Tópico das Casas

Reduzir taxas? [:D]

É mais reduzir o trabalho e facilitar o processo de tratamento do lixo, aumentando a rentabilidade das empresas que fazem tratamento.

Por outro lado, não sou totalmente contra mas sempre com algumas reservas.

Na teoria sim, a taxa TER (???, não sei se é este o nome)
As empresas que fazem o tratamento são na grande maioria públicas por isso por aí não vejo problema. Sendo que é possível aumentar os resíduos que são aproveitados para utilização agrícola e por aí.
Se ninguém quer a lixeiras à sua porta (só à porta dos outros) este acho que é um caminho obrigatório para todos, mesmo sabendo que as máquinas estão cada vez mais sofisticadas e conseguem fazer parte deste trabalho.

IMI na casa de residência é o maior absurdo que existe. :sh)
Metam IMI para quem tem mais casas, mas gratuito para quem só tem uma.

Por uma casal "normal" pagar 30/40/50€ MÊS para o estado é completamente absurdo e até devia ser ilegal.
Segundo a constituição todos têm direito a habitação... Mas mesmo paga com dinheiro "limpo" há que pagar ainda mais impostos.

Como é nos outros países? Alguém tem ideia?

Totalmente de acordo.

Aliás, estando tão em voga o Direito à Habitação vs. Direito à Propriedade, o IMI deveria fazer precisamente essa distinção:
  1. imóveis com "função habitação" - isentos
  2. imóveis com "função propriedade/rendimento" - tributados com base em critérios de custos públicos de infraestruturação e índice de disponibilidade de imóveis com "função habitação" naquela determinada unidade territorial
Através desta divisão clara do património predial (e através do cruzamento de dados com a residência fiscal declarada à AT) seria até possível "fiscalizar automaticamente" os arrendamentos não declarados.

Na teoria sim, a taxa TER (???, não sei se é este o nome)
As empresas que fazem o tratamento são na grande maioria públicas por isso por aí não vejo problema. Sendo que é possível aumentar os resíduos que são aproveitados para utilização agrícola e por aí.
Se ninguém quer a lixeiras à sua porta (só à porta dos outros) este acho que é um caminho obrigatório para todos, mesmo sabendo que as máquinas estão cada vez mais sofisticadas e conseguem fazer parte deste trabalho.

Em jeito de curiosidade, há uns 4 anos o director de um aterro sanitário dizia-me que 2 terços do que lá chegava era material que se tivesse sido correctamente separado a montante poderia perfeitamente ter sido reciclado (vidro estilhaçado, plásticos de pequena dimensão, etc.). Ou seja, um aterro que vai ter uma vida útil inferior em 2 terços face ao ideal, porque os habitantes da zona não separam as coisas correctamente.

A recolha de RSU varia bastante conforme o município, e mesmo dentro do município pode haver várias soluções diferentes.

- não ser preciso nada e a recolha ser feita por contentores publicos
- recolha porta à porta em saco nos dias "x"
- compartimento de RSU para cada empreendimento
- contentores em profundidade a cargo do promotor dos edifícios
- contentores individuais fornecidos pelo município aos cidadão onde têm de os colocar na rua das datas "x, y ou z"

Enfim, o céu é o limite na criatividade destas questões [:D]

Na minha família desde sempre que se faz a separação dos restos de legumes e fruta, dos restos de comida, da restante produção de lixo.

Os restos de legumes e fruta vão para as galinhas, ou para compostagem. Os restos de comida vão para o cão e o gato. De resto pouco mais sobra em termos de volume.

Sou a favor que se implementem sistemas de recolha de lixos organicos separados, faz-me alguma confusão misturar restos de comida e vegetais com lixo comum.
Há ainda muito trabalho a ser feito nestas questões, mas parte muito de nós cidadãos de como fazer para melhorar, a começar pela reutilização/recolha de tara.

Lixos de construção é outro filme...

Sim tabem, os cidadãos têm de fazer tudo.
E pagar ao mesmo tempo...

Neste caso a responsabilidade tem de ser de parte a parte, isto se quisermos evoluir enquanto sociedade...

Que digas que os políticos gostam de empurrar com a barriga muitas destas situações, concordo, mas nós também temos as nossas obrigações, ou pelo menos as regras do bom senso.
Perto da minha casa há uma praia fluvial e um parque público, onde muita gente se junta principalmente ao fim de semana para umas festarolas, ou umas idas à praia. Até aí tudo bem, mas uma boa parte são uma cambada de porcos que deixam tudo cheio de lixo sem sequer se dar ao trabalho de ir deitar nos contentores (ok, também são manifestamente insuficientes).
Tem zonas de estacionamento onde param carros, muitas vezes ao fim do dia/noite para namorar e comer comida que trazem do Mac drive, sabes o que fazem às embalagens? Abrem os vidros e atiram pela janela [8b]
Depois lá anda o senhor que varre as ruas a recolher o lixo, isto se o tempo estiver calmo, porque se estiver vento as embalagens ou até papel higiénico! acabam por voar e ir parar a terrenos privados, que se estiverem abandonados/pousio, quando o vão limpar ao fim de uns anos têm uma bela surpresa: quantidades infindáveis de lixo, embalagens que estão lá à anos e não se degradam propriamente rápido...

Sim tabem, os cidadãos têm de fazer tudo.
E pagar ao mesmo tempo...

Quanto menos fizeres mais vais pagar, é simples.
Para mim é acima de tudo uma questão de sociedade e moral até. A lixeira de bRaga está na Povoa de lanhoso, nas dezenas de vezes que lá passo penso, coitado deste pessoal que leva com esta porcaria a vida toda, desde logo o cheiro que por vezes é intenso. No fim acaba por ser muito mais pensar nos outros que uma questão financeira.

Neste caso a responsabilidade tem de ser de parte a parte, isto se quisermos evoluir enquanto sociedade...

Que digas que os políticos gostam de empurrar com a barriga muitas destas situações, concordo, mas nós também temos as nossas obrigações, ou pelo menos as regras do bom senso.
Perto da minha casa há uma praia fluvial e um parque público, onde muita gente se junta principalmente ao fim de semana para umas festarolas, ou umas idas à praia. Até aí tudo bem, mas uma boa parte são uma cambada de porcos que deixam tudo cheio de lixo sem sequer se dar ao trabalho de ir deitar nos contentores (ok, também são manifestamente insuficientes).
Tem zonas de estacionamento onde param carros, muitas vezes ao fim do dia/noite para namorar e comer comida que trazem do Mac drive, sabes o que fazem às embalagens? Abrem os vidros e atiram pela janela [8b]
Depois lá anda o senhor que varre as ruas a recolher o lixo, isto se o tempo estiver calmo, porque se estiver vento as embalagens ou até papel higiénico! acabam por voar e ir parar a terrenos privados, que se estiverem abandonados/pousio, quando o vão limpar ao fim de uns anos têm uma bela surpresa: quantidades infindáveis de lixo, embalagens que estão lá à anos e não se degradam propriamente rápido...

Claro que todos têm de remar para o mesmo lado.

Mas as pessoas que fazem reciclagem alimentam uma industria de milhões onde todos ganham, menos que faz o trabalho de separar as coisas.
Além disso ainda paga taxas enormes de resíduos e limpezas e afins.

Não sei como está agora em Lisboa, mas há uns anos quando começaram com a recolha selectiva, avisaram as empresas da responsabilidade dos contentores e do conteudo. Claro nas empresas onde é mais fácil taxas e multar. A ideia é que se o contentor do papel tinha mais qq coisa do que papel a empresa era multada. O que é absurdo já que a recolha é nocturna e em espaço público nenhuma empresa pode garantir que o caixote que deixa na rua as 19h fica selado até que venha o camião as 2h...
Ou seja a CML queria ter as pessoas a separar e a garantir que estava bem separado, sobre o peso de grandes multas. :sh)
O que é que muitas empresas fizeram? Cagaram na reciclagem...

IMI na casa de residência é o maior absurdo que existe. :sh)
Metam IMI para quem tem mais casas, mas gratuito para quem só tem uma.

Por uma casal "normal" pagar 30/40/50€ MÊS para o estado é completamente absurdo e até devia ser ilegal.
Segundo a constituição todos têm direito a habitação... Mas mesmo paga com dinheiro "limpo" há que pagar ainda mais impostos.

Como é nos outros países? Alguém tem ideia?

É pior....

Council tax no UK é pag por quem arrenda, de tão alta que é os proprietários/senhorios passam o custo, tens que somar à renda :sh)

Last edited:
Qualquer casa básica são 100-150 libras...mês! para o município, depende da tua tax band também.

como inquilino acho que só não pagas caso o regime de aluguer seja partido, ie, se alugares quarto numa casa.

Quanto aos lixos. Depois de ter vivido uns anos em 2 países diferentes, fica-se com uma noção de como somos tratados como bebés no que diz respeito ao lixo.

o quanto é fácil e irresponsável produzir lixo por cá porque há uma frequencia de recolha e poucas ou nenhumas obrigações, sem paralelo a boa parte dos países ditos civilizados.

e a conta reflecte-se nos impostos (municipais), andmaos todos a alimentar uma máquina absurda de recursos e custos no tratamenbto e processamento na base do conforto da irresponsabilidade como tratamos o nosso lixo e nos deixam continuar a fazer.

o pessoal nem noção tem.

ainda reclama que têm poucos lixos ou pouca recolha

falta de noção [:D][;)]

Mas as pessoas que fazem reciclagem alimentam uma industria de milhões onde todos ganham, menos que faz o trabalho de separar as coisas.
Além disso ainda paga taxas enormes de resíduos e limpezas e afins.

Não sei como está agora em Lisboa, mas há uns anos quando começaram com a recolha selectiva, avisaram as empresas da responsabilidade dos contentores e do conteudo. Claro nas empresas onde é mais fácil taxas e multar. A ideia é que se o contentor do papel tinha mais qq coisa do que papel a empresa era multada. O que é absurdo já que a recolha é nocturna e em espaço público nenhuma empresa pode garantir que o caixote que deixa na rua as 19h fica selado até que venha o camião as 2h...
Ou seja a CML queria ter as pessoas a separar e a garantir que estava bem separado, sobre o peso de grandes multas. :sh)
O que é que muitas empresas fizeram? *****am na reciclagem...

posso afiançar que quase todos os dias de manhã os caixotes da minha loja têm sacos de lixo domestico, independentemente de ser o dia do caixote azul, amarelo ou cinza.
isto porque a maioria dos moradores da vizinhança sai de manhã com o lixo e mete nos nossos caixotes que ainda estão na rua, por norma os caixotes dos prédios estão fechados num cubículo e a porteira só os mete a uso na noite da recolha e depois volta a trancar.

Simples, façam menos desperdício. Consumam menos e sejam mais criteriosos nas escolhas que fazem e que podem criar lixo e desperdício.

Esta foi remodelada, habitada e agora está à venda por uns trocos. Devem ter pressa, pedem quase 3 milhões...!

IMG_20230510_174313.jpg IMG_20230510_174344.jpg IMG_20230510_174434.jpg
​​​

Para quem segue estas coisas no Youtube: Está à venda salvo erro desde o início do ano o apt mais caro do mundo. É em NY e é de facto único.

Está tão alto que mesmo sendo no centro da cidade não se ouve qlq ruído no terraço (sim, tem o terraço mais alto do mundo num apt residencial) pq o som não chega lá acima!

Pedem 250M e tenho para mim que o IMI/property tax é um dos entraves a estas casas.

Em números redondos deve pagar 5M/ano de "IMI". Claro que me podem dizer que isto são casas para bilionários (neste caso convém ter até bem mais de 1B de net worth) e que 5M/ano são "peanuts", mas sinceramente acho que ng no mundo gosta de pagar 5M/ano apenas para um imposto de apenas um apt, mesmo que sejas o tipo mais rico do mundo.

Até pq em condomínio e outras despesas são certamente outros milhões por ano...

O Parque das Nações já tem isso há 20 ano [:D]
(Não é de cada apartamento, mas de cada prédio, e o lixo comum de cada piso. )

O primeiro apt em que vi isso em PT (sim, comum para cada piso) foi num apt num condo na Quinta das Conchas que deve ter cerca de 20 anos. São os prédios por trás do PD (para quem conhece a zona).

A partir de janeiro de 2024 terás que separar ainda mais. Dependendo da cidade haverá sacos diferentes para separar restos de comida penso eu. O objetivo será reduzir tarifas... (os chamados bio residuos)

Na Catalunha já há isso pelo menos desde meados do ano passado.

Quanto a impostos/tarifas referentes ao lixo, em teoria são pagos nas futuras da água e não tem nada a ver com IMI. Aliás nem pode ter nada a ver com IMI pois seria discriminatório já que há quem não pague IMI (sim, há casas de VPTs tão baixos que estão isentas, e há outras que eram isentas e começaram a pagar*, devem ter mexido na fórmula).

*e não, não estou a falar de casos de fim de isenções de x anos após compra até pq falo de casos que começaram a pagar IMI ao fim de 20 anos de terem a casa

No PdN há, mas é uma conduta que partilha o ecoponto amarelo e azul. Em certos dias da semana é azul, em outros dias amarelo.
O verde (vidrão) esse continua a ter que ser posto na rua no vidrão...

O primeiro local onde vi isso foi também na Qta das Conchas. Nem sabia que havia locais onde rodavam, mas faz de facto sentido em zonas de maior densidade populacional.

Quanto aos lixos. Depois de ter vivido uns anos em 2 países diferentes, fica-se com uma noção de como somos tratados como bebés no que diz respeito ao lixo.
(…)
falta de noção [:D][;)]

O que em PT se paga de taxas para a recolha do lixo na fatura da água é irrisório face ao verdadeiro custo. Aliás acho que a maioria das pessoas nem tem noção que paga taxas sobre a recolha do lixo pq nunca olhou com atenção para a fatura da água. (acham que é grátis... Introduzir a piada do "eu pago o que for preciso para ter tudo grátis" [:D])

Pudera, a água em PT é outra coisa que é tão barata que ng liga.

Eu sei que isto é impopular, e que felizmente não é caro para toda a gente ter acesso a recolha de lixo e água potável em casa, mas o problema é que isto gera despreocupação completa.

A maior parte das pessoas não liga à separação do lixo, não liga nada à quantidade absurda de lixo que produz nem tem cuidado em gastar o mínimo de água. Mais uma vez, ng liga pq tudo isto é demasiado barato.

Somos capaz de acordar qdo daqui a umas décadas estivermos a viver a realidade do Wall-E, cheios de lixo. E também com falta de água e falta de tudo e mais alguma coisa...

Em jeito de curiosidade, há uns 4 anos o director de um aterro sanitário dizia-me que 2 terços do que lá chegava era material que se tivesse sido correctamente separado a montante poderia perfeitamente ter sido reciclado (vidro estilhaçado, plásticos de pequena dimensão, etc.). Ou seja, um aterro que vai ter uma vida útil inferior em 2 terços face ao ideal, porque os habitantes da zona não separam as coisas correctamente.

Faltam incentivos.

Falta também informação correcta sobre reciclagem porque o papel por exemplo não pode ter resíduos orgânicos entranhados.

O alumínio é supostamente muito bom neste aspeto e em geral para reciclagem ou seja se calhar deveriam haver muito mais embalagens de alumínio em vez de plástico.

Falta também uns centros onde podes ir depositar "monos" como um que já vi no Reino Unido creio.

Era um centro muito grande e haviam contentores para eletrónica, bicicletas, sanitários, etc.

Entravas de carro e depositavas tu.

Claro que depende da civilidade mas era um bom começo.

Supostamente já existem em Lisboa, mas o único a que foi, Parque das Nações, não faz selecção quase nenhuma e é pequeno.

Para isso chamo para eles virem buscar.

Às vezes pergunta-se onde a sociedade civil pode contribuir e é nesta área que pode contribuir e muito ou não fosse ela a produtora do "lixo".

Só que haver um documentário ou uma reportagem com pés e cabeça sobre reciclagem em português de Portugal também não encontras.

PS:

Já agora em relação ao tema da água, outra vez gostamos de exagerar, tal como na redução das emissões de carbono que podemos controlar.

70-75% do consumo de água é pela agricultura e pecuária e 20% do sector urbano.

A EPAL tem projetos interessantes e capacidade própria para os financiar, portanto não comecem a falar em aumentar os preços da água quando não é preciso.

É preciso é mais eficiência em muitos locais onde não é a EPAL a gerir e a remodelar a rede.

Mas mesmo para a área metropolitano de Lisboa ser independente em termos hídricos teve de ir buscar água a mais de 100km a Castelo de Bode.

Last edited:
Back