Tópico das Casas

…..

Eu tenho na minha casa que tem cerca de 30 anos, nunca acendi, mas já tive vontade.
Actualmente é um "problema" serve para entrar frio e fazer corrente de ar. Todos os anos digo que vou comprar uma placa de XPS e tapar o buraco e depois nunca o faço. [:)]

…. espetáculo, no buraco , montas o presépio de Natal todos os anos 😅

Há de certeza muito fundo com casas paradas em Lisboa, há tanta casa vazia que não podem ser só os vistos gold, chineses e angolanos.

Segundo consta nos sítios da moda fartaram-se de comprar apartamentos para negócio
Aliás quando os empreendimentos são postos à venda, metade está vendida, a boa metade

esta semana no podcast da bloomberg estavam a falar do mercado de casa dos USA, que andou tudo guloso a comprar casas no pos covid, na perspectiva de retornos acima de 3%, e aumentos constantes de 20% de renda.

Entretanto a realidade chegou, e o retorno de 3% está a -7%, porque as rendas pararam da aumentar, a procura afinal não existe, e os custos dispararam. E para piorar, é muita gente e empresas no mercado imobiliário, que não têm experiência nem contactos para navegar da melhor maneira.

O que está já a acontecer, quem é da area, e com conhecimentos, até em Nova Iorque já está a comprar imobiliários abaixo de preço de custo de construção. Porque os investidores estão no negativo e os bancos estão nervosos forçando as vendas a empresas e pessoas com conhecimento de negocio e capital. E a expectativa é daqui a 5 anos podem fazer lucro a sério com estes descontos.

Claro que o consumidor final não ve nada, porque os preços do consumidor final continuam elevados, mas para quem está no meio endividado a coisa não está nada famosa. Em Portugal não existe dados mas não seria surpreendente algo semelhante.

Há muita gente com dinheiro a sair de Nova iorque e eram responsaveis por uma fatia grande do mercado imobiliario.

A questão é como chegar a essas casas.

Eu só vejo casas fracas caras e boas muito caras.

Parece que está tudo a atirar o barro à parede.

E até gostava de mudar de casa..

Será que taxas baixam até aos 3% até ao verão?

A economia europeia aguenta taxas “altas” até ao final do ano?

Neste momento quase de certeza fecha Dezembro abaixo dos 3.8% (a Euribor 12M).

3% não sei, mas não deve ser muito longe. A inflação foi criada pelo confinamento, QE, e guerra Ucrania/Russia simultâneos.... claro que íamos ter uma inflação monstruosa... Mas tambem devido à natureza a mesma ia reduzir relativamente rápido, que é o que está já a acontecer. Antes do Verão teremos inflação YoY tanto na EU como nos USA abaixo dos 2%....

Tá bom, 70% em 10 anos (média) sendo que Lisboa e Porto subiram muito mais.

👏👏👏👏

É baixar os juros e ver o resto do circo arder.

Um bom resumo!

Por CGP.

a1ad2009b16adb9eb5541d7446c13c1d.jpg

Last edited:
Li que o BPI está a oferecer 3,3% a 3 anos, e o abanca 2,9% a 2 anos.

Claro está ninguem tem bolas de cristal mas fixar neste momento a mais do que 1 ano é comprar um guarda chuva quando a tempestade já está a enfraquecer....

Há previsões de Euribor 3M a 2.25% no quarto quarter de 2025....

O problema do mercado não são as casas caras ou muito caras ou as baratas e muito baratas, é sempre o grande mercado da classe média, que é quem mantém o mercado e o estado.

Back