido implacáveis, no entanto na minha opinião poderemos ter boas notícias a partir da Primavera/Verão do ano que vem.
A inflação anual continua alta, mas se analisarmos a inflação mensal, podemos ver que a coisa começa a compor-se (claro está mais rapidamente nos States do que na Europa)...
Olhando para os números americanos, podemos muito bem chegar ao Verão com uma inflação anual abaixo dos 3%, visto que em Fevereiro e depois em Maio "desaparecem" os valores mais altos (https://tradingeconomics.com/united-states/inflation-rate-mom).

Já na Europa, a coisa vai demorar mais um pouco, a única boa notícia é que em Março "desaparece" aquele valor de 2.4% de inflação mensal que faz muita mossa (https://tradingeconomics.com/euro-area/inflation-rate-mom).

As Euribors têm sido implacáveis, no entanto na minha opinião poderemos ter boas notícias a partir da Primavera/Verão do ano que vem.
A inflação anual continua alta, mas se analisarmos a inflação mensal, podemos ver que a coisa começa a compor-se (claro está mais rapidamente nos States do que na Europa)...
Olhando para os números americanos, podemos muito bem chegar ao Verão com uma inflação anual abaixo dos 3%, visto que em Fevereiro e depois em Maio "desaparecem" os valores mais altos (https://tradingeconomics.com/united-states/inflation-rate-mom).

Já na Europa, a coisa vai demorar mais um pouco, a única boa notícia é que em Março "desaparece" aquele valor de 2.4% de inflação mensal que faz muita mossa (https://tradingeconomics.com/euro-area/inflation-rate-mom).

Em termos de euribor não acredito que comece a baixar grande coisa em 2023..

Está feita a amortização anual.

Normalmente é mais cedo mas por causa da isenção este ano foi mais tarde. A brincar a brincar não paguei o equivalente a 42% da prestação mensal.

Agora é aproveitar a tan baixinha até à revisão de Março.

Estou a contar que a tan pelo menos octuplique.

Chamem a 🚓!

A minha vai rever agora em Janeiro com base na média de novembro e são esses valores…quase 6x.

juros passaram de uns míseros 78€/mês para 45x€/mês e…com uma boa amortização pelo meio (prestação aumentará cerca de 80€, depois de ter reduzido 125€ nos últimos dois meses).

Estes números de juros psicologicamente não são fáceis. Só dá vontade que toda a e qualquer poupança vá directa para a amortização, ao ponto de ficarmos descapitalizados…

acho que ainda vamos fazer mais uma em breve

fiz as contas por alto e equivalerá a não gastar 2500€ em juros no próximo ano. E no próximo. E no próximo. É muito dinheiro, não há nada semelhante que dê este “rendimento”.

também não sei se vale a pena sequer tentar renegociar o spread, qual é a necessidade do outro lado em negociar? Nenhuma.

ameaço que liquido o empréstimo o mais rápido possível? Que grande argumento :sh)[:D][:)]

Última edição:
A minha vai rever agora em Janeiro com base na média de novembro e são esses valores…quase 6x.

juros passaram de uns míseros 78€/mês para 45x€/mês e…com uma boa amortização pelo meio (prestação aumentará cerca de 80€, depois de ter reduzido 125€ nos últimos dois meses).

Estes números de juros psicologicamente não são fáceis. Só dá vontade que toda a e qualquer poupança vá directa para a amortização, ao ponto de ficarmos descapitalizados…

fiz as contas por alto e equivalerá a não gastar 2500€ em juros no próximo ano. E no próximo. E no próximo. É muito dinheiro, não há nada semelhante que dê este “rendimento”.

também não sei se vale a pena sequer tentar renegociar o spread, quais são os argumentos do outro lado.

ameaço que liquido o empréstimo o mais rápido possível? Que grande argumento :sh)[:D][:)]

Só podes ameaçar com a mudança de banco e perda do cliente

Amortizar o CH é o caminho a seguir

também não sei se vale a pena sequer tentar renegociar o spread, qual é a necessidade do outro lado em negociar? Nenhuma.

Acabou o dinheiro grátis, mas pode ser passageiro.. agora é apertar o cinto.

Renegociar o spread, meter seguros fora do banco caso não estejam já e arranjar maneira de não pagar comissões bancarias, a necessidade dos bancos existe porque há muita oferta, ainda para mais sem comissão de amortização.

Supostamente por ter ruínas existem algumas restrições não é? De só poder reconstruir as ruínas e se chegar a um certo estado (perder o tecto?) nem pode reconstruir. Provavelmente depende do PDM, mas lembro-me de ver umas restrições desse género.

Supostamente por ter ruínas existem algumas restrições não é? De só poder reconstruir as ruínas e se chegar a um certo estado (perder o tecto?) nem pode reconstruir. Provavelmente depende do PDM, mas lembro-me de ver umas restrições desse género.

a minha ideia nem era reconstruir, porque é só mais para servir de terreno agricola...gostava de manter o que já estiver com tecto e paredes para guardar coisas
secalhar é por isso que estão a pedir tanto por 60 metros quadrados, porque o destino normal é construir casa..por um lado se eu quiser pagar logo tudo a pronto a minha ideia até era negociar o valor

a minha ideia nem era reconstruir, porque é só mais para servir de terreno agricola...gostava de manter o que já estiver com tecto e paredes para guardar coisas
secalhar é por isso que estão a pedir tanto por 60 metros quadrados, porque o destino normal é construir casa..por um lado se eu quiser pagar logo tudo a pronto a minha ideia até era negociar o valor

Terreno agrícola com 80m2...? E por 12k? Isso vão ser ser alfaces pagas a peso de ouro...

Voltar
Superior