Para quem segue estas coisas no Youtube: Está à venda salvo erro desde o início do ano o apt mais caro do mundo. É em NY e é de facto único.
Está tão alto que mesmo sendo no centro da cidade não se ouve qlq ruído no terraço (sim, tem o terraço mais alto do mundo num apt residencial) pq o som não chega lá acima!
Pedem 250M e tenho para mim que o IMI/property tax é um dos entraves a estas casas.
Em números redondos deve pagar 5M/ano de "IMI". Claro que me podem dizer que isto são casas para bilionários (neste caso convém ter até bem mais de 1B de net worth) e que 5M/ano são "peanuts", mas sinceramente acho que ng no mundo gosta de pagar 5M/ano apenas para um imposto de apenas um apt, mesmo que sejas o tipo mais rico do mundo.
Até pq em condomínio e outras despesas são certamente outros milhões por ano...
O Parque das Nações já tem isso há 20 ano [

]
(Não é de cada apartamento, mas de cada prédio, e o lixo comum de cada piso. )
O primeiro apt em que vi isso em PT (sim, comum para cada piso) foi num apt num condo na Quinta das Conchas que deve ter cerca de 20 anos. São os prédios por trás do PD (para quem conhece a zona).
A partir de janeiro de 2024 terás que separar ainda mais. Dependendo da cidade haverá sacos diferentes para separar restos de comida penso eu. O objetivo será reduzir tarifas... (os chamados bio residuos)
Na Catalunha já há isso pelo menos desde meados do ano passado.
Quanto a impostos/tarifas referentes ao lixo, em teoria são pagos nas futuras da água e não tem nada a ver com IMI. Aliás nem pode ter nada a ver com IMI pois seria discriminatório já que há quem não pague IMI (sim, há casas de VPTs tão baixos que estão isentas, e há outras que eram isentas e começaram a pagar*, devem ter mexido na fórmula).
*e não, não estou a falar de casos de fim de isenções de x anos após compra até pq falo de casos que começaram a pagar IMI ao fim de 20 anos de terem a casa
No PdN há, mas é uma conduta que partilha o ecoponto amarelo e azul. Em certos dias da semana é azul, em outros dias amarelo.
O verde (vidrão) esse continua a ter que ser posto na rua no vidrão...
O primeiro local onde vi isso foi também na Qta das Conchas. Nem sabia que havia locais onde rodavam, mas faz de facto sentido em zonas de maior densidade populacional.
Quanto aos lixos. Depois de ter vivido uns anos em 2 países diferentes, fica-se com uma noção de como somos tratados como bebés no que diz respeito ao lixo.
(…)
falta de noção [

][

]
O que em PT se paga de taxas para a recolha do lixo na fatura da água é irrisório face ao verdadeiro custo. Aliás acho que a maioria das pessoas nem tem noção que paga taxas sobre a recolha do lixo pq nunca olhou com atenção para a fatura da água. (acham que é grátis... Introduzir a piada do "eu pago o que for preciso para ter tudo grátis" [

])
Pudera, a água em PT é outra coisa que é tão barata que ng liga.
Eu sei que isto é impopular, e que felizmente não é caro para toda a gente ter acesso a recolha de lixo e água potável em casa, mas o problema é que isto gera despreocupação completa.
A maior parte das pessoas não liga à separação do lixo, não liga nada à quantidade absurda de lixo que produz nem tem cuidado em gastar o mínimo de água. Mais uma vez, ng liga pq tudo isto é demasiado barato.
Somos capaz de acordar qdo daqui a umas décadas estivermos a viver a realidade do Wall-E, cheios de lixo. E também com falta de água e falta de tudo e mais alguma coisa...