um empréstimo de 150 mil em 2021 custaria 450 euros (em condições favoráveis de idade, spread, etc.) e hoje custará algo pelos 700 euros e não creio que suba muito mais.
As pessoas naturalmente adaptam-se não podem ter um T2 ? Vivem num T1, não podem viver em Benfica ? Compram na Amadora, não podem comprar novo ? Compram usado.
Nada disto me parece um drama.
É ou pode ser um drama na medida em que esta situação está a alastrar-se e a abranger cada vez mais pessoas.
Não me parece correto o argumento da adaptação quando isso significa viver em condições pouco adequadas.
Explicando, posso aceitar o exemplo do casal que não pode ter um T3 e vive num T2 mas não posso aceitar o exemplo do casal que não pode viver num T2 vive num T1.
E os filhos ou filho? Vão dormir todos no mesmo quarto?
Não há dinheiro para dois filhos, opta-se por um, mas não poder ter sequer filhos?
E a questão é que isto já chegou aos T2 a simples T2.
Antigamente eram os T4 e T5 que eram para alguns, agora vão passar a ser os T2 novos que vão ser para alguns.
E será uma questão de tempo até que seja um drama, ir viver a 30/40/50 kms do trabalho?
É perfeitamente possível desde que haja dinheiro para a deslocação.
Ainda outro dia falava com um familiar que dizia existir muita gente a fazer Porto-vila real diariamente.
Eu respondi que sim, mas quantos sem ser com carro de empresa?
A despesa com deslocações para o trabalho é cada vez mais cara, os transportes públicos não cobrem as rotas necessárias e funcionam mal, a inflação torna as coisas mais caras e os salários não acompanham.
Não te parece um drama?
Então imagina, tu com todo o esforço a proporcionares determinadas condições de vida para os teus filhos, eles a estudarem e depois não vão viajar o que viajaram, vão viver mais longe, trabalhar mais, não vão ter dinheiro para comprar casa, etc
Isto é o que vai acontecer a longo prazo.
Não te parece mau?