Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Só te posso falar em relação ao valor do spread - 4%. O meu irmão estava em negociação com a CGD para compra de habitação e não conseguiu que lhe fizessem uma proposta com um valor inferior. Nem no BES.
Depois disso retirou da CGD as poupanças que tinha e ontem telefonaram-lhe a perguntar porquê - como se não soubessem - blá, blá, e que vão rever o caso. Entretanto também está a tentar negociar com o Crédito Agrícola um spread na ordem dos 3%.
Vamos lá ver...
Eu nestas condições não hesitaria em alugar em vez de comprar [Spread a 3/4% mais 1 ou 2% de euribor dá entre 4 e 6 % de juro.... Quem for pedir, por exemplo 100,000€, não se esqueça que por ano tem de pagar 4 a 6,000€ de juros, que já dá quase para o aluguer de um apartamento de 100,000€!
Spread a 3/4% mais 1 ou 2% de euribor dá entre 4 e 6 % de juro.... Quem for pedir, por exemplo 100,000€, não se esqueça que por ano tem de pagar 4 a 6,000€ de juros, que já dá quase para o aluguer de um apartamento de 100,000€!
Eu nestas condições não hesitaria em alugar em vez de comprar []
Realmente dá que pensar, são encargos brutais, não estou a contar pedir tanto dinheiro, mas assusta um pouco os números :sh)
Peço desculpa pelo off-topic e pelo seguinte texto longo.
Antes de mais percebo pouco ou mesmo nada, de créditos à habitação, ando agora a tentar informar-me o mais possível, por isso peço que compreendam as perguntas de noob
Fui lendo aos poucos a thread, aprendi montes de coisas que não fazia ideia como funcionavam.
Ainda vivo em casa dos meus pais, mas já está na altura de sair do ninho, só que pelos vistos estou a sair numa altura pouco propicia para tal :sh)
Sei +/- até ao valor que posso comprar (por volta dos 120.000€) e vou pedir cerca de 55% ao banco, claro que isto são valores por alto. Ando a ver casas, fazer simulações primordialmente nos sites dos bancos. Apenas fiz uma simulação "real" com o meu gestor de conta e mesmo ele disse que agora os bancos não ofereciam spreads abaixo dos 4%, que era o máximo que ele podia fazer; disse-me também que agora poderia ficar com um spread alto, mas por ex. daqui a 1, 2 anos, se isto melhorasse sempre podia pedir uma renegociação.
Isto está sempre condicionado a múltiplas variáveis e não há uma fórmula igual para todos (não que isto valha muito nos dias que correm, mas tenho até um bom ordenado e já estou efectivo na empresa), mas quem tenha contraído um crédito recentemente, são estes +/- os valores de spread que têm sido aplicados?
Algures para trás falam sobre as Colinas do Cruzeiro, em conversa com o meu gestor de conta, fiquei a saber que ele tem lá vários amigos, o que ele me disse foi que se tentar comprar lá alguma coisa, para oferecer -20% do que o proprietário me pede :sh) não sei se realmente é assim, ou se o máximo que consigo é uma valente gargalhada do outro lado []
Para um completo leigo na matéria, os spreads vão aumentando e diminuindo consoante o quê? São "revistos" de quanto em quanto tempo?
Obrigado.
Não vais pedir tanto, mas o dinheiro que tens poupado também rende algum juro no banco, que ia ajudar a pagar a renda da casa, é preciso ter isso em conta.
Vê qual é o melhor.
DECO Proteste - Qual o melhor banco?
Os spreads vão aumentando ou diminuindo caso o banco queira e caso tenhas uma cláusula no contrato que lhes permita fazer isso.
Neste momento até é o que tenho feito, tenho dinheiro aplicado até meio do próximo ano, dai que também não convém mexer antes. Alugar casa também não está posto de parte, felizmente não tenho a necessidade de sair à pressa de casa, posso aguentar mais algum tempo para ver como as coisas correm.
Acontece que o mercado de arrendamento não é grande coisa.
Não é grande coisa porque durante muitos anos havia muito dinheiro barato (e falta de juízo) para comprar casa. Os negócios desenvolvem-se se houver procurar, não é o contrário (na maior parte dos casos).
Falta de juízo de quem pedia, mas tb de quem o dava. As familias estão à rasca, mas os bancos tb não estão nada bem.
E interessava a todos. Ninguém torceu o braço a ninguém.
Se há 10 anos ou 5 quisesses uma casa que ias fazer? Mesmo que nao quisesses comprar, a oferta era pouca.
Mta gente cometeu o erro básico. Comprou mais do que precisava.
Acontece que o mercado de arrendamento não é grande coisa.
Comprei casa no ano passado (2010) e uma das condições que tinha à partida era que nunca aceitaria um spread acima de 1% (consegui 0,6 sem fiadores). Se não tivesse conseguido um bom spread continuaria a arrendar. É óbvio que o spread não é tudo o que devemos considerar num crédito mas é um factor muito importante porque o spread é aquilo que adicionamos á taxa de juro.
Quando vejo os spreads actuais fico chocado e se já acho um erro tremendo comprar casa com um spread de 2%, quanto mais com um spread de 4%. Já são valores obscenos e que claramente indicam que os bancos não querem emprestar dinheiro. Ora, se o sinal dos bancos é que não querem emprestar dinheiro (através de spreads obscenos) não percebo porque é que as pessoas continuam sequer a ponderar fazer empréstimos nestas condições.