Tópico das Casas

Como disseram no post acima, quem tem dinheiro são as pessoas, os bancos não tem peva!

Ninguém está a diabolizar, não se trata disso, trata-se sim de entender como funciona o modelo de negócio de um banco, como fazem lucros, e que só vivem de lucros obscenos para pagar mordomias ao seu board.

Estamos a falar de bancos que impingem produtos aos clientes que não precisam desses produtos com x-sell ridículos, bancos que dão falsas informações para vender produtos financeiros, bancos que não explicam aos clientes o que estão a assinar/comprar, bancos que não acompanham taxas de juro do mercado, que cobram comissões ridículas e nada transparentes, que não são pro-ativos a oferecer melhores condições aos clientes de décadas, etc.

Numa conversa de ocasião fui descobrir recentemente que a minha sogra estava a pagar um spread de 1.75% [8b][8b], ela nem fazia ideia só reclamou que a prestação aumentou, e o banco como é óbvio nunca lhe disse nada. Estamos a falar de um banco de aldeia, onde toda a gente conhece toda a gente! Claro que o banco, legalmente não fez nada errado, moralmente.... deixo ao teu critério!

Diabolizar bancos, nada disso! Agora no que os puder encavar, encavo! Negoceiem esses spreads como se estivessem a negociar a vossa vida, que além desse banco, há dezenas de outros no mercado dispostos a aceitar o vosso dinheiro!

Ficar marcado no banco de Portugal? Essa fez-me rir, a sério que sim! [:D]

Sim mas no fundo funciona tudo assim, o cliente ou tem a pestana aberta ou é comido de cebolada, só que desde há uns anos nos bancos que vem lá muuuita informação útil, tanto nos papeis finais como nas simulações. E os bancos têm dinheiro sim, e lucros.

E esse exemplo que dás é de facto uma péssima atitude do banco, só que não os vejo de pior forma que um gigante da energia, uma seguradora, comunicações ou um hipermercado...anda tudo ao mesmo...

Já me recusaram cartões de crédito, sabes o que se faz nesse cenário? Vai-se a outro lado fazer um 😉. Não faltam outras opções.
Aderindo a um pari ficas automaticamente impedido de ter qualquer cartão de crédito, por exemplo, penso.

Não faltar opções funciona bem para quem possa ter muitas, mas para quem tiver poucas, ou nenhumas, os pormenores podem fazer a diferença.

Com isto não digo que se evite negociar, bem pelo contrário. Mas é preciso ter alguma noção de eventuais limitações, especialmente os que que já possam ter essas opções limitadas.

Sim mas no fundo funciona tudo assim, o cliente ou tem a pestana aberta ou é comido de cebolada, só que desde há uns anos nos bancos que vem lá muuuita informação útil, tanto nos papeis finais como nas simulações. E os bancos têm dinheiro sim, e lucros.

E esse exemplo que dás é de facto uma péssima atitude do banco, só que não os vejo de pior forma que um gigante da energia, uma seguradora, comunicações ou um hipermercado...anda tudo ao mesmo...

Os bancos continuam a ser uns chulos do cidadão e a tudo fazer para o endrominar nas negociações.
Ainda o mês passado um casal conhecido foi aconselhado a fazer um crédito habitação a taxa variável em detrimento de um a taxa fixa. Foram comidos. Licenciados, mas produtos da iliteracia financeiro com que o nosso sistema de ensino os deixa.

A propósito da polémica da renegociação dos créditos eu faço um desenho.

A renegociação fica identificada no próprio banco e com a designação de renegociação voluntário/regular ou outro termo qq. O que é natural. Os pedidos de amortização tb ficam assinalados na vida do mutuo. Não é uma coisa má. Seriam maus incumprimentos ou restruturações na sequência deles.

Outra coisa completamente diferente é a Central de Responsabilidades do Crédito do BdP e essa é a que interessa na relação com outros bancos.

Aí não aparece a renegociação.

Convido todos a irem lá consultar e verem o que aparece. Basta a pass das finanças.

Eu acabei de a consultar e não aparece nenhuma das minhas 2 renegociações.[;)]

Bom projecto, bem pensado e funcional.
A interpretação do Arquitecto na casa de banho acessível é que é questionável, mas também não é nada de grave.
Alguma questão por não terem optado por sanitas suspensas?
E essa escada parece-me muitoooo optimista.

Os bancos continuam a ser uns chulos do cidadão e a tudo fazer para o endrominar nas negociações.
Ainda o mês passado um casal conhecido foi aconselhado a fazer um crédito habitação a taxa variável em detrimento de um a taxa fixa. Foram comidos. Licenciados, mas produtos da iliteracia financeiro com que o nosso sistema de ensino os deixa.

Taxas fixas no momento de pico ou planalto das taxas de juros devem ser bons negócios devem.[:D]

Alguma coisa não está certa, ou o Timming das fotos foi diferente ou houve troca de fotos, pq na cozinha numa imobiliária está só a MLL e MLR e por cima desta ultima está um armário saído, e na outra está apenas a MLR e Frigorífico.

A sala parece efetivamente a mesma mas os quartos já não.

Sabem-me dizer qual a legislação que define as medidas mínimas dos lugares de estacionamento nas garagens dos prédios?

Não há legislação específica.
Algumas câmaras definem regras de estacionamentos, outras não.
Tens apenas regras para as acessibilidades, que é um lugar de 2.50x5.00m com uma faixa lateral de 1.00m

Eu tento sempre fazer 2.50x5.00m.
Mas o mais comum é fazer-se 2.30x5.00m

Colegas, o que acham deste T3+1? Não tenho áreas detalhadas nesta planta, mas a sala + cozinha open space tem cerca de 47m2, suite cerca de 18m2, o resto não sei bem, mas é proporcional. Quartos virados para nascente, sala + cozinha para sul e nascente. As varandas têm ao todo 50m2. Tem box para 3 carros.

Relativamente barato (pouco caro), porque a locazilação é boa, mas não tão boa como outros na zona.

As qualidades eu sei, queria era que encontrassem defeitos.

pc.jpg

Entao não são só os velhotes emigrantes do BES que são assim ignorantes. :)

Olha eu tb sou. Se o banco quisesse, tinha-me comido de cebolada.

Mas é o banco, o hiper, a NOS, etc.

Bancos é pior bem sei, porque envolve muitas coisas que para muitos são chinês.

Última edição:
Bem, agora estou a viver aquilo que é o sonho de muitos [:p]

A viver em plena cidade do Porto, centro, a uns 200m do trabalho.

Primeira vantagem: ter muita coisa pa ir jantar.
Segunda vantagem: ter muita coisa para ir jantar, económica ! Se fosse em LX duvido que conseguisse pratos diários a €4,50 / €5.00

Claro que carro nem o tenho, ficou lá em casa na " semi aldeia " perto da AML que lá é que ele tá bem [:cool:]

Não há legislação específica.
Algumas câmaras definem regras de estacionamentos, outras não.
Tens apenas regras para as acessibilidades, que é um lugar de 2.50x5.00m com uma faixa lateral de 1.00m

Eu tento sempre fazer 2.50x5.00m.
Mas o mais comum é fazer-se 2.30x5.00m

É isso. Circulação também um mínimo de 5m, e os pilares não devem estar nas pontas.

Regulamentos como o da câmara do Porto até permite ter apenas 4,7m de profundidade, o que é bastante pouco.

Colegas, o que acham deste T3+1? Não tenho áreas detalhadas nesta planta, mas a sala + cozinha open space tem cerca de 47m2, suite cerca de 18m2, o resto não sei bem, mas é proporcional. Quartos virados para nascente, sala + cozinha para sul e nascente. As varandas têm ao todo 50m2. Tem box para 3 carros.

Relativamente barato (pouco caro), porque a locazilação é boa, mas não tão boa como outros na zona.

As qualidades eu sei, queria era que encontrassem defeitos.

pc.jpg

Não aponto aí nenhum defeito evidente, parece-me estar bastante bem.

Eu implico muito com essa história dos "+1", por norma vejo é projetos mal feitos, mas nesse caso acho que até está bem, pode funcionar como a despensa que falta na cozinha.

Para saber a área com algum rigor, é dimensionar com referência em medidas que se entendem fixas, tipo os 80cm das portas interiores, ou os 60cm dos módulos dos armários de cozinha [:D]
​​​​
Se é para comprar e o preço está bom, avança, menos se a fachada dos quartos for a norte [:p]

Não aponto aí nenhum defeito evidente, parece-me estar bastante bem.

Eu implico muito com essa história dos "+1", por norma vejo é projetos mal feitos, mas nesse caso acho que até está bem, pode funcionar como a despensa que falta na cozinha.

Para saber a área com algum rigor, é dimensionar com referência em medidas que se entendem fixas, tipo os 80cm das portas interiores, ou os 60cm dos módulos dos armários de cozinha [:D]
​​​​
Se é para comprar e o preço está bom, avança, menos se a fachada dos quartos for a norte [:p]

A fachada dos quartos e parte da sala é nascente, a outra parte da sala é sul.

O 'defeito' que vejo são os quartos um pouco pequenos, mas hoje em dia vê-se o mesmo até em T4 e T5...

Voltar
Superior