Nem mais, e assegurar uma prestação mensal baixa permite olhar a vida com outro à vontade.![]()
CA.
Em fevereiro até vai ser de 2,45%.
Por isso é que digo que mais vale afastar um pouco de zonas caras e ter outro à vontade.
Mas pronto muita gente prefere ficar mais perto de LX ou LX centro como queiram chamar.
Percebo, são preferências.
Tu é k tas bem aí nas lezírias.
O dinheiro não estica... mas depois perdes tempo em deslocações, gastas €€ a mais nas deslocações (portagens, pneus de carro, manutenção, desgaste do carro que convida a trocar mais rapidamente).
E uma casa mais central poderá manter ou valorizar mais facilmente do que uma muito afastada.
Location Location Location
Uma dúvida, são contas a 10 anos.
Posso levantar antes, sim. Mas se levantar antes perco os juros vencidos?
O dinheiro não estica... mas depois perdes tempo em deslocações, gastas €€ a mais nas deslocações (portagens, pneus de carro, manutenção, desgaste do carro que convida a trocar mais rapidamente).
E uma casa mais central poderá manter ou valorizar mais facilmente do que uma muito afastada.
Location Location Location
No fim do dia, há que encontrar o equilíbrio e minimizar a exposição a estas variações, com as ferramentas que temos ao dispor. E depois, as necessidades serão diferentes de agregado para agregado. Mas uma coisa é certa, não viveria confortável com aquela relação 900/3500€ como base de partida com Euribor negativa.
O fhff já respondeu;
Coloco aqui por no tapa não dá para ver:
"Os juros são trimestrais. Não perdes juros já capitalizados. Atenção que nos 3 primeiros meses não podes movimentar."
Tem outra particularidade que é os juros variarem a cada 3 meses. Ou seja quem subscreveu em Novembro recebeu liquidos 2%. Em Fevereiro vai renovar o montante aplicado mais os juros já vencidos e vai ser remunerado durante 3 meses a 2,45% tb. E por aí em diante. A remuneração não vai passar dos 2,52% liquidos pq há um tecto. Mesmo que a taxa da euribor 3m suba, não passa dali. A partir do 2.º ano há um prémio de permanência de 0,5% e a partir do 6.º de 1%.
Pode ser gerida pela Internet criando conta no aforronet. Só a primeira é que tem que ser nos ctt por enqto. Os levantamentos são como se fossem trf. Faz-se o pedido e se antes das 15h, o valor chega à conta bancária na manhã do dia útil seguinte.
Nunca tinha olhado para isto...
uns 50000€ dá 1250€ no final do ano, bem bom.
Como disseram, os juros são revistos trimestralmente. Portanto, as contas não serão assim tão directas e falta somar o efeito de capitalização dos juros e descontar a talhada do Costa.
Enquanto os meus dois filhos foram meus dependentes, muito jeito me deu a casa de Lisboa. E agora é o meu mais novo que tira partido da centralidade dessa casa.
Como disseram, os juros são revistos trimestralmente. Portanto, as contas não serão assim tão directas e falta somar o efeito de capitalização dos juros e descontar a talhada do Costa.
Não interessa se são pagos trimestralmente ou anualmente, o resultado de 2.5% será sempre 1250
Em Fevereiro vai renovar o montante aplicado mais os juros já vencidos e vai ser remunerado durante 3 meses a 2,45% tb. E por aí em diante.
Interessa pq os juros vencidos a cada trimestre são capitalizados, ou seja no trimestre seguinte a taxa incide sobre o capital mais os juros já vencidos. São uns pózinhos a mais.
Mas aí há tb 1 factor.
Gostas de lisboa.
Ou gostavas, até à invasão pós 2015.
E isso tb ajuda, diria eu.
Sim isso é certo, eu já gostei muito de Lisboa, agora gosto menos... Provavelmente por estar mais velho e portanto dar mais valor ao sossego.
Estou convencido de que a casa que se adequa às necessidades de alguém com 25 ou 35 anos não é necessariamente a casa que mais se adequa às necessidade desse alguém quando tem 60 anos. Os filhos crescem, tornam-se independentes e saem de casa, etc.
Hoje aos 57 anos aprecio mais ir pedalar para o Guincho do que ir beber um copo com os amigos ao Bairro Alto. E, entretanto, também já não tenho de levar os filhos à escola, às atividades, etc.
Penso que isso, de forma mais ou menos acentuada, acaba por acontecer com toda a gente.