Tópico das Casas

E a questão é: será que os preços no mercado vão baixar?

É que eu já desde o início da pandemia que ando a ouvir que os preços vão baixar. E os T2 de 200k na margem sul já passam dos 250k e é quando há.

Se as casas que agora custam 250k, passarem a custar 300k, vou andar esses 3 anos a poupar “em vão” porque a superior entrada é logo diluída pelo aumento do preço do bem.

O que eu faria: comprava e sempre que possivel amortizava ate ficar com uma prestacao que considerasse confortavel.

Nós tivemos uma vantagem - na altura 2011, os arrendamentos eram mais baratos e isso permitiu-nos arrendar um T1 por 350 euros numa zona muito central.

Ontem vim o seguinte post no Facebook :

No Montijo encontrei um T2 80m2 a 1250€ / mês
Por curiosidade fui ver o valor de um quarto num hotel na mesma zona e para o mês inteiro o valor era de 1354€ com pequeno almoço, lavandaria grátis, wi-fi, limpeza do quarto diária, televisão e AC. Visto que no hotel não paga luz, água, gás nem internet, qual será a melhor escolha?
Tem a pequena diferença do t2 ter três assoalhadas úteis e cozinha privada. No hotel vai mandar vir comida de fora e come no quarto? Recebe visitas no quarto? Convida a família a jantar no quarto?

E a questão é: será que os preços no mercado vão baixar?

É que eu já desde o início da pandemia que ando a ouvir que os preços vão baixar. E os T2 de 200k na margem sul já passam dos 250k e é quando há.

Se as casas que agora custam 250k, passarem a custar 300k, vou andar esses 3 anos a poupar “em vão” porque a superior entrada é logo diluída pelo aumento do preço do bem.

Tens intenções de ganhar o mesmo durante os próximos 30/40 anos? Com os vossos rendimentos, é só juntarem 50% nos próximos 3 anos e podem estar mais confortáveis para adquirir uma casa.

Compreendo perfeitamente.
Eu moro pra lá de VFX, e adoro poder sair de casa e, a 5 min a pé estou no meio do campo, literalmente.
A estação de comboios fica a 3 km, autocarros à porta e o resto do serviços todos a 3 ou 4 min a pé, é só andar na direcção oposta.

Por muito bom que um apartamento na cidade possa ser, nao deixa de estar na cidade, mesmo que seja miraflores ou similar.
Que, para quem n gosta, é um 31.
E parques da cidade tipo Monsanto ou etc, não me dizem nada.
Continuo a sentir-me preso na cidade.

Só uma achega.

O nosso ordenamento é tão desordenado que tens zonas em Lisboa (cidade) bastante "campo", e várias nos arredores próximos que são autêntico campo. Estou a falar de zonas ao lado de Miraflores, para usar um exemplo recente neste tópico de "densidade urbana", gaiolas, caixotes e outras categorizações feitas, com ou sem muita propriedade...

Nem tudo é rodeado de betão.

Aliás, muitas das muralhas de betão à volta de Lisboa, a chamada "linha de Sintra" à cabeça (mas o mesmo se aplica para Loures ou Oeiras), foram feitas sobre zonas de quintas e pequenas vilas pequenas que reflectem a ruralidade anterior. Continua a haver muito espaço, mesmo que distribuído de forma irregular.

Num mesmo local podes viver numa muralha de betão, mas à frente tens uma vista desafogada, tal como ao lado vives numa zona de construção baixa antiga, aldeias autênticas, tudo na mesma "localidade". Belas, Parede/São Domingos de Rana, são exemplos bons onde tens de tudo: muralhas de betão e casinhas de aldeia, rodeado de gente ou zonas onde não tens ninguém.

Quem vos ouve a falar, parece que Lisboa e os arredores próximos tem tudo uma densidade enorme quando...não tem.

Dado o tipo de orografia e a construção desordenada ao longo dos anos, tens muitos espaços livres, campo autêntico em plena zona urbana...isto é aliás muito pouco comum a nível europeu (capitais).

Quando se olha de cima (avião) percebe-se bem isso e quanto nos separa de verdadeiras metrópoles / cidades / zonas urbanas densas como Madrid, Barcelona, etc.

Não é felizmente preciso ir viver para longe para estar "no campo".

Pode é não ser para todas as carteiras, porque esses "campos" próximos, fazem-se pagar bem na nova construção...ao nível de Lisboa "centro" ou próximo a isso.

Última edição:
Só quem nunca olhou para um mapa pode achar que Expo é centro [:)][:)]

É Expo e Belém, as duas zonas mais centrais em Lisboa.... é preciso ter noção.

Olha, da casa do Altar ao Marquês do Pombal são 1h30 de transportes públicos... não fui eu que inventei de cabeça e comecei a dizer disparates, olhei para o Google Maps...

Não, da casa do Altar para o Marquês não são 1h30 coisíssima nenhuma.
O que me espanta é que dizes que conheces lisboa e depois dizes estes disparates.

São cerca de 30 min em comboio+metro.

Já agora pegando na filosofia do Rasec, expo não é centro porquê ?
Não é centro histórico? o centro é só o marquês e os restauradores?

Uma parte da “Expo” até já é concelho de Loures.

O centro de que se falava creio que era o centro geográfico, que muitas vezes coincide com o centro histórico, mas nem sempre.

Eu diria que o Marquês de Pombal é o que normalmente se considera o centro.

Uma parte da “Expo” até já é concelho de Loures.

O centro de que se falava creio que era o centro geográfico, que muitas vezes coincide com o centro histórico, mas nem sempre.

Eu diria que o Marquês de Pombal é o que normalmente se considera o centro.

Zona da estação do oriente, centro vasco da gama etc, eu já considero isso centro porque lá tens tudo.
Mas tudo bem, se te situares no oriente , num instante estás em Picoas ou marques.

E ja agora Santa apolonia ao lado do terreiro do paço tb n é centro?
Vocês estão só a considerar centro histórico, acho que não faz mt sentido mas pronto é só 1 opinião.

Só uma achega.

O nosso ordenamento é tão desordenado que tens zonas em Lisboa (cidade) bastante "campo", e várias nos arredores próximos que são autêntico campo. Estou a falar de zonas ao lado de Miraflores, para usar um exemplo recente neste tópico de "densidade urbana", gaiolas, caixotes e outras categorizações feitas, com ou sem muita propriedade...

Nem tudo é rodeado de betão.

Aliás, muitas das muralhas de betão à volta de Lisboa, a chamada "linha de Sintra" à cabeça (mas o mesmo se aplica para Loures ou Oeiras), foram feitas sobre zonas de quintas e pequenas vilas pequenas que reflectem a ruralidade anterior. Continua a haver muito espaço, mesmo que distribuído de forma irregular.

Num mesmo local podes viver numa muralha de betão, mas à frente tens uma vista desafogada, tal como ao lado vives numa zona de construção baixa antiga, aldeias autênticas, tudo na mesma "localidade". Belas, Parede/São Domingos de Rana, são exemplos bons onde tens de tudo: muralhas de betão e casinhas de aldeia, rodeado de gente ou zonas onde não tens ninguém.

Quem vos ouve a falar, parece que Lisboa e os arredores próximos tem tudo uma densidade enorme quando...não tem.

Dado o tipo de orografia e a construção desordenada ao longo dos anos, tens muitos espaços livres, campo autêntico em plena zona urbana...isto é aliás muito pouco comum a nível europeu (capitais).

Quando se olha de cima (avião) percebe-se bem isso e quanto nos separa de verdadeiras metrópoles / cidades / zonas urbanas densas como Madrid, Barcelona, etc.

Não é felizmente preciso ir viver para longe para estar "no campo".

Pode é não ser para todas as carteiras, porque esses "campos" próximos, fazem-se pagar bem na nova construção...ao nível de Lisboa "centro" ou próximo a isso.

Eu sei porque eu morava na linha de sintra mas ao lado da montanha.
Não é por isso que deixa de ser sufoco, que é.
Basta tentar entrar e sair de lá.

Hospital amadora sintra é exemplo do que dizes, na prática está numa zona rural, e do outro lado tens a urbe.

Mas concordo, pra lá de sintra, apesar da proximidade a lisboa mas já a alguns KM, os preços continuam altissimos , inclusive zona do marmore, literalmente campo.

Mas n é bem a mesma coisa.

O Altar tem casa numa zona que no meu entender já é bem mais desafogada e ainda n é propriamente a zona mais calma a norte de lx.

Muita malta que olha para transportes públicos faz muitas vezes só as contas da Estação X à estação Y.
Mas mesmo dentro das zonas servidas por transportes e/ou perto, nem sempre é assim tão simples.

E depois há a vida das pessoas que são completamente diferentes de uns para outros.
Quem tem filhos pequenos por exemplo, tem de os deixar na escola.
Ou quem tem mais que um emprego, ou é profissional liberal por exemplo.
Ou até mesmo quem quer ir ao ginásio antes, durante ou após o emprego.

Cada caso é um caso e não se pode generalizar.

Cada caso é um caso, mas muitas vezes é mesmo uma questão de chip, aliás já tens até aqui casos de que não têm mesmo ideia de como funcionam os TP em lisboa.
Não sendo perfeitos, são muito melhores que andar lá de carro, é que a situação degradou-se muito desde o fim da ultima crise.

Falando de comboio e metro como era o caso, estou como peixe na água, já na questão dos autocarros aí já nao tenho bem noção se a rede é aceitável ou não.
E há diversas zonas ainda sem metro nem comboio, olha 1 delas é o eixo carnaxide, miraflores, embora tenham comboio mt próximo mas nao estão em cima dele.
A distância é curta, o transito é que pode atrofiar.

Voltar
Superior