Atenção que sem querer defender os bancos (logo eu!), a taxa variável também se pode traduzir em risco acrescido para o banco.
É verdade que o banco há 2 anos emprestou o dinheiro financiando-se com taxas negativas ou perto disso e agora está a lucrar. Mas também pode acontecer o inverso.
O banco hoje financia-se com taxa X e daqui a 5 ou 6 anos pode estar a cobrar aos clientes taxa 1/2X assumindo uma regressão das taxas de referência.
É o que tenciono fazer. E com sorte a venda de uma casa do Pai vai ajudar ainda mais.
Mas não deixo de estar lixado pela má gestão que o BCE fez do tema. Subir sim. Naturalmente. Da forma como acabou por ser feito, e pelo rumo que está a levar, é que não![]()
Não sei se é algo concertado…o BCE é sempre de agir à última e sempre com um grande delay face à FED.
neste caso foi travar a fundo porque o incêndio já ia largo
mas não me parece premeditado, esta situação não é boa para ninguém no médio prazo.
pode dar-lhes lucros agora mas o incumprimento que se se vai seguir
o que é tempo de rever são as taxas e taxinhas que andaram a financiar os bancos em alturas de juros baixos… mas não há governos com tomates para os colocar na ordem quando devem.
No artigo fala que metade das casas compradas desde 2018 foi em dinheiro.![]()
No artigo fala que metade das casas compradas desde 2018 foi em dinheiro.![]()
E fundos de investimentos a comprarem.Muito estrangeiro. Só pode….
E fundos de investimentos a comprarem.
Já tinha posto aqui uns gráficos e imagens, por isso não vou repetir isso, mas volto a dizer, as casas em Portugal apenas tem valor por ser um sistema em pirâmide, compro a x e vendo a x+y, um autêntico esquema ponzi… e como qualquer bom esquema, todos acham que neste caso é diferente e vai durar para sempre.
porque não existe economia , poder de compra, para justiçar os preços, não compensa arrendar, pagam imensos impostos, tem custos de manutenção. Por algum motivo quando se fala em bolha imobiliária Portugal aparece sempre la bem em cima…
se os preços vão baixar brevemente ? Se calhar até vai subir!
Edit: em relação aos investimentos de americanos, anda tudo a achar que os americanos descobriram Portugal, mas é uma questão mais complexa e num plano maior, que começa logo num dolar super forte..