Compreendo perfeitamente.
Eu moro pra lá de VFX, e adoro poder sair de casa e, a 5 min a pé estou no meio do campo, literalmente.
A estação de comboios fica a 3 km, autocarros à porta e o resto do serviços todos a 3 ou 4 min a pé, é só andar na direcção oposta.
Por muito bom que um apartamento na cidade possa ser, nao deixa de estar na cidade, mesmo que seja miraflores ou similar.
Que, para quem n gosta, é um 31.
E parques da cidade tipo Monsanto ou etc, não me dizem nada.
Continuo a sentir-me preso na cidade.
Só uma achega.
O nosso ordenamento é tão desordenado que tens zonas em Lisboa (cidade) bastante "campo", e várias nos arredores próximos que são autêntico campo. Estou a falar de zonas ao lado de Miraflores, para usar um exemplo recente neste tópico de "densidade urbana", gaiolas, caixotes e outras categorizações feitas, com ou sem muita propriedade...
Nem tudo é rodeado de betão.
Aliás, muitas das muralhas de betão à volta de Lisboa, a chamada "linha de Sintra" à cabeça (mas o mesmo se aplica para Loures ou Oeiras), foram feitas sobre zonas de quintas e pequenas vilas pequenas que reflectem a ruralidade anterior. Continua a haver muito espaço, mesmo que distribuído de forma irregular.
Num mesmo local podes viver numa muralha de betão, mas à frente tens uma vista desafogada, tal como ao lado vives numa zona de construção baixa antiga, aldeias autênticas, tudo na mesma "localidade". Belas, Parede/São Domingos de Rana, são exemplos bons onde tens de tudo: muralhas de betão e casinhas de aldeia, rodeado de gente ou zonas onde não tens ninguém.
Quem vos ouve a falar, parece que Lisboa e os arredores próximos tem tudo uma densidade enorme quando...não tem.
Dado o tipo de orografia e a construção desordenada ao longo dos anos, tens muitos espaços livres, campo autêntico em plena zona urbana...isto é aliás muito pouco comum a nível europeu (capitais).
Quando se olha de cima (avião) percebe-se bem isso e quanto nos separa de verdadeiras metrópoles / cidades / zonas urbanas densas como Madrid, Barcelona, etc.
Não é felizmente preciso ir viver para longe para estar "no campo".
Pode é não ser para todas as carteiras, porque esses "campos" próximos, fazem-se pagar bem na nova construção...ao nível de Lisboa "centro" ou próximo a isso.