Hoje sou eu que vos peço as vossas ideias.
O R/C da minha casa (casa germinada de 3 pisos de ~100m3 cada) é composto por uma cozinha (mt grande), virada para as traseiras (um parque de lazer), sala de estar e jantar virados para a frente (pequeno pátio e jardim e depois muro e rua), sem ligação directa à cozinha, um WC de serviço e escadas para a garagem e piso superior. A despensa da planta não existe, é tudo cozinha. Assim como a porta cozinha - Sala de jantar. Aliás, a sala neste momento está invertida, zona de estar no jantar e vice versa.
Ando a pensar deitar tudo abaixo, mudar a cozinha de lado tirando assim partido de um pátio com jardim à frente, bem reservado com muro chapeado alto e arbustos. Passar a zona de lazer e jantar para as traseiras, usufruindo da excelente vista que lá tenho. Tenho também a necessidade de criar uma zona de lavandaria.
A ideia que tive foi esta:
Criar um bloco fechado com as zonas de escadas para baixo, para cima e WC serviço, lavandaria com uma pequena varanda só para si, as portas interiores todas de correr dentro das novas paredes em Pladur. Há ali um pilar ao meio.
Abrir as porta/janelas ao máximo, para muita luz natural, sendo que a da cozinha seria uma Janela larga com uma porta na mesma caixilharia. Eliminar os estores para poder crescer as janelas para cima e colocar brisas.
Depois é ver como faço a cozinha e crio separações de áreas com decorações.
O inconveniente que vejo é o WC virado para a zona de jantar,
O que faziam diferente aqui? Sempre que pego neste assunto tenho ideias novas/diferentes e ando sempre a adiar por causa disso.