Tópico das Casas

Na altura não se fixou pela necessidade de ir para 80% de crédito face aos 90%, da obrigatoriedade dos seguros no banco, e pela penalização na amortização que será para amortizar totalmente em 8 anos.

Hoje, 1 ano depois, teria valido a pena entrar com +10%, mas na altura não vimos sentido nisso.

As condições alteraram-se rápido e ninguém tem de facto uma responsabilidade sobre isso, apesar da má escolha, aos dados de hoje.

Ela queria fixar a taxa não por estudar o assunto mas por aversão ao risco, não havia ali fundamental.

A situação de o meu familiar emprestar aos dois não me é confortável.

O questão de me estar a prejudicar financeiramente é um facto em que como casal, estamos a colocar 6k fora do cesto/ano. Tem assim tanto impacto na gestão mensal? Não tem nenhum, no entanto, o objetivo FIRE fica mais longo, e é isso que me chateia. É a irracionalidade da coisa.

A questão é que não vejo nenhum banco a aceitar isso, apesar das condições estarem reunidas.

Nao sei como banco vê uma dívida de 90K numa só pessoa, com um bem que é apenas 1/2.

A questão é que acho que ela não iria gostar de estar sozinha no barco, porque ia sentir que estava a pagar demasiado

Tipicamente para se conseguir FIRE tem que se viver como um monge nos melhores anos da nossa vida.

Mais ou menos, cada vez há mais pessoas a ambicionar o FIRE e a colocar a hipótese de irem viver para países mais baratos com o suposto rendimento da quantia acumulada.

Sendo que essa quantia pode não ser assim tão elevada.

Já vi a dizerem que chega 300k para tirarem 1k /mês.

Se tiverem um ordenado elevado que lhes permita juntar essa quantia, se não comprarem casa, não casarem, não tiverem filhos, é fazível sem viver como um monge em 20 anitos.

Mas normalmente dizem para não comprar casa pela alocação de recursos que isso significa.

Mais ou menos, cada vez há mais pessoas a ambicionar o FIRE e a colocar a hipótese de irem viver para países mais baratos com o suposto rendimento da quantia acumulada.

Se tiverem um ordenado elevado que lhes permita juntar essa quantia, se não comprarem casa, não casarem, não tiverem filhos, é fazível sem viver como um monge em 20 anitos.

Mas normalmente dizem para não comprar casa pela alocação de recursos que isso significa.

Para mim é bem mais difícil ter os 4% limpos de rendimento de forma constante, do que arranjar os 300K.

Nem sei se neste momento não é melhor ter um apartamento a arrendar sem trabalhar para atingir os 1k.

Engloba-se os rendimentos e já está!

Então não se compra casa, não se casa, não tem filhos e isso não é viver como um monge ?

Creio que se tem que buscar equilíbrios, se não comemos para não ca@ar, basicamente temos uma vida de merdinha.

O objectivo dela também é o FIRE?

Não, ela vê a profissão como vocação mas quer poder ir de férias 3 meses por ano, portanto quer um quasi FIRE.

O meu objetivo também não é FIRE 100% mas estar on call para projetos com durações determinadas e com tx diária + fees variáveis agradáveis, o que dá para fazer na minha área, de que gosto muito. Além disso, é ter um "self running business" na quinta que dê prazer e não de muito trabalho, um hobbie que atinja o breakeaven e que liberte mais algum, diga-se assim.

Quanto ao casar para atingir FIRE, eu acho que é mais fácil casado do que não casado, garantindo claro que a esposa tem um nível de rendimento alinhado com o teu e que não a sustentas.

Então não se compra casa, não se casa, não tem filhos e isso não é viver como um monge ?

Creio que se tem que buscar equilíbrios, se não comemos para não ca@ar, basicamente temos uma vida de merdinha.

Eu também não gostaria de ter essa vida mas supostamente depois de atingires o FIRE tens uma vida do caraças lá para bali com 500 paus por mês.

Pelo menos é o que dizem😂😂😂😂😂

Eu também não gostaria de ter essa vida mas supostamente depois de atingires o FIRE tens uma vida do caraças lá para bali com 500 paus por mês.

Pelo menos é o que dizem😂😂😂😂😂

Azar é se um gajo morre antes do FIRE.. tentar encontrar o equilíbrio é sempre o melhor.. ir gozando a vida e poupando algum para ter uma velhice descansada.

Voltar
Superior