Tópico das Casas

Se for 2000 cada um sim.. alias para mim classe media tem que ser no mínimo isso, 4K no agregado.

isso não pode ser visto assim.

2k líquidos são quase 4k brutos. Isso deve representar menos de 1% da população ativa, pelo que sendo a “classe média” (seja lá isso o que for) a que existe em maior número, nunca poderá ser com esses rendimentos.

Um gajo a tirar 2k brutos cá em Portugal já ganha bem mais do que a média.

2k líquidos são quase 4k brutos. Isso deve representar menos de 1% da população ativa, pelo que sendo a “classe média” (seja lá isso o que for) a que existe em maior número, nunca poderá ser com esses rendimentos.

A "classe média" não é a que existe em maior número. A definição de classe tem a ver com o rendimento e não com o número de pessoas que engloba. Em Portugal, por exemplo, a classe com maior número de pessoas é a classe baixa.

Pelo andar da carruagem em breve essa tal “classe média” será extinta. É triste mas prevejo isso no futuro.

- A classe média é definida como aquelas famílias com rendimentos entre 75% e 200% da média nacional.
- A classe média-baixa corresponde a famílias com rendimentos entre 75% e 100% da média nacional; a classe média-média a famílias com rendimentos entre 100% e 150%, e a classe média-alta a famílias com rendimentos entre 150% e 200%.

Há 20 anos atrás um casal de professores por exemplo ganhava mais de 1K cada um, ou seja um pouco mais de 2K num agregado, e compravam uma casa por 1/3 do que se compra agora, isso era classe media. 2K num agregado hoje em dia classe media?

Alias no exemplo anterior nem sequer daria para conseguir financiamento.

Eu ganho mais de 2K sozinho e não acredito que esteja dentro de 1% tendo em conta os carros que vejo na estrada.

- A classe média é definida como aquelas famílias com rendimentos entre 75% e 200% da média nacional.
- A classe média-baixa corresponde a famílias com rendimentos entre 75% e 100% da média nacional; a classe média-média a famílias com rendimentos entre 100% e 150%, e a classe média-alta a famílias com rendimentos entre 150% e 200%.

So faltou dizer qual o rendimento médio nacional…😁

Nova construção?

Deves encontrar muitas deves.

Quanto ao resto, é por pensamentos como o teu que depois há malta a ficar com a corda ao pescoço.

Por aqui, eu e a minha namorada ganhamos bem mais que isso e para mim, pensar em 1000€ de renda é um descalabro.

Se falasses de 2000€ de salários líquidos e rendas de 500-600€, já acharia bem mais razoável.

Meu caro, é bastante claro que tu abominas pagar por casa, seja renda ou empréstimo, mas se não abandonares esse paradigma, ou começas de facto a ganhar como gente grande ou acho que vais ter sempre um problema permanente e não saíres de casa dos pais numa capital de distrito.

Se não considerares uma taxa esforço de casar nos 25%, ou vives num casebre ou és um outlier a nível de finanças

Meu caro, é bastante claro que tu abominas pagar por casa, seja renda ou empréstimo, mas se não abandonares esse paradigma, ou começas de facto a ganhar como gente grande ou acho que vais ter sempre um problema permanente e não saíres de casa dos pais numa capital de distrito.

Se não considerares uma taxa esforço de casar nos 25%, ou vives num casebre ou és um outlier a nível de finanças

Eu não abomino nada.

É um dado objetivo que se chama taxa de esforço.

Se fores a um banco pedir um empréstimo cuja renda é 50% do rendimento, tens uma taxa de esforço excessiva e é só estupido o banco conceder esse financiamento, seja aqui ou na outra ponta do mundo.

O meu post foi no sentido do que o Salvador disse, sobre um agregado ganhar 2k líquidos e ser tranquilo pagar perto de 1000€ de empréstimo.

E por considerar que uma taxa de esforço de 25 é aceitável é que disse no seguimento desse post que para 2000€ líquidos de agregado, uma renda que eu diria aceitável andaria nos 500-600

Última edição:
"Salário médio bruto mensal por trabalhador cresceu para 1.411 euros no ano passado, mas a subida esconde uma queda real de 4% da remuneração média em Portugal se for tido em conta efeito da inflação."

Edd :)

Eu não abomino nada.

É um dado objetivo que se chama taxa de esforço.

Se fores a um banco pedir um empréstimo cuja renda é 50% do rendimento, tens uma taxa de esforço excessiva e é só estupido o banco conceder esse financiamento, seja aqui ou na outra ponta do mundo.

O meu post foi no sentido do que o Salvador disse, sobre um agregado ganhar 2k líquidos e ser tranquilo pagar perto de 1000€ de empréstimo.

E por considerar que uma taxa de esforço de 25 é aceitável é que disse no seguimento desse post que para 2000€ líquidos de agregado, uma renda que eu diria aceitável andaria nos 500-600

Esta conversa do Tictac com o Etcetera vem dar substância ao que já foi aqui dito.

Taxa de esforço- idealmente até 33%

Em 2k limpos agregado (1k cada) - rondará os 700€ (para arredondar)

T2 - 250k

Entrada da praxe - 10% - 25k - cada um 12.5k (para não se chamar os pais ao barulho)

CH - 225k

Prestação a 40 anos - +/- 950 - 1000€

Não me parece de todo razoável e até defendo que o banco não deve emprestar nestas condições.

Se for uma entrada de 50k - 850- 900€

Para mim continua excessivo

A única hipótese é ir para locais mais afastados ou comprar casas usadas.

Ou ainda haver mais dinheiro por trás e pensar que está tudo bem.

Última edição:
Será uma questão de tempo, até agora andava tudo calado porque conseguiam pagar a prestação graças aos juros baixos…

150k de empréstimo a 30 anos dava 400€ por mês. isto em 2021

Vejam agora quanto se paga por 150k a 30 anos…

Agora é imaginar com o preço da construção nova a subir, mesmo com entrada já tem de ser 200k ou mais de empréstimo - e falamos de um simples T2.

Seria interessante quem ainda não fez a simulação verificar quanto é 150k e 200k a 30 anos…

Mesmo as rendas, quanto custavam há 10 anos e quanto custam agora?

Se a maioria deixar de conseguir comprar / arrendar claro que vão começar a fazer barulho e como disse será uma questão de tempo…

um empréstimo de 150 mil em 2021 custaria 450 euros (em condições favoráveis de idade, spread, etc.) e hoje custará algo pelos 700 euros e não creio que suba muito mais.

As pessoas naturalmente adaptam-se não podem ter um T2 ? Vivem num T1, não podem viver em Benfica ? Compram na Amadora, não podem comprar novo ? Compram usado.

Nada disto me parece um drama.

As coisas não são assim tão preto no branco. Uma prestação proxima de 1000 euros para um casal que ganhe 2000 euros representa uma grande fatia. Não podemos esquecer que existem sempre outras despesas que fazem com que esse valor reduza substancialmente.

Eu falei abaixo dos 1000 euros, não acima.

E ė agora com as tx altas, dantes eram 600

Nova construção?

Deves encontrar muitas deves.

Quanto ao resto, é por pensamentos como o teu que depois há malta a ficar com a corda ao pescoço.

Por aqui, eu e a minha namorada ganhamos bem mais que isso e para mim, pensar em 1000€ de renda é um descalabro.

Se falasses de 2000€ de salários líquidos e rendas de 500-600€, já acharia bem mais razoável.

Nova construção ? Não especifiquei nada disso.

Dei um exemplo genérico, aos dias de hoje. De resto concordo contigo nas tx de esforço, mas o óptimo nem sempre é possível e as prestações aumentaram mais de 50% nos últimos tempos.

Esta conversa do Tictac com o Etcetera vem dar substância ao que já foi aqui dito.

Taxa de esforço- idealmente até 33%

Em 2k limpos agregado (1k cada) - rondará os 700€ (para arredondar)

T2 - 250k

Entrada da praxe - 10% - 25k - cada um 12.5k (para não se chamar os pais ao barulho)

CH - 225k

Prestação a 40 anos - +/- 950 - 1000€

Não me parece de todo razoável e até defendo que o banco não deve emprestar nestas condições.

Se for uma entrada de 50k - 850- 900€

Para mim continua excessivo

A única hipótese é ir para locais mais afastados ou comprar casas usadas.

Ou ainda haver mais dinheiro por trás e pensar que está tudo bem.

e é tudo excessivo para quem tem 2k de rendimento liquido

no máximo devem pagar 666 euros ( 1/3 do rendimento os tais 33% de esforço ), e já contando com os seguros ( vida e casa )

ou seja, um casal nessas condições, se tiverem juízo, ao comprar uma casa devem fazer simulações com euribor a 4% e verificar se está dentro dos limites de 1/3 do ordenado

um casal assim, com juízo, nunca terá problemas

Última edição:
um empréstimo de 150 mil em 2021 custaria 450 euros (em condições favoráveis de idade, spread, etc.) e hoje custará algo pelos 700 euros e não creio que suba muito mais.

As pessoas naturalmente adaptam-se não podem ter um T2 ? Vivem num T1, não podem viver em Benfica ? Compram na Amadora, não podem comprar novo ? Compram usado.

Nada disto me parece um drama.

É ou pode ser um drama na medida em que esta situação está a alastrar-se e a abranger cada vez mais pessoas.

Não me parece correto o argumento da adaptação quando isso significa viver em condições pouco adequadas.

Explicando, posso aceitar o exemplo do casal que não pode ter um T3 e vive num T2 mas não posso aceitar o exemplo do casal que não pode viver num T2 vive num T1.
E os filhos ou filho? Vão dormir todos no mesmo quarto?

Não há dinheiro para dois filhos, opta-se por um, mas não poder ter sequer filhos?

E a questão é que isto já chegou aos T2 a simples T2.

Antigamente eram os T4 e T5 que eram para alguns, agora vão passar a ser os T2 novos que vão ser para alguns.

E será uma questão de tempo até que seja um drama, ir viver a 30/40/50 kms do trabalho?

É perfeitamente possível desde que haja dinheiro para a deslocação.

Ainda outro dia falava com um familiar que dizia existir muita gente a fazer Porto-vila real diariamente.
Eu respondi que sim, mas quantos sem ser com carro de empresa?

A despesa com deslocações para o trabalho é cada vez mais cara, os transportes públicos não cobrem as rotas necessárias e funcionam mal, a inflação torna as coisas mais caras e os salários não acompanham.

Não te parece um drama?

Então imagina, tu com todo o esforço a proporcionares determinadas condições de vida para os teus filhos, eles a estudarem e depois não vão viajar o que viajaram, vão viver mais longe, trabalhar mais, não vão ter dinheiro para comprar casa, etc

Isto é o que vai acontecer a longo prazo.

Não te parece mau?

Isso conjugado com os 1411 de ordenado bruto mencionados dá para um casal:

- Abaixo de 2.100 classe baixa
- Entre 2.115 e 2.820 classe média baixa
- Entre 2.820 e 4.230 classe média média
​​​​​​- Entre 4.230 e 5.640 classe média alta
- Acima de 5.640 classe alta

Isso conjugado com os 1411 de ordenado bruto mencionados dá para um casal:

- Abaixo de 2.100 classe baixa
- Entre 2.115 e 2.820 classe média baixa
- Entre 2.820 e 4.230 classe média média
​​​​​​- Entre 4.230 e 5.640 classe média alta
- Acima de 5.640 classe alta

não sei se será bem assim, um casal a ganhar 2100 de rendimento líquido é classe baixa ? em Portugal ?

eu acho que abaixo de 1800 ( 900 cada ) é classe media baixa, abaixo disso é classe baixa

Voltar
Superior