Tópico das Casas

Não existe uma obrigatoriedade de 110 cm para todo o tipo de guardas nem do cumprimento das restantes regras que indicas porque a NP4491 não é de cumprimento obrigatório. Não obstante recomendo sempre que as guardas cumpram com a NP para salvaguardar os interesses dos envolvidos.

Tens algumas situações pontuais definidas no RT-SCIE que obrigam a guarda com 1.20 m.

Mas existe alguma altura mínima que seja obrigatória? Ou se quiseres meter uma guarda de 50cm, podes?

Mas existe alguma altura mínima que seja obrigatória? Ou se quiseres meter uma guarda de 50cm, podes?
Apesar de não estar expressamente prevista a aplicação da NP, o RGEU prevê que as obras sejam feitas de acordo com as boas normas da arte e que sejam asseguradas as condições de segurança. Daí recomendar que seja cumprido o definido na NP.

Tendo em conta que a legislação de segurança no trabalho prevê um mínimo de 90 cm de altura para as guardas diria que seria precisa muita imaginação para justificar uma altura inferior a essa.

A ideia que tive foi esta:

Projecto-RC-Ideia.jpg

Também torço o nariz à lavandaria.

Tal como já disseram vais ter de criar um corredor entre o wc e a zona de jantar/cozinha.

Podes então tentar ver como fica a cozinha no meio e colocar a lavandaria na parede de baixo.

Fico é com ideia de que te falta ai um pilar, onde era a lareira.

Não existe uma obrigatoriedade de 110 cm para todo o tipo de guardas nem do cumprimento das restantes regras que indicas porque a NP4491 não é de cumprimento obrigatório. Não obstante recomendo sempre que as guardas cumpram com a NP para salvaguardar os interesses dos envolvidos.

Tens algumas situações pontuais definidas no RT-SCIE que obrigam a guarda com 1.20 m.

Sim, tens razão a NP não é uma norma obrigatória.
Mas sendo uma norma de segurança e havendo termos de responsabilidade, penso que não seja de "brincar".
E já apanhei Câmaras que obrigam aos 110cm.

Hoje sou eu que vos peço as vossas ideias.

O R/C da minha casa (casa germinada de 3 pisos de ~100m3 cada) é composto por uma cozinha (mt grande), virada para as traseiras (um parque de lazer), sala de estar e jantar virados para a frente (pequeno pátio e jardim e depois muro e rua), sem ligação directa à cozinha, um WC de serviço e escadas para a garagem e piso superior. A despensa da planta não existe, é tudo cozinha. Assim como a porta cozinha - Sala de jantar. Aliás, a sala neste momento está invertida, zona de estar no jantar e vice versa.

Ando a pensar deitar tudo abaixo, mudar a cozinha de lado tirando assim partido de um pátio com jardim à frente, bem reservado com muro chapeado alto e arbustos. Passar a zona de lazer e jantar para as traseiras, usufruindo da excelente vista que lá tenho. Tenho também a necessidade de criar uma zona de lavandaria.

Projecto-RC-Ideia.jpg

Criar um bloco fechado com as zonas de escadas para baixo, para cima e WC serviço, lavandaria com uma pequena varanda só para si, as portas interiores todas de correr dentro das novas paredes em Pladur. Há ali um pilar ao meio.
Abrir as porta/janelas ao máximo, para muita luz natural, sendo que a da cozinha seria uma Janela larga com uma porta na mesma caixilharia. Eliminar os estores para poder crescer as janelas para cima e colocar brisas.
Depois é ver como faço a cozinha e crio separações de áreas com decorações.

O inconveniente que vejo é o WC virado para a zona de jantar,

O que faziam diferente aqui? Sempre que pego neste assunto tenho ideias novas/diferentes e ando sempre a adiar por causa disso.

É uma alteração extrema. E assim ficou claramente demasiado aberta.
Teres as portas em cima das escadas também não é o ideal nem cumprirá algumas regras.

Tens de ver questões como o esgoto, água e a extracção da cozinha por exemplo. Tens acesso a isso tudo na outra ponta da casa?

O mais engraçado é que essa propiedade esteve a venda em 2013 por 15M. O mercado de imobiliário nos EUA, principalmente em zonas como LA, NYC, Miami e arredores as pessoas atiram o barro à parede para ver se cola. Compram por 10, gastam 1/2 em remodelações e colocam a venda por 50 mas depois fecham o negocio por 25.

Tenho um amigo que faz flipping de casas nos EUA e ele diz que as vezes basta uma pintura para colocar a casa a venda por mais 50/100% do valor que comprou.

O mais engraçado é que essa propiedade esteve a venda em 2013 por 15M. O mercado de imobiliário nos EUA, principalmente em zonas como LA, NYC, Miami e arredores as pessoas atiram o barro à parede para ver se cola. Compram por 10, gastam 1/2 em remodelações e colocam a venda por 50 mas depois fecham o negocio por 25.

Tenho um amigo que faz flipping de casas nos EUA e ele diz que as vezes basta uma pintura para colocar a casa a venda por mais 50/100% do valor que comprou.

Os americanos não descobriram a roda. Isso faz-se em Pt há anos.

Os americanos não descobriram a roda. Isso faz-se em Pt há anos.

Não na mesma dimensão, até porque a dimensão do mercado é outro. Em Portugal como em qualquer outro país podes comprar, fazer obras superficiais ou profundas e vender por um pouco mais, nos últimos anos tem conseguido lucros de 100,200% mas vender por 5/10x mais é altamente improvável, principalmente em casas de milhões.

Hoje sou eu que vos peço as vossas ideias.

O R/C da minha casa (casa germinada de 3 pisos de ~100m3 cada) é composto por uma cozinha (mt grande), virada para as traseiras (um parque de lazer), sala de estar e jantar virados para a frente (pequeno pátio e jardim e depois muro e rua), sem ligação directa à cozinha, um WC de serviço e escadas para a garagem e piso superior. A despensa da planta não existe, é tudo cozinha. Assim como a porta cozinha - Sala de jantar. Aliás, a sala neste momento está invertida, zona de estar no jantar e vice versa.

Whats-App-Image-2023-05-23-at-09-32-45.jpg

Ando a pensar deitar tudo abaixo, mudar a cozinha de lado tirando assim partido de um pátio com jardim à frente, bem reservado com muro chapeado alto e arbustos. Passar a zona de lazer e jantar para as traseiras, usufruindo da excelente vista que lá tenho. Tenho também a necessidade de criar uma zona de lavandaria.

Projecto-RC-Ideia.jpg

Criar um bloco fechado com as zonas de escadas para baixo, para cima e WC serviço, lavandaria com uma pequena varanda só para si, as portas interiores todas de correr dentro das novas paredes em Pladur. Há ali um pilar ao meio.
Abrir as porta/janelas ao máximo, para muita luz natural, sendo que a da cozinha seria uma Janela larga com uma porta na mesma caixilharia. Eliminar os estores para poder crescer as janelas para cima e colocar brisas.
Depois é ver como faço a cozinha e crio separações de áreas com decorações.

O inconveniente que vejo é o WC virado para a zona de jantar,

O que faziam diferente aqui? Sempre que pego neste assunto tenho ideias novas/diferentes e ando sempre a adiar por causa disso.

Eu trocaria a parte da cozinha (fogão, lavatórios, maquinas), para o lado das escadas e colocaria o que é hoje sala de jantar no que é hoje a cozinha. E portanto, todo esse lado da casa, ficaria com visão de uma ponta à outra.

Lavandaria não pode ficar na garagem? É só por causa de não perder espaço.

A solução apresentada é um pouco drástica e em termos práticos entras em casa sempre para a cozinha. Quando recebes visitas é chato.

Atenção a que qualquer das situações é bastante trabalhosa devido a modificações de tubagens, saneamento, etc.

exempl.jpg

Last edited:
Quando recebes visitas é chato?
O que interessa é que os proprietários gostem ne?

as visitas que se f*dam, se quiserem que vão jantar fora !! [:p]

Quando recebes visitas é chato?
O que interessa é que os proprietários gostem ne?

as visitas que se f*dam, se quiserem que vão jantar fora !! [:p]

Pois, as vezes as pessoas esquecem-se disto.
A casa está lá para os proprietários TODOS os dias.
As visitas aparecem 1 vez a cada semestre.
E mesmo assim vejo muita gente a perder muito tempo a pensar em coisas que são boas para as visitas, ou para um familiar que pode vir a dormir em casa, etc, etc....

Pois, as vezes as pessoas esquecem-se disto.
A casa está lá para os proprietários TODOS os dias.
As visitas aparecem 1 vez a cada semestre.
E mesmo assim vejo muita gente a perder muito tempo a pensar em coisas que são boas para as visitas, ou para um familiar que pode vir a dormir em casa, etc, etc....

Finalmente alguém ainda mais anti-social que eu![:D]

Consideram masé o Santiago Calatrava cá do forum ( Arq+Eng ) ou seja Silverarrow/brunomeleiro creio , + Topolino [:p]

E nao tnh duvidas que façam algo mt mais decente que a merd* da estação do oriente !

Obrigados pelos conselhos! Como diz a minha Mulher, às vezes as melhores ideias vem de quem nunca olhou para a "coisa".

A lavandaria tem mesmo de existir e ficar neste piso (questão de mobilidade), tenho neste momento a maq de lavar roupa na varanda e é horrível.
O piso só tem aquele pilar, na garagem também (não me lembrava desse detalhe).
As águas, gás e esgotos passam por aqui:

Whats-App-Image-2023-05-23-at-09-32-451.jpg

Gás só tenho a caldeira, que fica na varanda (e lá ficará até um dia que leve bomba de calor).

Obrigados pelos conselhos! Como diz a minha Mulher, às vezes as melhores ideias vem de quem nunca olhou para a "coisa".

A lavandaria tem mesmo de existir e ficar neste piso (questão de mobilidade), tenho neste momento a maq de lavar roupa na varanda e é horrível.
O piso só tem aquele pilar, na garagem também (não me lembrava desse detalhe).
As águas, gás e esgotos passam por aqui:

Whats-App-Image-2023-05-23-at-09-32-451.jpg

Gás só tenho a caldeira, que fica na varanda (e lá ficará até um dia que leve bomba de calor).

Essas tubagens de água estão com percurso muito estranho. Tens a certeza que são assim?

Estava a ver T2´s em Lisboa e vi este na Alta de Lisboa na Fernando Gusmão, o preço é de 169.500€ com garagem! Os apartamentos até parecem recentes... Cerca de 1800€ o m2 em Lisboa!?

Como se costuma dizer quando a esmola é muita, o pobre desconfia!

Qual a desvantagem destes? Localização, longe da rede de transporte públicos?

https://www.idealista.pt/imovel/32513499/

Back