percebo-te perfeitamente
a única coisa que posso acrescentar é que tens locais nos subúrbios próximos a Lisboa onde consegues estar no campo e ter essa experiência. Não é preciso estares a essa distância.
e não são zonas necessariamente caras, são até muitas vezes os locais mais baratos porque o acesso de transportes é mais complicado, a implicar um autocarro de frequência menos regular e/ou precisares do carro até à estação.
incluindo na linha de Sintra onde viveste [

] ali a zona de Belas / Idanha é um exemplo bom para demonstrar isto, o que não faltam são bairros pequenos espalhados onde à volta não há nada e onde não tens confusão. Mesmo que estejas a 5 min das muralhas de betão e da confusão se pegares no carro.
p.s. pessoal sem costela/família fora de Lisboa pode não te perceber, essa importância do silêncio e de não estar rodeado de gente. Esse ir à varanda e não haver gente em redor, ouvir o barulho do vento a roçar na vegetação, pouca iluminação, etc.
Eu cresci a passar boa parte dos fins de semana fora de Lisboa, a visitar os avós, em zonas rurais e ficou-me completamente o bichinho de precisar de desligar.
Do chegar a sexta-feira e não querer ver a cidade à frente e só voltar, mal disposto, no domingo à noite.
Entendo perfeitamente quem o queira fazer diariamente, regressar a casa e não estar rodeado de gente.
Há aliás muita gente por toda a zona Oeste que faz commutes +/- longos todos os dias para ter esse estilo de vida. Mas implica carro e gastos de combustíveis e portagens que não são pequenos.