Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Na verdade, o conceito do pátio central na casa é muito influenciado pela "domus" romana, que por sua vez já teve influências helénicas e que se alastrou a todo o Imperio Romano.
De uma maneira ou outra foi tendo sempre múltiplas interpretações e escalas diferentes, desde os claustros dos conventos/mosteiros, até à arquitectura tradicional um bocado por todo lado.
Na arquitetura contemporânea também há muitos exemplos de casas pátio um bocado por todo o mundo, com algumas variações conforme a região do globo.
Não dá para todos os lugares nem é uma opção óbvia para a maioria das pessoas.
Não sou capaz de viver por muito tempo em apartamento, sinto falta de espaço exterior, talvez por causa disso seja varandodependente.
Para mim o único problema das casas pátio é que muitas vezes tens 2 quartos, uma IS a dar para o pátio partilhado pela cozinha e sala. O que implica ter as coisas arrumadas ou fechadas
Estive no fim de semana na casa que um amigo acabou de construir, conceito de casa pátio onde a sala, a cozinha e dois quartos (por enquanto um pode ser usado como escritório), abrem para um pátio, e dá um usufruto do espaço incrível.
Tinha as grandes janelas abertas (ligam num canto), que no fundo permite transformar os 3 espaços numa espécie de grande open space, tornando-se o pátio o espaço central da casa.
gostei bastante!
Numa varanda acho sempre mais difícil conseguir potenciar este tipo de vivências, mas também a maioria são varandas para ter só porque sim.
Aqui amigos não há mas tb nem cabiam na varanda [] tem praí menos de 1m por 3m talvez, nem sei.
Como assim não há amigos?!
Já eu acho uma completa aberração isso de casas pátio. Daqui a nada só falta lá ter o tanque de lavar roupa em cima de cimento manhoso cheio de musgo []
Bem agora mais a sério, não gosto mesmo.
Para mim o único problema das casas pátio é que muitas vezes tens 2 quartos, uma IS a dar para o pátio partilhado pela cozinha e sala. O que implica ter as coisas arrumadas ou fechadas
Já eu acho uma completa aberração isso de casas pátio. Daqui a nada só falta lá ter o tanque de lavar roupa em cima de cimento manhoso cheio de musgo []
Bem agora mais a sério, não gosto mesmo.
Há tambem aquele conceito de " vilas " ( ? ) que as casas são todas viradas para o mesmo pátio comum. 'canhoto
Tens de visitar algumas casas alentejanas... []
tão, já sabes que sou lobo solitário []
sou até muito sociável no trabalho mas de resto, família mínima e nada de amigos pelo que também é por isso que sala pequena ou casa pequena pra mim até são vantagem, desde o preço à facilidade de limpeza se bem que agora vêm cá as senhoras fazer esse serviço.
Tu vais limpar o T3 sozinho ou vais contratar serviço, se me permites a curiosidade claro. T3 ainda é obra pa limpar e se for 2 WC's ai que tortura.
Bem depois de mais de anos de espera na câmara (ainda falta alvará ), estou na fase de pedir orçamentos para moradia unifamiliar T3.
A ver se construo LOL , depende dos orçamentos…
Para já, vou fazer eu.
Sao 3 WC, embora uma delas seja apenas social. Apenas um quarto será usado numa fase inicial.
Entre a limpeza diária necessária na zona da cozinha, nao quero perder muito mais de 2h a um sábado de manhã (1x por semana) a limpar a casa.
A ideia é eu aspirar e a miúda limpar o pó e tratar das casas de banho, que será o que mais tempo requer.
Bem depois de mais de anos de espera na câmara (ainda falta alvará ), estou na fase de pedir orçamentos para moradia unifamiliar T3.
Nao és tu que gostas do processo de compra de casa, mudança, etc ?
Então : iiiiiiiiiiiiinchaaa ! !!! []
Este país burocrático é ideal pa isso hehehehe