Tópico das Casas

cheguei a apanhar muitas vezes um Regional que ia para Tomar, ainda existe esse comboio

pára na Gare do Oriente e na Póvoa, e era um tiro

a partir daí não sei onde pára, talvez servisse também para ti

Tou numa das estações intermedias onde ele nao pára.
A hora de ponta existe sempresse IR, muitos apanham em Oriente e LSA, para VFX, Povoa e mais 2 ou 3 até tomar.

EscapeLivre, não compliques, a Expo não é centro de Lisboa da mesma forma que Belém ou Benfica também o não são. E porquê? Olha, porque todas essas localizações ficam em extremos da cidade. Aliás, parte do Parque das Nações já nem sequer está em Lisboa. [:p]

Uma questão, quando terá sido a melhor altura para alugar ?

Altura da crise ? lá por 2012 ?

O SMN era baixo mas as rendas tb.

Nos anos 90 lembro-me de cubiculos a 40 ou 50 contos / mês e o SMN era isso mesmo tambem.
Mas eu era miudo posso ter as ideias baralhadas.

A mailta mais velha tem alguma ideia?

Não sei quando terá sido a melhor altura, mas para a minha realidade (zona, salário, etc), ainda há relativamente pouco tempo era muito mais fácil. Em 2017 estava num T2 arrendado por 400 euros numa zona onde hoje 850 são a norma. Bem arrependido estou de não ter tentado ficar com o apartamento quando o senhorio o vendeu.

EscapeLivre, não compliques, a Expo não é centro de Lisboa da mesma forma que Belém ou Benfica também o não são. E porquê? Olha, porque todas essas localizações ficam em extremos da cidade. Aliás, parte do Parque das Nações já nem sequer está em Lisboa.
Está sim, todo o Parque das Nações passou para Lisboa

Figura-1-Mapa-das-freguesias-de-Lisboa.jpg

Acabei de ver e o melhor tempo que dá entre a Póvoa e o centro no marques são 36 minutos. Isto fora o temponde ligações e tempos de espera, porque de certeza que na Póvoa não existem comboios a cada minuto.

Do forte da casa é preciso logo adicionar o tempo até à povoa, temposnde espera, tempos de viagem, e facilmente estamos acima de 1h em trânsito.

De carro o maps dá 30 minutos.

Não é.
Já agora qual a lógica de chegar mt antes à estação?
5 ou 10 min chegam, e sobram.
Chegas ao metro esperas 5 min, ou 6...

Dependendo de onde mores, pode ser mt rapido de carro, no caso do altar sao 2km, no meu caso são 3.

Portanto se quiseres adicionar 10 , ou que seja 15 min aos 36 de viagem técnica, até percebo, mas 1h e tal , não.

E claro 30 min de carro sem transito, o principal ponto dos TP é combater horas de ponta.
.
Agora vocês é que sabem se preferem demorar 1h de Oriente-Marques ou 20 / 30 min de metro by linha vermela+amarela ou 10 min comboio+10 metro total de 10 min de espera se quisermos.

Vocês acham que as pessoas compram casas caras em moscavide, sacavem, bobadela, santa iria, queluz, sintra etc por ser bonito?
Não.
Compram, mesmo sendo caro, porque é rápido e está ao lado da capital....

Não sei quando terá sido a melhor altura, mas para a minha realidade (zona, salário, etc), ainda há relativamente pouco tempo era muito mais fácil. Em 2017 estava num T2 arrendado por 400 euros numa zona onde hoje 850 são a norma. Bem arrependido estou de não ter tentado ficar com o apartamento quando o senhorio o vendeu.

que zona? Eu em 2014 consegui 380 euros por um T2, 1º andar sem elevador, na linha de sintra, construção dos anos 90.
Hoje é como dizes, uns 800 euros.

EscapeLivre, não compliques, a Expo não é centro de Lisboa da mesma forma que Belém ou Benfica também o não são. E porquê? Olha, porque todas essas localizações ficam em extremos da cidade. Aliás, parte do Parque das Nações já nem sequer está em Lisboa. [:p]

Vocês querem mm dar-me cabo do juizo pah 🤣
Deixem lá as fronteiras tecnicas, ng tá a falar de sacavém, tão, se lx centro é só o centro historico+avenidas novas então lisboa nao é grande nem é pequena, é minuscula.

Por mim coisas como lumiar, benfica, expo, olivais etc são centro de LX, porque caraças, em linha recta é uma distância ridicula para o centro historico.

Mas pronto tabem, a UAL é que a sabe, quando dizia que era a unica universidade no centro de lisboa.

Já agora entrecampos é o quê?
E campo grande ? 😋

que zona? Eu em 2014 consegui 380 euros por um T2, 1º andar sem elevador, na linha de sintra, construção dos anos 90.
Hoje é como dizes, uns 800 euros.

Não estava a falar de Lisboa... se calhar foi um pouco fora da discussão que estavam a ter, mas a minha resposta foi mais com a intenção de mostrar que pode ter havido momentos melhores noutros tempos, mas que ainda há pouco tempo atrás era fácil arrendar uma casa, como a tua experiência também mostra. Para enquadrar e para quem conhece, falava de Aveiro nos prédios junto ao CC Glicínias.

Não, da casa do Altar para o Marquês não são 1h30 coisíssima nenhuma.
O que me espanta é que dizes que conheces lisboa e depois dizes estes disparates.

São cerca de 30 min em comboio+metro.

Às vezes consegues ser tão teimoso, mas tão teimoso... mas não tens a mínima noção do que dizes.

Assumindo que o Altar vive na estação de comboio de forta da casa e trabalha na estação de metro do marquês, talvez seja 30 minutos, nem assim....

Mas a realidade é esta... para termos alguma credibilidade, é importante sabermos o que falamos...

Screenshot 2023-01-25 at 13.56.29.png

Metade do Parque das Nações foi durante muito tempo Loures e não Lisboa. [;)]

E não foi por mudar de concelho que mudou a localização, basta ver qual a estação comboios que serve a zona norte do PN - Sacavém e Moscavide.

Do colégio do Arrupe até a estação do oriente são 3km e mais de 30min a pé- é igual a ir das Olaias ao Marques.​

E não foi por mudar de concelho que mudou a localização, basta ver qual a estação comboios que serve a zona norte do PN - Sacavém e Moscavide.

Do colégio do Arrupe até a estação do oriente são 3km e mais de 30min a pé- é igual a ir das Olaias ao Marques.​

Isso pra mim já é sacavém, lá está.
Nao é lisboa.
Agora a zona do oriente em si? Estação oriente? Bem diferente ne.
Se bem que convenhamos, de oriente pa moscavide, de comboio, é 1 min 😁

Eu não disse que mudou. Era a questão de ser ou não centro.
Há bem pouco tempo o Parque das nações Norte nem sequer era Lisboa, muito menos Centro de Lisboa.

Eu não disse que mudou. Era a questão de ser ou não centro.
Há bem pouco tempo o Parque das nações Norte nem sequer era Lisboa, muito menos Centro de Lisboa.

Mas era apenas para reforçar isso.

Mesmo Oriente - estação zona central, não é centro é simplesmente PN.

Para mim centro é marquês-entrecampos e baixa marques-chiado-terreiro paço.

Mas era apenas para reforçar isso.

Mesmo Oriente - estação zona central, não é centro é simplesmente PN.

Para mim centro é marquês-entrecampos e baixa marques-chiado-terreiro paço.

Pois tudo bem, eu a isso chamo apenas centro historico que são meia duzia de avenidas e ruas.
Tambem teriamos de incluir alfama, etc.

Bom, Santa apolonia é o quê?

mas tudo bem eu percebo isso do parque das nações, só que a estação oriente já está mt mais encostada a LX centro.
E pronto a linha que vai do oriente pa entrecampos chama-se de Cintura. Se calhar por alguma razão.

Eu de qq forma nao me referia a PN como a zona por baixo da ponte ou para norte disso até à foz do trancão.

Atenção que o passe Navegante não permite utilizar os comboios de longo curso (Alfas e Intercidades, os Regionais não tenho a certeza).

Back