EscapeLivre
Well-known member
Como disseram no post acima, quem tem dinheiro são as pessoas, os bancos não tem peva!
Ninguém está a diabolizar, não se trata disso, trata-se sim de entender como funciona o modelo de negócio de um banco, como fazem lucros, e que só vivem de lucros obscenos para pagar mordomias ao seu board.
Estamos a falar de bancos que impingem produtos aos clientes que não precisam desses produtos com x-sell ridículos, bancos que dão falsas informações para vender produtos financeiros, bancos que não explicam aos clientes o que estão a assinar/comprar, bancos que não acompanham taxas de juro do mercado, que cobram comissões ridículas e nada transparentes, que não são pro-ativos a oferecer melhores condições aos clientes de décadas, etc.
Numa conversa de ocasião fui descobrir recentemente que a minha sogra estava a pagar um spread de 1.75% [8b][8b], ela nem fazia ideia só reclamou que a prestação aumentou, e o banco como é óbvio nunca lhe disse nada. Estamos a falar de um banco de aldeia, onde toda a gente conhece toda a gente! Claro que o banco, legalmente não fez nada errado, moralmente.... deixo ao teu critério!
Diabolizar bancos, nada disso! Agora no que os puder encavar, encavo! Negoceiem esses spreads como se estivessem a negociar a vossa vida, que além desse banco, há dezenas de outros no mercado dispostos a aceitar o vosso dinheiro!
Ficar marcado no banco de Portugal? Essa fez-me rir, a sério que sim! []
Sim mas no fundo funciona tudo assim, o cliente ou tem a pestana aberta ou é comido de cebolada, só que desde há uns anos nos bancos que vem lá muuuita informação útil, tanto nos papeis finais como nas simulações. E os bancos têm dinheiro sim, e lucros.
E esse exemplo que dás é de facto uma péssima atitude do banco, só que não os vejo de pior forma que um gigante da energia, uma seguradora, comunicações ou um hipermercado...anda tudo ao mesmo...