Tópico das Casas

E nem de proposito. Acabado de receber.

Lisboa - Campolide.

T2 de 81m2 com 1 lugar de garagem. - 630.000€

Ou

T2 de 100m2 com 1 lugar de garagem - 780.000€

Uma diferença de 20m2 e 150.000€ ​​

E com muita área perdida em circulação e uma sala e uma cozinha com áreas da treta.

Parabéns pela compra.

O Condomínio é por m2 indiscriminadamente?
Não tem muita lógica, mas ok. Os melhores apartamentos ficam beneficiados.

Entao mas nao e assim em todo o lado?

O valor do condominio a dividir pela permilagem de cada fraccao, independentemente se esta e virada a norte ou a sul ou se e R/C, ou ultimo andar?:confused:

Entao mas nao e assim em todo o lado?

O valor do condominio a dividir pela permilagem de cada fraccao, independentemente se esta e virada a norte ou a sul ou se e R/C, ou ultimo andar?:confused:

Não.

A permilagem não precisa (nem devia) de ser por área. Se bem que de facto é a opção mais comum.
Mas em prédios com grandes assimetrias de casas torna-se prejudicial para as casas piores.

O problema ainda é pior. Não consegues abir a janela porque tens o vidro do duche... [:)]
(nem sei como deixaram o desenho chegar a venda assim...)

Deve ser erro na representação da zona de duche, acredito que a mesma fique à face da abertura da janela. De qualquer forma, só vejo aquele T2 mais pequeno numa óptica de Airbnb ou para um casal sem filhos. Isto referindo-me ao cliente alvo, alguém capaz de rebentar 630 mil € num T2 com 80 m2.

Eu há uns dias vi um T2 (Jardim da Amoreira em Odivelas) cuja única WC social (não havia suites) era de tal modo pequena que, com a porta aberta, era impossível abrir na totalidade a gaveta do móvel do lavatório.

Para não falar que da área social até essa wc (zona dos quartos) era necessário atravessar quase toda a casa, num corredor de uns 5 metros.

Não sei como se fazem coisas assim.

Há uns posts falaram aí na “facilidade” de construir mais uma WC ou um piso adicional na garagem. Eu adoro é a facilidade com que se pedem 60.000 contos com todos estes “pormenores” ergonómicos.

Um gajo é obrigado a c*gar de porta fechada, senão leva com a porta nos joelhos [:)]

Em relação às casas pequenas. O problema é mesmo o custo.
Eu que tenho procurado casa tenho esse problema, é tudo pequeno...

Mas quando o preço médio em Lisboa é de 3.850€ o m2. A diferença de um T2 de 80m2 ou de 100m2 é de 77.000€
E estamos a falar de Lisboa Distrito... Porque Lisboa cidade o preços por m2 é superior a 5.100€ ou seja um T2 de 80 ou de 100m2 têm uma diferença de 100.00€.
:sh)

Há pois é...

A malta fala muito aqui em apartamentos com grandes áreas mas isso são apartamentos na conchichina onde o preço das terras é barato e as construtoras precisam de boas áreas para se diferenciarem.
Em zonas de muita pressão onde os preços são elevados, tirando o segmento alto ( e mesmo este tem os dias contados...), é tudo corrido a áreas pequenas. A moda do openspace apareceu precisamente para disfarçar o encolhimento dos imóveis.

Como infelizmente acabas de constatar, mais 20 ou menos 20m2 fazem uma grande diferença no preço, que resulta só por si na capacidade ou não de poder avançar com a compra.

Não.

A permilagem não precisa (nem devia) de ser por área. Se bem que de facto é a opção mais comum.
Mas em prédios com grandes assimetrias de casas torna-se prejudicial para as casas piores.

Então como é que achas que devia ser apurado o valor a pagar pelos condóminos?

Por falar em áreas, tenho visto cada habilidade no mercado, que já nem sei no que acreditar.

Em dois casos particulares de uma mesma imobiliária, prédios em construção cujos apartamentos (pequenos) eram anunciados com a área útil, com o tempo e a dificuldade em vender, passaram a ser com área bruta, e agora já meteram também a varanda ao barulho.

Vi o mesmo apartamento com 59m2, 67m2 e agora afinal já tem 82 [:D] O próximo passo deve ser incluir a garagem.

Então como é que achas que devia ser apurado o valor a pagar pelos condóminos?

As permilagens em alguns condomínios varias conforme o valor do apartamento.
Claro que a área influencia sempre porque como vemos, o valor é muitas vezes directamente ligado à area.
Mas na verdade não há nada que obrigue que a permilagem seja por área. A permilagem é uma parte do prédio em valor. Se o prédio vale 20 milhões uma casa que vale 2 milhões tem 10% do valor do prédio e assim é que se devia apurar a permilagem.

Como diziam aqui na infinity tower. Um T1 no RC e o T1 do 15º andar têm o mesmo layout e a mesma área, mas o do 15º vale muito mais.

Por falar em áreas, tenho visto cada habilidade no mercado, que já nem sei no que acreditar.

Em dois casos particulares de uma mesma imobiliária, prédios em construção cujos apartamentos (pequenos) eram anunciados com a área útil, com o tempo e a dificuldade em vender, passaram a ser com área bruta, e agora já meteram também a varanda ao barulho.

Vi o mesmo apartamento com 59m2, 67m2 e agora afinal já tem 82 [:D] O próximo passo deve ser incluir a garagem.

Hoje em dia é muito comum as áreas serem apresentadas completas, área bruta+varanda.
E depois sim descriminadas na planta.

O que alguns fazem e isso sim já roça o engano, é apresentar áreas de compartimentos brutas... A área de um compartimento é sempre útil! Mas atenção que útil inclui armários, porque na realidade é área utilizável. Não pode é incluir paredes.

As permilagens em alguns condomínios varias conforme o valor do apartamento.
Claro que a área influencia sempre porque como vemos, o valor é muitas vezes directamente ligado à area.
Mas na verdade não há nada que obrigue que a permilagem seja por área. A permilagem é uma parte do prédio em valor. Se o prédio vale 20 milhões uma casa que vale 2 milhões tem 10% do valor do prédio e assim é que se devia apurar a permilagem.

Como diziam aqui na infinity tower. Um T1 no RC e o T1 do 15º andar têm o mesmo layout e a mesma área, mas o do 15º vale muito mais.

Acho que estás aí com uma visão da coisa um bocado "enviesada"... Isso é uma opinião, ok..

Mas isso do valor do apartamento é altamente subjectivo!

Um apartamento não vale sempre o mesmo e passo a dar um exemplo concreto, o meu vizinho que mora por baixo de mim tem um apartamento exatamente igual ao meu. Tem a mesma area os mesmos lugares de garagem e arrecadação e apesar de eu estar num piso acima do dele comprei mais barato e apenas e só porque ele comprou 2 anos antes e ao entrarmos numa crise eu comprei com desconto, coisa que ele não teve acesso antes da crise.

Portanto por essa ordem de ideias o meu apartamento tinha menos valor e deveria pagar menos condominio do que ele..! 😊

Isto dos valores/preços dos apartamentos/casas é uma ciganisse do maior que existe e desde que a % de especulação passou a ter um peso maior no preço final, pior ficou.

E nem de proposito. Acabado de receber.

Lisboa - Campolide.

T2 de 81m2 com 1 lugar de garagem. - 630.000€

Ou

T2 de 100m2 com 1 lugar de garagem - 780.000€

Uma diferença de 20m2 e 150.000€ ​​
A posição dos wc em ambos é péssima. Mas com esses preços não se pode exigir muito...

Acho que estás aí com uma visão da coisa um bocado "enviesada"... Isso é uma opinião, ok..

Mas isso do valor do apartamento é altamente subjectivo!

Um apartamento não vale sempre o mesmo e passo a dar um exemplo concreto, o meu vizinho que mora por baixo de mim tem um apartamento exatamente igual ao meu. Tem a mesma area os mesmos lugares de garagem e arrecadação e apesar de eu estar num piso acima do dele comprei mais barato e apenas e só porque ele comprou 2 anos antes e ao entrarmos numa crise eu comprei com desconto, coisa que ele não teve acesso antes da crise.

Portanto por essa ordem de ideias o meu apartamento tinha menos valor e deveria pagar menos condominio do que ele..! 😊

Isto dos valores/preços dos apartamentos/casas é uma ciganisse do maior que existe e desde que a % de especulação passou a ter um peso maior no preço final, pior ficou.

Não é nada uma ideia enviesada,
É o que diz a lei da propriedade horizontal.

O valor do apartamento que define a permilagem é à data da construção. Quando é feita a permilagem.
Ai valem todos o "mesmo" em relação a crises oportunidades ou qualquer outra coisa.

Quando o prédio é terminado e se faz a PH é definido um valor de cada casa e faz-se a permilagem. Que pode na realidade ser o que o construtor quiser ou achar melhor.
Não foge muito da área, mas como dizia num prédio de 15 andares deverá haver diferença entre o RC e o 15º.
Num caso de um prédio pequeno e normal ser 2º ou 3º em nada deve mudar a permilagem.

Por exemplo:

Como é definida a permilagem de cada fração?

A permilagem é um valor atribuído a cada fração aquando da realização da primeira avaliação do imóvel para inscrição na matriz predial urbana, feita a partir dos dados fornecidos, em regra, pelo construtor ou por um agente imobiliário.

Essa atribuição tem por base uma série de características próprias de cada fração, tais como a respetiva área, a sua utilização (habitação ou comércio) ou a sua maior ou menor acessibilidade. Estes condicionalismos, por vezes, podem originar casos em que frações com áreas iguais têm permilagens diferentes. Mas, em regra, a frações de áreas iguais corresponderá a mesma permilagem ou percentagem.

Têm 3 vezes a nossa densidade populacional, pior orografia e dispersão em várias ilhas.

Têm uma ferrovia espetacular.

E esta é pergunta, não têm quase nenhum estacionamento subterrâneo. É devido à construção sísmica?

O que acham do projecto do Campo Novo?

Estou tentado, mas os preços parecem-me puxados para justificar numa lógica de investimento para um T1 ou T2 [:D]

Já vais mudar de casa Andre? Olha que carros azuis ao pé do Estádio do Sporting, especialmente após um Sporting-Porto, não sei se sobrevivia sem uns riscos.[:D]

Não consigo encontrar preços e por isso acredito que não fujam muito dos 400.000-650.000 para apartamentos novos.

Continuo a achar que o melhor é conseguir encontrar construção antiga de qualidade, remodelação e depois arrendar para investir.

Que também não é fácil devido a possíveis surpresas e dificuldade de os arranjar.

Mas também percebo o conceito chave na mão.

E esta é mais um boca.[:D] Estando a procurar casa para familiares com orçamento limitado, digo que o pessoal é todo muito esquisito como aqui no fórum.

É tão escasso como cá, aliás o que não falta no Japão (tal como cá) são cidades fantasma, onde toda a gente se foi embora para viver nas metrópoles.

Um dos maiores desafios deste século que devia preocupar os nossos dirigentes, é como parar com o crescimento das mega cidades e "forçar" migrações para zonas de densidade populacional mais baixas. Só traria benefícios para o planeta!

É mais vantajoso para o planeta morar em zonas com densidade populacional alta.

Os bairros de vivendas americanos é que são um pesadelo ecologico.

Back