Tópico das Casas

Então já pagas há 3 anos consecutivos?
este ano (2022) tiveste algum azar e os rendimentos do agregado baixaram para valores elegiveis? Houve alguma avaliação patrimonial e o vpt passou a elegivel?

Aqui no forum julgo que o unico utilizador que se queixou chegou à conclusão que ainda tem este ano de isenção.

Sim, já pago há 3 anos consecutivos.
Em 2022 o rendimento até aumentou. Em 2021 tive um acidente de trabalho e durante quase 4 meses não recebi salário, apenas o valor pago pela seguradora e que não entra no irs, mas já foi em 2021.
Que eu saiba não houve nenhuma avaliação patrimonial.

Continuo sem ter recebido a notificação por correio para pagamento do IMI e no portal da finanças também não tenho nenhuma nota de cobrança deste ano. Mais alguém?
Já recebi e paguei há umas semanas, através do ViabCTT. Mas hoje recebeu uma pessoa à minha frente, também via CTT.

• Like
Reactions: DBB
Tópico das Casas (e do prato a €5)

Afinal o zezoca tinha razão e pelos vistos tenho isenção lá do Artigo 48. Em 2021 tive um acidente e estive 4 meses sem salário. Essa baixa de salário só se refletiu no irs de 2022 e daí a isenção do imi.

Last edited:
Não sabia que dava para ter IMI por debito direto, a minha maria despaçarada é adepta ferranha disso. O IUC tambem dá?

Eu sou o contrário, só uso débito direto em ultimo caso, atualmente só operadoras tv/tlm para usufruir do suposto desconto.
Sim, o IUC também dá. Para mim, é menos uma dor de cabeça. DD é uma benção.

Sim, a orientação também vale muito.

Acho que comentei aqui em tempos, num empreendimento que são dois prédios iguais virados um para o outro. Faz com que hajam casa iguais, uma com a sala para sul e a outra com a sala para norte. A diferença eram 100.000€ para ter a sala para sul ou ter a sala para norte. [:D]

Sim, essa diferença nota-se, e bem. Neste caso em particular, o T3+1 tem os quartos a nascente, e sala a nascente + sul, e é ultimo piso. Já o T4 tem quartos a poente e sala a nascente, e é penúltimo piso. Não é que seja má a configuração do T4, mas se fosse eu invertia, e passava os quartos para nascente.

Eu acho que é por isso a diferença "pequena" entre o T3 e o T4. Se tivessem a mesma orientação e configuração, com o T4 a ter 50m2 a mais, e 2 lugares de garagem a mais, a diferença não seria de menos de 100K.

Podem dizer o que quiserem, mas eu não acredito que uma diária a 5 euros seja comida de qualidade. Simplesmente não é possível.
20 cêntimos para 200 gramas de esparguete e 2 euro para 200gr de carne e tens uma bolonhesa por menos de 2,5 euros enfarta brutos.

Repetir a receita com muitos hidratos, ingredientes baratos, óleo reciclado, e fazes uma casa.

Estas casas nem são para dar lucro, mas sim pagar as contas e manter o negócio a rolar.

O caso das refeições das escolas é um mau exemplo.
1°, são doses para crianças
2°, a qualidade maioritariamente não é a melhor, há por aí cada coisa que mete nojo
3°, o contexto de confecção é diferente, a ementa são no máximo 3 pratos diferentes feitos em quantidade industrial, e o desperdício deverá ser muito reduzido.
4°, não tenho a certeza disto, mas imagino que não paguem aluguer das instalações ou mesmo gastos com água, gás e energia, sendo apenas o trabalho.

Enfim, este tópico é tão imprevisível que se consegue discutir casas de 10.000€ M2, apartamento de 400.000€ como se fosse uma banalidade, misturado com refeições a 5€ na 2a maior área urbana do país [:D]
Obviamente quem compra casas de 10k m2, o mínimo que se pede é que tenha uma cantina social no bairro com refeições baratas. 👌

Já que o pessoal está a falar de IMI uma situação que me surgiu hoje

Uma casa isenta de imi desde 2014, recebeu IMI para pagar este ano.
A única modificação que surgiu em 2022 foi que o casal se "separou" (ainda não no papel) e a esposa foi para outra casa e mudou a morada.
Em termos de rendimentos não houve alteração e por aí continuavam isentos, o valor do imóvel também fica abaixo do valor de isenção.
Será a alteração de morada o motivo para acabar a isenção? A casa ficar como 2º habitação nas finanças?

Podem dizer o que quiserem, mas eu não acredito que uma diária a 5 euros seja comida de qualidade. Simplesmente não é possível.

Nos casos que referi era entremeada com salada e arroz, panados com arroz de feijão, calamares, por aí.
Os ingredientes até podem ser bons mas obviamente são baratos, arroz, feijão, etc.
Hoje nas grandes cidades isto pode parecer estranho porque é só pa ricos que lá compram casas mas n esquecer que nem sempre foi assim e ainda há " muita " gente com menos dinheiro que vive no centro ou mt proximo.

Bem, ontem ao andar pelo grande porto, lá vi 1 tasco, nao tinha a 5 euros mas era francesinha a 8 euros e outro prato qq a 7.

Se vir algum a 5 em 2023 boto aqui foto haha.

20 cêntimos para 200 gramas de esparguete e 2 euro para 200gr de carne e tens uma bolonhesa por menos de 2,5 euros enfarta brutos.

Repetir a receita com muitos hidratos, ingredientes baratos, óleo reciclado, e fazes uma casa.

Estas casas nem são para dar lucro, mas sim pagar as contas e manter o negócio a rolar.

Já agora, a capitação normal para um adulto säo 150 GR de carne limpa.

A carne para à bolonhesa também não é a 10 euros/kg, talvez metade. Mas acresce, azeite, cebola, tomate, sal, etc. acresce gás para cozinhar, acresce água para o esparguete e depois para lavar as louças, etc. acresce a amortização de todos os equipamentos dos exaustores,ao fogão passando pelos pratos e talheres, etc. além da remuneração de quem cozinha e de quem lava, mas também de quem fez as ementas, planeou e fez as compras, etc.

não é no Porto, mas não é longe e ficam satisfeitos de certeza para uma refeição de diária

Attachments

• photo156568.jpg
    photo156568.jpg
    695.4 KB · Views: 0
Nos casos que referi era entremeada com salada e arroz, panados com arroz de feijão, calamares, por aí.
Os ingredientes até podem ser bons mas obviamente são baratos, arroz, feijão, etc.
Hoje nas grandes cidades isto pode parecer estranho porque é só pa ricos que lá compram casas mas n esquecer que nem sempre foi assim e ainda há " muita " gente com menos dinheiro que vive no centro ou mt proximo.

Bem, ontem ao andar pelo grande porto, lá vi 1 tasco, nao tinha a 5 euros mas era francesinha a 8 euros e outro prato qq a 7.

Se vir algum a 5 em 2023 boto aqui foto haha.

8€ é muito diferente de 5€.

Eu não digo que não haja restaurantes com diárias a 5€, digo é que **Eu** não comeria lá, porque teria sérias dúvidas quanto ao que lá está a ser cozinhado. Porque ou as pessoas estão a perder dinheiro (não sabem fazer contas) ou estão a servir o pior possível em termos de comida.

Por 5€, uma salada e uma sandes trazida de casa, muito mais saudável certamente!

Continuo sem ter recebido a notificação por correio para pagamento do IMI e no portal da finanças também não tenho nenhuma nota de cobrança deste ano. Mais alguém?

O meu chegou ontem por carta.

São só 400€ pelo privilegio de ter uma casa, é uma espécie de renda sobre algo que já está pago e é nosso... :sh)

O meu chegou ontem por carta.

São só 400€ pelo privilegio de ter uma casa, é uma espécie de renda sobre algo que já está pago e é nosso... :sh)

IMI na casa de residência é o maior absurdo que existe. :sh)
Metam IMI para quem tem mais casas, mas gratuito para quem só tem uma.

Por uma casal "normal" pagar 30/40/50€ MÊS para o estado é completamente absurdo e até devia ser ilegal.
Segundo a constituição todos têm direito a habitação... Mas mesmo paga com dinheiro "limpo" há que pagar ainda mais impostos.

Como é nos outros países? Alguém tem ideia?

É preciso ter cuidado. Não adianta comer muitas refeições a 5€ se depois tiver que se passar na farmacia e gastar 10€ em Imodium rápido![:D]

Back