SalvadorP
Well-known member
Lisboa não tem muito que saber, é uma cidade pequena à escala europeia.
Não sei se formalmente é assim, mas não a percepciono dessa forma. Mas não conheço um monte de cidades da Europa.
Last edited:
Lisboa não tem muito que saber, é uma cidade pequena à escala europeia.
Estás no habitual papel do Obtuso []
Obtuso que está mais moderado.
Uma curiosidade soube de uma pessoa que fez um empréstimo recente creio que há 7 meses !? 300 mil euros, pelos quais pagava +/- 900 euros e que agora na primeira revisão (crédito indexado à Euribor 6M) foi actualizado para mais 550 euros, ou seja 1.450 Euros.
Confesso que achei brutal :sh)
o meu caso.
passei de 78€ juros mês para um valor 6x superior, faz mossa, nem que seja psicológica.
felizmente tem dado para amortizar mas mesmo assim ainda fiquei com juros 4x mais…e já (após a actualização) pago menos na mensalidade do que no início do empréstimo em que tinha a tan negativa.
A subida da componente juros é desta ordem. O capital passou a reduzir uns ridículos 2xx/mês.
Isto apenas me motiva a terminar rapidamente o empréstimo. Neste momento queremos estar a chegar a 2024 com isto praticamente a zero.
descapitalizacao brutal, mas tem que ser!
no final do dia não há maior rendimento que deslocar toda a poupança para isto.
Para a minha realidade, essa primeira diferença de valores já me deixava desconfortável, quanto mais a segunda...
Estás no habitual papel do Obtuso []
Obtuso que está mais moderado.
Uma curiosidade soube de uma pessoa que fez um empréstimo recente creio que há 7 meses !? 300 mil euros, pelos quais pagava +/- 900 euros e que agora na primeira revisão (crédito indexado à Euribor 6M) foi actualizado para mais 550 euros, ou seja 1.450 Euros.
Confesso que achei brutal :sh)
Percebo mas se alguém que ganha 3.5k lia n suporta uma prestação de 900 então ninguém compra casa.
Percebo mas se alguém que ganha 3.5k lia n suporta uma prestação de 900 então ninguém compra casa.
o meu caso.
passei de 78€ juros mês para um valor 6x superior, faz mossa, nem que seja psicológica.
felizmente tem dado para amortizar mas mesmo assim ainda fiquei com juros 4x mais…e já (após a actualização) pago menos na mensalidade do que no início do empréstimo em que tinha a tan negativa.
A subida da componente juros é desta ordem. O capital passou a reduzir uns ridículos 2xx/mês.
Isto apenas me motiva a terminar rapidamente o empréstimo. Neste momento queremos estar a chegar a 2024 com isto praticamente a zero.
descapitalizacao brutal, mas tem que ser!
no final do dia não há maior rendimento que deslocar toda a poupança para isto.
Epah nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Creio que há uma forma mais equilibrada de ver as coisas.
Em primeiro lugar nem sempre alocar todos os recursos a diminuir uma divida é a melhor opção. Podes ter uma bomba relógio na garagem que precise de ser substituída [], proporem-te sociedade e precisares de 50 ou 100k, simplesmente querer ter uma boa almofada etc etc. Há N boas razões para evitar uma descapitalização para valores desconfortáveis.
Bem ou mal ao nivel de crédito, o ch é o que oferece, de longe, melhores taxas. Se ficares sem cash e tiveres necessidade premente, a taxa do crédito automóvel deve ser o dobro ou mais e a do pessoal o triplo ou mais. A do CC tb é para esquecer.
Por outro lado o montante simplesmente poupado já é suscetível de render uma taxa interssante. Com capital garantido consegue-se facilmente em Fevereiro taxas liquidas de 2,4%. Nesse caso a poupança q se obtem numa amortização já não serão os 3,8 da tan do ch, mas apenas 1,4%.
A métrica da proporção de capital/juros em cada prestação é gira e tal mas pouco conta para a visão global. Essa proporção vai ser igual caso devas 1 milhão ou 100 mil.
Mto mais importante que isso é a taxa de esforço. Se a tua nem sequer piorou e se te permite ires fazendo amortizações razoáveis sem ficar "descalço", não há motivo nenhum para "stresses" quanto a essa matéria.
Não há ng que defenda mais a amortização das dividas pessoais em todas as condições de mercado do que eu, mas deve ser feita de forma prudente e equilibrada, na minha opinião claro.
Pois, essas zonas têm esse problema.
E pelos vistos vai piorar.
Eu tinha de ir muitas vezes ao central park e era 1 31 .
Tudo o que só é servido por autocarros fica seriamente limitado.
Agora imaginem que o metro chegava a carnaxide e linda a velha.
Jasus, nem sei quanto iria custar um T2.
Eu a parte dos 3/3.500 presumi, mas não sei.
Mas acaba por ser comum para quem está a comprar ficar ali próximo dos 30% do seu rendimento líquido.
Agora num cenário como o que vivemos esses 30% facilmente se podem converter em 50, ou mais …..
Sim, porque está prestação que referi, com mais 6 meses, facilmente aumenta mais 200 ou 300 euros.
Em tempo de guerra não se limpam armas.
Sabes porquê ? Porque se utilizam. []
Essa tua opinião anda próxima da minha e não é só por as taxas estarem a aumentar é sempre. O ideal é não ter dividas e a ter que não sejam da casa em que vivemos.
Quando as Euribor 6M chegarem aos 5% (estão agora a chegar aos 3%) falamos. Desejo que não cheguem lá, mas ninguém verdadeiramente sabe, o conforto de estar pouco exposto a essas variações é enorme.
Descapitalizar completamente não, mas passar as poupanças de 150 para 50, ou de 50 para 20, ou de 20 para 7 é esta a altura.
Mas quem ganha minimamente bem, tem sempre diversas hipoteses.
Nao compra a 200K compra a 90K e poupa mt.
Quem ganha bue pouco é que se quina.
É tipo os gordos, f*dem-se sempre.
Ou seja por muito que queiram, nunca conseguem estar consideravelmente abaixo dos 33% de esforço mesmo em casas baratas![]()
O caso que referi e que é real, impressiona-me um bocado, porque foi alguém que comprou há sensivelmente 7 meses, estavam ainda as taxas negativas.
Se já se prespectivava uma subida ? Provavelmente, mas nem todos estão muito atentos a estas coisas.
No caso é uma pessoa nova (a história foi-me contada pelo pai, com uns 55/60 anos) e comprou uma pequena moradia, próxima de Cascais, se calhar podia ter comprado um apartamento e mais barato, mas as pessoas tendem a ir sempre um pouco mais além (aqui dou-te razão).
Agora os rendimentos deles de facto não sei tanto podem ser os 3.000 como 4.000 ou 5.000 limpos, acredito que se fossem mais teriam ido para uma casa melhor.
Se foram 3.000 passar os próximos 6 meses a pagar 1.450 e os 6 a seguir 1.700 ou mais é brutal.
Claro que piora tudo para quem ganha metade e tem metade so encargo com crédito, porque aí a flexibilidade ainda é mais pequena.
O caso que referi e que é real, impressiona-me um bocado, porque foi alguém que comprou há sensivelmente 7 meses, estavam ainda as taxas negativas.
Se já se prespectivava uma subida ? Provavelmente, mas nem todos estão muito atentos a estas coisas.
No caso é uma pessoa nova (a história foi-me contada pelo pai, com uns 55/60 anos) e comprou uma pequena moradia, próxima de Cascais, se calhar podia ter comprado um apartamento e mais barato, mas as pessoas tendem a ir sempre um pouco mais além (aqui dou-te razão).
Agora os rendimentos deles de facto não sei tanto podem ser os 3.000 como 4.000 ou 5.000 limpos, acredito que se fossem mais teriam ido para uma casa melhor.
Se foram 3.000 passar os próximos 6 meses a pagar 1.450 e os 6 a seguir 1.700 ou mais é brutal.
Claro que piora tudo para quem ganha metade e tem metade so encargo com crédito, porque aí a flexibilidade ainda é mais pequena.
Com um ordenado de 3k limpos, não vai ser uma prestação de 1500 que vai fazer grande mossa