Tópico das Casas

Atenção que sem querer defender os bancos (logo eu!), a taxa variável também se pode traduzir em risco acrescido para o banco.

É verdade que o banco há 2 anos emprestou o dinheiro financiando-se com taxas negativas ou perto disso e agora está a lucrar. Mas também pode acontecer o inverso.

O banco hoje financia-se com taxa X e daqui a 5 ou 6 anos pode estar a cobrar aos clientes taxa 1/2X assumindo uma regressão das taxas de referência.

Atenção que sem querer defender os bancos (logo eu!), a taxa variável também se pode traduzir em risco acrescido para o banco.

É verdade que o banco há 2 anos emprestou o dinheiro financiando-se com taxas negativas ou perto disso e agora está a lucrar. Mas também pode acontecer o inverso.

O banco hoje financia-se com taxa X e daqui a 5 ou 6 anos pode estar a cobrar aos clientes taxa 1/2X assumindo uma regressão das taxas de referência.

Isso não é verdade. O banco tem risco zero na evolução das taxas de juro porque quando financia alguém faz logo a cobertura/hedge e "fixa" o lucro para o seu lado. Pode ganhar mais ou menos mas nunca perde pela evolução dos juros para cima ou para baixo. O "único" risco que o banco tem é o risco de incumprimento da contraparte.

Por isso é que digo que era perfeitamente possível o estabelecer logo do lucro no início do contrato e não percebo como se lembraram desta questão de taxa variavel

Todos ficariam a ganhar pois existiriam muito menos incumprimento.

É o que tenciono fazer. E com sorte a venda de uma casa do Pai vai ajudar ainda mais.

Mas não deixo de estar lixado pela má gestão que o BCE fez do tema. Subir sim. Naturalmente. Da forma como acabou por ser feito, e pelo rumo que está a levar, é que não 👎

Não sei se é algo concertado…o BCE é sempre de agir à última e sempre com um grande delay face à FED.

neste caso foi travar a fundo porque o incêndio já ia largo

mas não me parece premeditado, esta situação não é boa para ninguém no médio prazo.

pode dar-lhes lucros agora mas o incumprimento que se se vai seguir

o que é tempo de rever são as taxas e taxinhas que andaram a financiar os bancos em alturas de juros baixos… mas não há governos com tomates para os colocar na ordem quando devem.

Não sei se é algo concertado…o BCE é sempre de agir à última e sempre com um grande delay face à FED.

neste caso foi travar a fundo porque o incêndio já ia largo

mas não me parece premeditado, esta situação não é boa para ninguém no médio prazo.

pode dar-lhes lucros agora mas o incumprimento que se se vai seguir

o que é tempo de rever são as taxas e taxinhas que andaram a financiar os bancos em alturas de juros baixos… mas não há governos com tomates para os colocar na ordem quando devem.

Eventualmente tens razão, mas isso só revela incompetência para estes CR7.

Mais valia falarem menos e estudarem melhor os temas,, em vez de estarem sempre a dar entrevistas.

Quanto às taxas/comissões, não podia estar mais de acordo e já venho a referir há uns posts. Enfim, Portugal, quando um imposto entra, nunca mais sai (ainda que o classifiquem, por vezes, de temporário).

O BCE seguiu a FED. Aliás quase todos os bancos centrais do ocidente seguiram o FED.

Diga-se mal ou bem, os MURICA são quase sempre os primeiros mais não sejam porque são o principal centro financeiro do mundo.

A partir do momento em que o FED já tinha taxas elevadas, o Euro começou a desvalorizar muito.

Continuando com taxas baixas, não só não combatiam a inflação como o Euro ainda desvalorizava mais e perdiam poder compra desta forma.

Eu percebo ou acho que percebo[:D] a situação de algumas pessoas terem aproveitado mais de 10 anos de taxas baixas e outros só tiveram 2, 3 anos ou nem isso.

Mas a economia funciona por ciclos e sendo quase impossível prever quando começa ou acaba um ciclo é 100% certo que ele acaba ou começa.

Epá, nesta última frase parecia o Gustavo Santos.[:D]

Nao é facil.
Aplica-se a casas e tb à economia, sobem as taxas de juro e os governos injectam dinheiro nas familias.
Alguém lucra mt bem com isto, e nao é nem o estado nem as pessoas.
Alternativa: o estado nao ajudar.
E depois nem que se vá pa baixo da ponte à fome...

Também não gosto de taxas mais taxinhas, idealmente gosto de coisas simplificadas e claras.

Embora seja apologista de alguma regulação, não sei bem qual é o nível desejável de regulação dos governos aos bancos privados.

Não gosto de modelos de economia planificada tipo China.

E fundos de investimentos a comprarem.

É tudo junto... Estrangeiros (muitos mesmo), Fundos e também muitos Portugueses com cash disponível para investir (e acreditem, existem muitos mais do que se pensa por aí).

Depois dizem que cerca de 85% dos compradores são portugueses: Pudera! Estamos em Portugal! Contudo, os restantes 15-20% dos compradores têm um poder de compra avassalador, aliado ao facto de dentro dos 80 a 85% dos portugueses também existem "tubarões" e investidores "mom and pop".

Assim por alto, agora imaginem que 20-30% do mercado de compra esvaziava? Os preços começavam logo a corrigir! O problema é que não vai acontecer tão cedo quanto isso (não pelo menos de uma forma que se note significativamente) e em conjunto com uma falta crónica de novas construções.

Last edited:
Já tinha posto aqui uns gráficos e imagens, por isso não vou repetir isso, mas volto a dizer, as casas em Portugal apenas tem valor por ser um sistema em pirâmide, compro a x e vendo a x+y, um autêntico esquema ponzi… e como qualquer bom esquema, todos acham que neste caso é diferente e vai durar para sempre.

porque não existe economia , poder de compra, para justiçar os preços, não compensa arrendar, pagam imensos impostos, tem custos de manutenção. Por algum motivo quando se fala em bolha imobiliária Portugal aparece sempre la bem em cima…

se os preços vão baixar brevemente ? Se calhar até vai subir!

Edit: em relação aos investimentos de americanos, anda tudo a achar que os americanos descobriram Portugal, mas é uma questão mais complexa e num plano maior, que começa logo num dolar super forte.. muitos estão apenas a parquear dólares numa activo em euros, com potencial de valorizar mais lucros cambiais, para depois quando as moedas inverterem retornar aos USA.

Last edited:
Já tinha posto aqui uns gráficos e imagens, por isso não vou repetir isso, mas volto a dizer, as casas em Portugal apenas tem valor por ser um sistema em pirâmide, compro a x e vendo a x+y, um autêntico esquema ponzi… e como qualquer bom esquema, todos acham que neste caso é diferente e vai durar para sempre.

porque não existe economia , poder de compra, para justiçar os preços, não compensa arrendar, pagam imensos impostos, tem custos de manutenção. Por algum motivo quando se fala em bolha imobiliária Portugal aparece sempre la bem em cima…

se os preços vão baixar brevemente ? Se calhar até vai subir!

Edit: em relação aos investimentos de americanos, anda tudo a achar que os americanos descobriram Portugal, mas é uma questão mais complexa e num plano maior, que começa logo num dolar super forte..

Isso que descreves não é pirâmide nem Ponzi. É a definição de bolha. Eu também tendo a achar que o mercado imobiliário da maneira que está não é sustentável, mas a verdade é que se passa mais ou menos o mesmo em outros países e, se é verdade que já começa a haver correções, não se assiste em lado nenhum aos descalabro de há 10/12 anos.
E pode haver várias razões para isso, mas eu diria que globalmente só irá haver um estoiro a sério quando houver recessão económica.

Isto é dramático.
Mas assim de repente a única saída que vejo é arrendamento fora dos grandes centros urbanos.
Levantar 3h mais cedo do que a hora de entrada e chegar a casa mais tarde 2h do que a hora de saída.
Fazer compras numa base semanal para durante a semana ser casa-trabalho e trabalho casa.
Levar a comida para o trabalho e aquecer a mesma lá.
Conheço centenas de pessoas que já fazem isto todos os dias há anos.
É uma vida agradável? Não considero mas infelizmente não vejo outra solução.

E não falei dos filhos…

Back