Tópico das Casas

Eu dou muito valor à wc social na entrada no meu apartamento.

O conforto de saber que a malta, ainda que amigos ou família, não têm de andar pelo corredor dos quartos ou nas nossas wc do dia para mim vale ouro.
Eu também dou valor, tanto que quando remodelei a minha casa acrescentei um WC Social. Até porque área social e área privativa ficam em pisos separados.

Agora achar que isso, aliado à existência de um WC em cada quarto, devia ser norma (obrigatório), vai uma grande distância. É desejável num determinado segmento de mercado.

A norma a que eu me referia não era para ser entendida como imposição legal mas sim como bom senso.
Para mim não faz grande sentido teres que ir para a zona dos quartos para ires ao wc (principalmente pessoas que não são da casa).
Daí dizer que deveria haver um wc social e depois os quartos seriam suites (porque traz outra privacidade para visitas que ficam em casa e também mais tarde em situações de velhice pode ser uma mais valia).
Apenas isto.
Este tipo de alteração pelo menos num T2 que tenha 2 WC não deve ser cara.
Se me disseres que um T4 que tenha 2wc vai ter de fazer muitas alterações, concordo mas aqui a questão é o T4 só ter 2wc

Tenho T3 e acho que uma suite e uma WC para os outros dois quartos está bom nessa zona, mas também sinto falta de uma WC social fora da zona dos quartos.

Concordo em absoluto. Depois é ver dois ou três carros por casa a entupir os passeios à volta de casa. Outra coisa são estacionáveis acessíveis. Conheço malta que não mete na garagem porque o acesso é horrível

Quando as caves dos prédios para estacionamento, têm apenas a mesma área de implantação do edifício e não existindo terraços ou algo do género que faça com essa área subterrânea possa ser maior, o espaço normalmente é curto para dar bons acesos e/ou dar muitos lugares disponíveis.

A norma a que eu me referia não era para ser entendida como imposição legal mas sim como bom senso.
Para mim não faz grande sentido teres que ir para a zona dos quartos para ires ao wc (principalmente pessoas que não são da casa).
Daí dizer que deveria haver um wc social e depois os quartos seriam suites (porque traz outra privacidade para visitas que ficam em casa e também mais tarde em situações de velhice pode ser uma mais valia).
Apenas isto.
Este tipo de alteração pelo menos num T2 que tenha 2 WC não deve ser cara.
Se me disseres que um T4 que tenha 2wc vai ter de fazer muitas alterações, concordo mas aqui a questão é o T4 só ter 2wc
Assim já concordo. Já o "não deve ser caro", é algo mais subjectivo. É preço e perda de área noutras divisões.

Entretanto lembrei-me do percurso que a minha casa (moradia) já fez desde 1947. Nasceu como um T4 com um único WC, passou a T4 (transformação de quarto em WC+closet e cozinha em quarto) com 2 WC (um na suite) e agora passou a T3 com 3 WC um na suite e outro social). Na realidade mandei fazer o WC social porque o anterior dono expandiu a habitação para 2 pisos e não fez WC no R/C.

Ontem como disse vi um T2 na Ramada.

Já cheguei la para ver a casa e tive de dar duas voltas ao quarteirão para ter um lugar. Isto numa zona ainda com apartamentos para vender.

Hoje em dia não há casal que não tenha dois carros. Isso já nem nos anos 90 era diferente.

E continuam a teimar com um lugar de garagem para cada T2. Claro que tem custos, mas a alternativa é qualquer bairro se tornar numa Massamá ou Amadora em termos de estacionamento.

Já cheguei la para ver a casa e tive de dar duas voltas ao quarteirão para ter um lugar. Isto numa zona ainda com apartamentos para vender.

Hoje em dia não há casal que não tenha dois carros. Isso já nem nos anos 90 era diferente.

E continuam a teimar com um lugar de garagem para cada T2. Claro que tem custos, mas a alternativa é qualquer bairro se tornar numa Massamá ou Amadora em termos de estacionamento.

O prédio era alto? Quantos apartamentos tem? Quantos pisos de garagem tem na cave.
A área da cave é apenas igual à área erguida do prédio? Ou a cave tem mais área, se existirem por cima por exemplo terraços no piso zero.

Os T2 terem normalmente um lugar é realmente o mais comum...

Sinceramente nem fora de Portugal vi T2 com mais que um lugar (a não ser que comprem à parte) e ter estacionamento até já é um plus.. e também acho que caminhamos para menos carros não para mais...

Sinceramente nem fora de Portugal vi T2 com mais que um lugar (a não ser que comprem à parte) e ter estacionamento até já é um plus.. e também acho que caminhamos para menos carros não para mais...

Isso também não.
Como já disse vivo num T2 e temos 2 lugares de estacionamento.
E não compramos à parte, o anterior dono já os tinha (não sei se ele comprou à parte).
Tenho um amigo que vive num T2 e tem garagem fechada para 2 carros (e aqui tenho a certeza que não comprou à parte).

Isso também não.
Como já disse vivo num T2 e temos 2 lugares de estacionamento.
E não compramos à parte, o anterior dono já os tinha (não sei se ele comprou à parte).
Tenho um amigo que vive num T2 e tem garagem fechada para 2 carros (e aqui tenho a certeza que não comprou à parte).

Quando existe espaço sim...

O prédio era alto? Quantos apartamentos tem? Quantos pisos de garagem tem na cave.
A área da cave é apenas igual à área erguida do prédio? Ou a cave tem mais área, se existirem por cima por exemplo terraços no piso zero.

Os T2 terem normalmente um lugar é realmente o mais comum...

É o Jardim da Amoreira, não sei se conheces.

Os prédios têm uns 4 ou 5 andares, julgo que com 2 apartamentos por piso.

A área das garagens era idêntica à área erguida do prédio e pelo que sei havia 2 ou 3 pisos subterrâneos com um acesso que eu reputo de terrível.

É o Jardim da Amoreira, não sei se conheces.

Os prédios têm uns 4 ou 5 andares, julgo que com 2 apartamentos por piso.

A área das garagens era idêntica à área erguida do prédio e pelo que sei havia 2 ou 3 pisos subterrâneos com um acesso que eu reputo de terrível.

Se a área das garagens é apenas igual à área erguida do prédio e tem apenas 2 apartamentos por piso, como se poderá imaginar a área é muito pequena e vai ter sempre rampas curtas(muita inclinação), curvas apertadas e pouco espaço para tudo...
Os parqueamentos/garagens, só têm boas condições quando a área subterrânea é (muito)maior que a área erguida do prédio.

Tenho 2 amigos que vivem em predios com garagem por elevador.
poupa muito espaço mas quando avaria ninguem sai ou entra e os custos de condomínio aumentam substancialmente.
mas é uma solução....

Se a área das garagens é apenas igual à área erguida do prédio e tem apenas 2 apartamentos por piso, como se poderá imaginar a área é muito pequena e vai ter sempre rampas curtas(muita inclinação), curvas apertadas e pouco espaço para tudo...
Os parqueamentos/garagens, só têm boas condições quando a área subterrânea é (muito)maior que a área erguida do prédio.

Há regras para as inclinações e dimensões mínimas dos espaços....... teoricamente![:D]

não há garagens ou parqueamentos bons para todos os condóminos, há sempre alguns que têm azar e têm que fazer muitas manobras, mesmo em urbanizações caras ou luxuosas

os primeiros a comprar podem escolher, os outros sujeitam-se ao que houver

a minha garagem fica em frente ao portão, logo é seguir em frente e marcha-atrás, simples

Presumo que queiras dizer meios quartos, ou até halls, em vez de “apartamentos”.

São mesmo micro apartamentos, com Kitchenete, wc e quarto/sala.

Isto para quem prefere ficar perto do centro e do local de trabalho em alternativa a uma deslocação por transportes de algum tempo até chegar a um apartamento maior nos subúrbios.

São casos extremos é verdade, mas ajudam a colocar em perspectiva este tema. Tipicamente no início da vida profissional (primeiros anos, 2,3, 5 …) habitualmente as pessoas passam por uma situação em que com o que ganham não conseguem viver com grandes condições, isto é cá é é em todo o lado.

É uma fase de “construção”, de investimento numa carreira profissional, em que pela própria idade as pessoas lidam melhor com algum desconforto. Depois com o tempo, normalmente há alguma progressão na carreira, pode haver associação com outros, numa relação ou não e vai-se melhorando as condições.

Há que ter noção que com 25, 26, 27, …. anos se está ainda no início de vida e não se tem tudo, nem pouco mais ou menos.

A facilidade com que vocês falam em fazer mais casas de banho num apartamento, ou mais pisos subterrâneos num edifício, é engraçada.

Eu também gostaria de ter todos os quartos como suites mas depois vem a parte econômica e até de espaço.

A casa de banho social é importante e foi algo que não podia falhar. No meu caso foi simples por foi um projecto feito às necessidades da família.

Não esquecer que a construção tem custos elevados... acima e abaixo do solo!
Fazer 1 piso abaixo do térreo para garagens e arrecadações não é o mesmo que fazer 3 pisos!
Por outro lado, estas chuvas quase torrenciais de há algumas semanas mostraram outra coisa:
Se chover " a sério" e a água entrar pelos pisos das garagens abaixo em grande quantidade... não há bombagem que nos safe! Muitos de nós conhecem quem tenha sido vítima disso! Um colega meu até a moto ficou submersa e era apenas um 2.º piso abaixo do solo, mas ele não estava em casa para a tirar!!!

Eu sou um dos compradores, creio que neste momento faltam 5 Apartamento para vender. Começava nos 285 e ia até 4,5M os T6, todos vendidos. Valor do condomínio 2 euros o metro quadrado. A minha ideia passa por vender no futuro.

Parabéns pela compra.

O Condomínio é por m2 indiscriminadamente?
Não tem muita lógica, mas ok. Os melhores apartamentos ficam beneficiados.

Back