Tópico das Casas

7 salários mínimos entre mim e a minha namorada (ela tem 25 anos) é mau?

Eu não conheço ninguém no meu núcleo mais próximo, tendo em conta a idade.

Mas a avaliar pela velocidade a que as casas vão, deves ter razão. Se calhar sou um pé rapado e a malta dos salários mínimos - mas apenas 2 por casal - é que sabe andar nisto [:cool:]

A média salarial não chega a 1300€ brutos e eu não ando a ver segmentos luxuosos de casas. E a verdade é que nunca tenho opção de escolha.

Ultimamente na minha zona é raro o anúncio para o qual ligo cuja casa ainda não está reservada ou sinalizada.

Só 1 cena, fica mais low profile.
Ng precisa de saber dos ordenados que ganhas.

Até porque por outra perspectiva, muitos vendedores não gostam desse tipo de cenas.
ou entao topam isso pa subir ainda mais o preço ou nem sequer negociar.

A regra é, quanto mais se ganha, menos barulho se faz.

digo eu [:D][kiss]

"Insanidade é continuar a fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes​", sempre ouvi dizer.[:D]

Ou "quem muito procura, pouco acerta" [:D]

Acho que o Etcetera tem de pensar além do preço que custa a casa, pensar mais à frente e atribuir um peso a todas as variáveis que esses imóveis oferecem. Principalmente se o mesmo é uma necessidade para a qualidade de vida privada.

Encontrar a casa de sonho acho difícil de acontecer, a casa perfeita também não, ainda para mais a procurar no que está disponível...

Percebo as reticências em investir em algo que não gosta a 100%, ainda para mais uma quantia muito avultada. Mas lá está, convém haver algum desprendimento pois nunca se sabe o dia de amanhã. Nunca se sabe se a vida vai dar uma volta de 180°, par a melhor ou pior. Tanto pode sair capacidade financeira para um upgrade à habitação, como um "divórcio" que obrigue a desfazer-se do imóvel, nunca se esqueçam disso!

Também não é ir de cabeça à primeira que apareça, longe disso.
Ah, se possível esqueça comprar um apartamento para se meter em obras [;)]

Só 1 cena, fica mais low profile.
Ng precisa de saber dos ordenados que ganhas.

Até porque por outra perspectiva, muitos vendedores não gostam desse tipo de cenas.
ou entao topam isso pa subir ainda mais o preço ou nem sequer negociar.

A regra é, quanto mais se ganha, menos barulho se faz.

digo eu [:D][kiss]

Certo.

Era só para contextualizar o meu espanto perante a velocidade com que as casas saem do mercado, devido a aquisição.

Não é propriamente qualquer gajo que limpa 5000€ limpos por mês.

Portanto anda mesmo por aí muito dinheiro a circular. É esse o meu ponto.

Certo.

Era só para contextualizar o meu espanto perante a velocidade com que as casas saem do mercado, devido a aquisição.

A questão é que a procurar casas de 200k, provavelmente não estás a competir com quem ganha 5000€ limpos, mas sim com quem ganha 2000 ou 3000€ limpos, ou até menos se já tiverem uma boa entrada ou outro imóvel para vender e dar de entrada. [;)]

Tudo depende da % de ordenado que estão dispostos a entregar, muita gente é até ao máximo da taxa de esforço, máximo de anos e até créditos pessoais para a entrada, depois logo se vê...

Para dar outra perspetiva - tenho uma amiga que se encontra a tentar vender a casa e até agora não teve nenhum contacto, sendo que já está a ponderar em baixar o preço.

Claro que vale o que vale e há muitas casas e muitas que não são vendidas mas…isto está a abrandar.

Se vai ser o que muita gente espera - crise, entregas de casas, baixas de 50%, ninguém sabe mas eu penso que não chegaremos aí.

Já começo a ficar um bocado farto destas “cenas” do mercado imobiliário e qualquer dia acho que vou abortar o processo de compra de casa.

Isto: https://www.idealista.pt/imovel/32528286/ (agora já posso partilhar, porque não fica para mim).

Está à venda há uns bons tempos e começou nos 270k (depois meteram mais tabaco e foram baixando). Há uns dias liguei para a tipa da imobiliária e despachou-me em 2 segundos porque “já há muitas propostas e os proprietários vão decidir o quanto antes”.

Mas isto agora é assim, tipo leilão? E se eu quiser oferecer um valor acima do pedido, também não têm interesse em ir mostrar a casa?

É um bocado ridículo o que se está a passar. Anda tudo cheio de dinheiro, só pode.

Eu ganho bem acima da média, a minha miúda idem, é um gajo hoje em dia não pode comprar o que lhe apetecer, mas sim o que os outros querem que se compre.

Neste momento, dos milhentos anúncios de casas que há na net, o que não tem procura é porque a casa é uma bosta.

E mesmo essa aí é uma casa completamente banal, sem qualquer atração:

- a rua das traseiras é estreita e velha para crl
- a casa de banho com chão verde é priceless
- o chão da sala é aquele amarelado à anos 90
- banheira de hidromassagem em vez de uma mais prática base de duche

Ia eu na maior das fés pensar propor 200k e pagar o almoço aos donos, já a contar com as obras que ia fazer , e afinal isso já está mais do que vendido - como se estivesse ao preço da uva mijona - e nem sequer querem dar conversa para ver que proposta surge.

Primeiro, não se desiste só com um telefonema. Se estás interessado voltas a ligar nem que seja de outro telemóvel.

Segundo, não sei se é o caso mas existem casas anunciadas que não estão verdadeiramente à venda.

Terceiro, os valores podem ser exagerados para a zona, mas não são nada por aí além.

A casa custa 239.000€

A tipa da imobiliária disse-me que estão a analisar várias propostas.

Se estão a analisar “propostas”, é porque são todas de valor inferior ao pedido.

Caso contrário, teriam dito que a casa está reservada ou que tinha já sido vendida pelo valor pedido.

A malta por vezes esquece-se, mas as coisas valem o que dão por elas.

Daí o intuito do meu post: lá porque os vendedores estão a analisar propostas, isso não deve ser impeditivo de um potencial comprador apresentar também a sua proposta.

Caso contrário, se é para barrarem essa possibilidade, então que removam o anúncio enquanto escolhem a melhor “proposta” das que foram já feitas.
A casa não me parece má, para aquela zona perto da linha abaixo dos 200k só se arranja casas mesmo qu renovadas têm 40 ou 50 anos, maioritariamente sem parqueamento.

Essa casa recente, zona central e com box, estar à venda assim sem mobília, nem sinais de toalheiros, nem furos de cortinados é casa de investimento, casa de um fundo ou retoma de banco pelo construtor. Ainda para mais anunciada com a morada completa indica mesmo isso.

Primeiro, não se desiste só com um telefonema. Se estás interessado voltas a ligar nem que seja de outro telemóvel.

Segundo, não sei se é o caso mas existem casas anunciadas que não estão verdadeiramente à venda.

Terceiro, os valores podem ser exagerados para a zona, mas não são nada por aí além.

"Show me the house bitch!"

image.png

7 salários mínimos entre mim e a minha namorada (ela tem 25 anos) é mau?

Eu não conheço ninguém no meu núcleo mais próximo, tendo em conta a idade.

Mas a avaliar pela velocidade a que as casas vão, deves ter razão. Se calhar sou um pé rapado e a malta dos salários mínimos - mas apenas 2 por casal - é que sabe andar nisto [:cool:]

A média salarial não chega a 1300€ brutos e eu não ando a ver segmentos luxuosos de casas. E a verdade é que nunca tenho opção de escolha.

Ultimamente na minha zona é raro o anúncio para o qual ligo cuja casa ainda não está reservada ou sinalizada.

Não é mau, mas existe muita gente com dinheiro em Portugal mais do que muita gente pensa, e muita gente com pais com dinheiro, conheço vários casais que compraram casas para os filhos com valores superiores a 200K.

Não é mau, mas existe muita gente com dinheiro em Portugal mais do que muita gente pensa, e muita gente com pais com dinheiro, conheço vários casais que compraram casas para os filhos com valores superiores a 200K.

Sem dúvida. As gerações mais beneficiadas pela abrilada e que votam em quem fornica o futuro dos filhos e netos empenham-se para ajudar os filhos a comprar casa. Conheço muitos casos.
Não sei é como será quando os pais faltarem.:sh)

Certo.

Tu estás a ver casas de um valor, em que não obstante ganharem mais ou menos q tu, o comprador tipo é alguém que já parte de uma base acima de muitos Portugueses, pois tem de ter alguma almofada para despesas como entrada, escrituras, etc, e tem de ter rendimentos q suportem o pedido de financiamento.

E tu achas que estás bem acima da média, mas estás a comparar-te em relação ao País, e não em relação ao universo de compradores desse tipo de casas.

Last edited:
Sem dúvida. As gerações mais beneficiadas pela abrilada e que votam em quem fornica o futuro dos filhos e netos empenham-se para ajudar os filhos a comprar casa. Conheço muitos casos.
Não sei é como será quando os pais faltarem.:sh)

Estou a falar da geração de pais nos 50-60 anos agora, mas olha que conheço tantos ou mais casos dos pais dessa geração a fazer o mesmo..

Conheço uma mulher na casa dos 60 anos que recebeu herança do pai, e vai comprar para a filha casa em Lisboa, e não é que a filha ganhe mal porque trabalha numa multinacional tem carro da empresa e ainda tem um segundo emprego, simplesmente solteira a ganhar 2,5K não dá para comprar casa em Lisboa.

Já começo a ficar um bocado farto destas “cenas” do mercado imobiliário e qualquer dia acho que vou abortar o processo de compra de casa.

Isto: https://www.idealista.pt/imovel/32528286/ (agora já posso partilhar, porque não fica para mim).

Está à venda há uns bons tempos e começou nos 270k (depois meteram mais tabaco e foram baixando). Há uns dias liguei para a tipa da imobiliária e despachou-me em 2 segundos porque “já há muitas propostas e os proprietários vão decidir o quanto antes”.

Eu já ficava de pé atrás por causa do anúncio. 127m2 de anúncio, mas na realidade tem 95, no máximo 100. (fiz as contas com as áreas da planta, tem cerca de 86m2 úteis, fora varanda).

Esta é uma das imobiliárias que usa o velho truque de incluir tudo na área, e neste caso só posso concluir que adicionaram a garagem / arrumos / varandas à area para parecer maior.

Se tecnicamente até pode estar correto, a verdade é que moralmente isto é feito com uma única intenção, muito clara, de fazer com que o cliente fique com a impressão de que o apartamento é maior do que realmente é. E como esses sites tipo idealista ou imovirtual calculam automaticamente o preço do m2 pela área bruta que os anunciantes inserem, isto faz com que apartamentos incorretamente listados (como este) pareçam muito mais baratos do que outros, e depois na prática não são.

Não estou a dizer que é mau, aliás é bom um T2 com 100m2 brutos. Só não tem é o que eles querem que tu acredites que tem.

Last edited:
Etcetera 90% dos apontadores que trabalham no imobiliário só estorvam, são um bando de inúteis que só servem como maus exemplos, ignora isso, se ligas e alguém te parece incompetente, liga mais tarde, passa pela agência que tem o imóvel, tenta descobrir quem é o vendedor particular, etc.

Se uma casa te interessa, nunca te fiques por um só telefonema que correu mal... Lembra-te, 90% da malta que acaba no imobiliário foi porque não sabiam fazer mais nada na vida e acabaram ali... e estou a ser respeitoso deixando já margem para 10% que são de facto excelentes naquilo que fazem.

Um exemplo, na casa que comprei, andei a ver nnnnnnn casas com vários vendedores (e era cada um pior do que o outro [:)][:)]), até que um mostrou ser melhor do que todos os outros .... juntos. Fui ver várias casas com ele, ele percebeu que eu estava motivado, ao ponto de que eu sabia de todas as casas que iam entrar no mercado muito antes sequer da Imobiliária ter o contrato escrito. Cheguei a ir ver casas que ainda nem estavam angariadas, era só potencial venda (espertos da Imobiliária, queriam mostrar ao vendedor que havia já comprador e o processo seria rápido!). Mas ainda assim, não vi nada que gostava, no sítio que queria, ao preço que podia. Mas apareceu a casa certa, exclusividade de outra agência. Fui lá perguntar, vendedora idiota, daquelas de meter nojo, recusou logo qualquer ajuste ao preço.

Falei com o "meu" vendedor, eles descobriram de quem era o imóvel (foram descobrir o gajo a Angola), afinal não era exclusivo da outra agência, reduziu logo a comissão, negociaram tudo, e o negócio fez-se a um preço muito simpático... Se fosse só a contar com a palerma que me veio abrir a porta com cara de mal parida e a dizer que eram exclusivos e que não aceitavam negociar nada, tinha-me lixado.

Maioria dos que trabalham no imobiliário estão por lá temporariamente. As imobiliárias fazem muita rotação de mão de obra. Engodam os desempregados ou os que querem ganhar mais algum. Usam-nos para angariar imóveis e depois destes desistirem porque aquilo não dá para o petróleo, venham outros.

Maioria dos que trabalham no imobiliário estão por lá temporariamente. As imobiliárias fazem muita rotação de mão de obra. Engodam os desempregados ou os que querem ganhar mais algum. Usam-nos para angariar imóveis e depois destes desistirem porque aquilo não dá para o petróleo, venham outros.

Muitos vão para lá com um imovel de um pai ou irmão, e fazem só esse negocio..

depende

às vezes é apenas part-time

outras reformaram-se cedo e dedicam-se a isto

outras é mesmo a tempo inteiro

em todos os casos têm que batalhar muito para angariar, divulgar e depois vender

a minha mulher está no primeiro caso

é professora efectiva e lá vai vendendo alguma coisa, ou alugando

não ganhamos ainda nenhuma fortuna, tanto que o pouco que ganhamos em 2021 tive que pagar em 2022 a quantia de 1500 euros de IRS na liquidação anual

neste país não vale a pena muito trabalhar, porque 20 a 30% vai para o estado

Etcetera 90% dos apontadores que trabalham no imobiliário só estorvam, são um bando de inúteis que só servem como maus exemplos, ignora isso, se ligas e alguém te parece incompetente, liga mais tarde, passa pela agência que tem o imóvel, tenta descobrir quem é o vendedor particular, etc.

Se uma casa te interessa, nunca te fiques por um só telefonema que correu mal... Lembra-te, 90% da malta que acaba no imobiliário foi porque não sabiam fazer mais nada na vida e acabaram ali... e estou a ser respeitoso deixando já margem para 10% que são de facto excelentes naquilo que fazem.

Um exemplo, na casa que comprei, andei a ver nnnnnnn casas com vários vendedores (e era cada um pior do que o outro [:)][:)]), até que um mostrou ser melhor do que todos os outros .... juntos. Fui ver várias casas com ele, ele percebeu que eu estava motivado, ao ponto de que eu sabia de todas as casas que iam entrar no mercado muito antes sequer da Imobiliária ter o contrato escrito. Cheguei a ir ver casas que ainda nem estavam angariadas, era só potencial venda (espertos da Imobiliária, queriam mostrar ao vendedor que havia já comprador e o processo seria rápido!). Mas ainda assim, não vi nada que gostava, no sítio que queria, ao preço que podia. Mas apareceu a casa certa, exclusividade de outra agência. Fui lá perguntar, vendedora idiota, daquelas de meter nojo, recusou logo qualquer ajuste ao preço.

Falei com o "meu" vendedor, eles descobriram de quem era o imóvel (foram descobrir o gajo a Angola), afinal não era exclusivo da outra agência, reduziu logo a comissão, negociaram tudo, e o negócio fez-se a um preço muito simpático... Se fosse só a contar com a palerma que me veio abrir a porta com cara de mal parida e a dizer que eram exclusivos e que não aceitavam negociar nada, tinha-me lixado.

Por acaso já conheci muita gente no mercado tanto de imobiliário como automóveis.

E todos sabemos que a fama não se ganha do 0. Os vendedores por norma têm uma má fama, que teve de vir de algum lado.

Na maior parte dos casos são pessoas que vão para as imobiliárias com promessas quase de empresas de marketing multi-level a roçar o ilegal.
São atraídas por "comissões altas" e exemplo do Zé que fez X.000€ e a Joana que fez Y.000€. Mas na realidade o grande negócio está no francishado da agência, porque a pessoa entre a recibos verdes, paga uma formação, paga uma valor mensal da agência, e ainda tem de comprar cartões, fazer placas, e afins através da agência. Ou seja ainda não vendeu nada e a agência já está a ganhar dinheiro. [:D]

Depois são empurrados para fazer muitas angariações (claro se forem embora a angariação fica... porque o contrato é feito com... a agência).

No fim de 6 meses, poucos conseguiram vingar ou ganhar o suficiente para se manter à tona, e acabam por desistir com mais dívidas do que ganhos.

Isto aliado a que é trabalho a RV, paga-se logo iva e reter IRs e afins, sobra sempre "pouco".

Com isto geram-se os maus vendedores, descontentes, parvos, com a mania que sabem mais que todos e que se não for para vender depressa não interessa.

Para a maioria das agências imobiliárias o "custo de aquisição" de um trabalhador é residual. Portanto aceitam qualquer um. Se esse qualquer um vender, como disseram acima, nem que seja um imóvel de um primo ou do tio, a agência já ganhou alguma coisa com ele.
O downside é que a qualidade média dos mediadores imobiliários é péssima. Para cada mediador bom há pelo menos uns 15 que andam ali aos papéis. E que consequentemente rapidamente saem do mercado. Ora isto é péssimo para o sector. Não tem credibilidade nenhuma. Qualquer pessoa que já tenha tido que lidar com 2 ou 3 mediadores tem de certeza histórias para contar.

Para dar outra perspetiva - tenho uma amiga que se encontra a tentar vender a casa e até agora não teve nenhum contacto, sendo que já está a ponderar em baixar o preço.

Claro que vale o que vale e há muitas casas e muitas que não são vendidas mas…isto está a abrandar.

Se vai ser o que muita gente espera - crise, entregas de casas, baixas de 50%, ninguém sabe mas eu penso que não chegaremos aí.

A tua amiga tem a casa à venda há quanto tempo ? uma coisa é ser 1 semana outra 3 meses.

Como é que ela determinou o preço a pedir ? É relativamente comum as pessoas não serem realistas na forma como chegam ao preço que pedem.

Back