Pois tudo bem, eu a isso chamo apenas centro historico que são meia duzia de avenidas e ruas.
Tambem teriamos de incluir alfama, etc.
Bom, Santa apolonia é o quê?
mas tudo bem eu percebo isso do parque das nações, só que a estação oriente já está mt mais encostada a LX centro.
E pronto a linha que vai do oriente pa entrecampos chama-se de Cintura. Se calhar por alguma razão.
Eu de qq forma nao me referia a PN como a zona por baixo da ponte ou para norte disso até à foz do trancão.
mas estás a ligar o complicómetro para quê?
Lisboa não tem muito que saber, é uma cidade pequena à escala europeia.
Contudo, o centro da cidade não é discutível. Toda a gente sabe onde fica. Não quer dizer que tenha sido sempre na mesma zona. Mas no que referes...não foi nunca de certeza.
Nos tempos medievais e praticamente até 1755 era em torno Castelo e bairros limítrofes. Pequenas ruelas, zona urbana conglomerada como era típico das cidades medievais europeias.
Após 1755 e até praticamente a WW2 passou a ser a zona da Baixa.
Depois disso, todo o eixo a partir daí até às avenidas novas que corresponde, actualmente ao centro da cidade "moderna".
PdN nem sequer era Lisboa até há meia dúzia de anos quando administrativamente foi integrado em toda a sua extensão na cidade.
Ainda hoje o PdN é uma zona periférica na cidade, até com uma vida muito própria e desligada do resto.
Santa Apolónia nunca foi a estação central mas antes a que ligava a cidade às províncias a Norte do Tejo e ao Porto, portanto num papel de médio-longo curso para o Centro/Norte do país.
Esse papel de estação central (que Lisboa verdadeiramente nunca teve como vês tipicamente nas cidades do centro da Europa de dimensão semelhante), em relação aos subúrbios começou por se fazer no Rossio, depois também no Cais Sodré quando a linha de Cascais foi inaugurada, e mais recentemente, com as alterações significativas na cidade nos anos 80-90 é feito pelo combo SeteRios/Entrecampos que traduzem o ponto nevrálgico multimodal da cidade.
A estação do Oriente substituiu, na prática, Santa Apolónia ao permitir a ligação a Entrecampos pela dita linha de cintura que falas, portanto reunindo teoricamente a zona oeste à zona leste da cidade com bypass à mesma.
Não vamos inventar.
O centro da cidade está bem explícito no esquema que te fez o Rasec, caso ainda não consigas visualizar.