Tópico das Casas

Lisboa, 5 de Outubro, mesmo no centro.

T2 com 105m2 e 1 lugar de garagem

900.000€ quase 9.000€ por m2.

A casa é pequena, mas até está funcional.

A nível de refeições não é nada funcional, não tens espaço na cozinha para as fazeres e tens um hall de intervalo até à sala, é carregar coisas de um lado para o outro.

A nível de refeições não é nada funcional, não tens espaço na cozinha para as fazeres e tens um hall de intervalo até à sala, é carregar coisas de um lado para o outro.

Acho que depende de quantas pessoas vão morar no local. Se forem só 2, acho perfeitamente possível comer na cozinha. Deve haver ali pelo menos 1.20m de espaço livre. Se arranjares uma mesa retangular não muito larga, ou até mesmo uma redonda que dobre a meio, não vejo grandes problemas de colocá-la neste espaço:

mesa.jpg

Digo isto porque a minha cozinha, apesar de maior em dimensão, tem uma configuração parecida, e tenho uma mesa de 70cm redonda, e ainda sobra algum espaço. No caso, também somos só 2

Última edição:

É à antiga. Três casas de banho num T2 é um desperdício de espaço. Duas suítes num T2 e depois uma cozinha da treta. Enfim...

Mas por causa dessas suites dá um bom apartamento para duas acompanhantes montarem negócio.

É à antiga. Três casas de banho num T2 é um desperdício de espaço. Duas suítes num T2 e depois uma cozinha da treta. Enfim...

Mas por causa dessas suites dá um bom apartamento para duas acompanhantes montarem negócio.

Os quartos que basicamente servem para dormir na maior parte dos casos acabam por gastar quase o triplo da área da cozinha que é uma coisa minúscula.

Pode não ser muito funcional mas o hall é feito com essas dimensões para ser mais impactante.

Apesar dessa situação, prefiro mil vezes do que estar a cozinhar na sala.

Acho que depende de quantas pessoas vão morar no local. Se forem só 2, acho perfeitamente possível comer na cozinha. Deve haver ali pelo menos 1.20m de espaço livre. Se arranjares uma mesa retangular não muito larga, ou até mesmo uma redonda que dobre a meio, não vejo grandes problemas de colocá-la neste espaço:

mesa.jpg

Digo isto porque a minha cozinha, apesar de maior em dimensão, tem uma configuração parecida, e tenho uma mesa de 70cm redonda, e ainda sobra algum espaço. No caso, também somos só 2

Penso que não deve dar, o tamanho é a contar com as bancadas certo?

Se for a cozinha é pequenina (muito).

Parece menor do que realmente é. As bancadas têm 60cm. Aquela área entre as bancadas e a parede tem, na parte mais larga, mais de 135cm... (isto medido à escala com uma régua no monitor) [:D]

Já se falou muito por aqui

Comeca a ser impensável em construção mais premium não teres quartos sempre suite.

Para mim não é desperdício nenhum, todos os quartos serem suíte até é uma coisa que valorizo bastante.

A única coisa que não me agrada nesse apartamento (além do preço [:D]) é a difícil relação da cozinha com a sala, mas acho que qualquer outra solução ali ficaria pior por falta de dimensão.

Isto numa estrutura funcional bastante comum, porque poderia ter sido pensado fora da caixa e ter dado algo diferente.

mesa.jpg

diria que ali só mesmo uma pequena mesa para um pequeno almoço a 1/2…apertado, e cortas a circulação na cozinha.

a funcionalidade da casa melhorava com mais portas de correr em certas localizações mas provavelmente há limitação pelas paredes do tipo de construção antiga.

ali na zona da entrada/cozinha/acesso aos quartos é uma sucessão de portas convencionais, não tens espaço para móveis de apoio e vai parecer tudo mínimo se não deixares as portas abertas.

Para mim não é desperdício nenhum, todos os quartos serem suíte até é uma coisa que valorizo bastante.

A única coisa que não me agrada nesse apartamento (além do preço [:D]) é a difícil relação da cozinha com a sala, mas acho que qualquer outra solução ali ficaria pior por falta de dimensão.

Isto numa estrutura funcional bastante comum, porque poderia ter sido pensado fora da caixa e ter dado algo diferente.

Concordo. E outra coisa que também se destaca em um apartamento pequeno como este, são as varandas com uma largura bastante aceitável, quase na ordem dos 3 metros.

Tenho visto alguns apartamentos pequenos com varandas bem grandes, mas quase sempre são compridas e estreitas (por exemplo 15 metros x 1,5). Prefiro uma varanda de 3 x 4m do que uma desse género, porque acaba por ser muito mais útil.

E qual é o problema disso e que consequências vêm daí?
Todas e nenhumas. Como não fica evidenciado o motivo da renegociação pode não ajudar na imagem de responsabilidades de crédito para novos financiamentos. Mas isso depende de diversas variáveis, pelo que só será eventual real problema para quem já tiver uma posição fragilizada.

Eu pedi agora a revisão de um financiamento, e deverei pedir mais revisões em breve.

A cozinha tem o mínimo à largura, 1,8metros. (mais ou menos centímetro), Ou seja tem 1,2m entre parede e bancada, se meter a mesa mesmo que de 60cm fica com 60cm para passar. Se abrir uma porta com sorte bate na mesa.

Tambem gostava de saber.

Os registos no Banco de Portugal não tem uma duração de 3 meses?
Enquanto durar o financiamento ele irá aparecer no mapa de responsabilidades do banco de portugal, pelo que quando falamos de financiamentos de imóveis que por norma ocorrem em prazos prolongados, a marca ficará lá esse tempo.

Eu vou colocar-me do lado do banco. Se me aparecer um potencial cliente com o registo de "crédito renegociado" vai ficar com uma pontuação/score inferior a um cliente que não tenha esse registo.

Pode não fazer diferença nenhuma à maior parte das pessoas porque tipicamente é o único crédito que fazem na vida. Mas também pode ser prejudicial e provocar uma recusa de um banco.
Sim, pode fazer diferença, mas acredito que só faça real diferença onde a decisão já esteja difícil e esse factor pode meter por terra um novo financiamento.

Concordo. E outra coisa que também se destaca em um apartamento pequeno como este, são as varandas com uma largura bastante aceitável, quase na ordem dos 3 metros.

Tenho visto alguns apartamentos pequenos com varandas bem grandes, mas quase sempre são compridas e estreitas (por exemplo 15 metros x 1,5). Prefiro uma varanda de 3 x 4m do que uma desse género, porque acaba por ser muito mais útil.

As varandas é um tema um pouco difícil de analisar. Também prefiro varandas com 2 ou 3m de profundidade do que varandas com 1.2/1.5m, mas é preciso ver o contexto da construção, e muitas vezes também existem aspectos regulamentares (a partir de x M2 pode contar para a área de construção) que influenciam na opção escolhida.
​​​​​​

Ontem fui visitar mais um prédio em construção, e reparei que já há moradores em um dos apartamentos, apesar do prédio ainda não ter licença de habitação. :sh):sh)

Até fiquei interessado em um dos apartamentos, mas isto deixou-me (muito) de pé atrás. Não é ilegal? Se faço negócio, não há o risco da câmara negar a licença por causa disto? E se acontece algum acidente com alguém que lá está a morar, isto provavelmente dá um problema sem fim, certo? Ou estarei a exagerar no "drama"? O vendedor, como é óbvio, disse que não se passa nada. Mas eu achei muito estranho.

P.S. Nos últimos tempos tenho visitado algumas obras,e vi coisas estranhas e certas aldrabices que nunca imaginei que existissem em 2023... :sh):sh):sh)

Já lidei com um caso em que foi pedida uma licença de utilização parcial, mas era um edifício de serviços e os acessos não interferiam com os espaços ainda a concluir.

Voltar
Superior