Tópico das Casas

https://www.schock.de/int_en/sinks

Algo deste género?

Mas depende muito da pedra que lá tens. Estes ficam bem com "pedras" claras das mais modernas, por exemplo Silestone, Krion etc.

Parecem giros.

Mas é uma certa crise existencial pa mim, porque, a cozinha está toda em muito bom estado, moveis etc, só preciso mesmo trocar o lava loiça porque já tá meio quinado.

Então não queria algo mt xpto porque depois destoa naquilo que é o que tenho agora que é uma cozinha normal sem ser nem antiga nem modernaça.

O que tenho na bancada não é pedra mas sim algum plastico ( ? ) a imitar granito.

Qual quê, esteticamente até simula mesa de autópsias [:D]

E que na realidade é muito mais util e higienico para quem relamente faz uso da cozinha.
aquele escorredor em inox a encaminhar todos os liquidos para o lavatório dá 10 a zero a qualquer bancada seja a nivel higienico como de praticalidade ou utilidade.

E o que mais abomino é mesmo lava loiças que mal cabe um tacho a sério após um cozido ou feijoada.....deve haver malta moderna que ou encomenda ou lava na banheira porque tachos desses numa maquina de lavar domestica também é para rir.......
como diz o outro, urbanitas🤣🤣🤣

Depende um pouco de como esses profissionais trabalham, principalmente em obras pequenas, pode dar-se o caso de ser o cliente a pagar esse material.

Relativamente aos stocks é realmente assim, um dos casos mais evidentes é por exemplo as casas de pneus, onde quase sempre me acontece não terem em stock e terem de pedir ao fornecedor, inclusive certas medidas/modelos estarem esgotados.

Aconteceu-me já 2x com pneus da mota. O 1o mandei vir online a ótimo preço, o fornecedor da casa de pneus não tinha disponível :sh), da 2a vez, uma das medidas estava esgotada, tive de optar por outra marca e modelo.

Se a minha empresa fizesse stocks dos materias da nossa área já tinha fechado a porta há alguns 20 anos.
E mesmo assim ainda temos lá monos mais velhos que eu.

nos dias de hoje com modas sempre a alterar, fabricantes/importadores a vender diretamente ao público, malta a comprar internacionalmente via web e logistica de transporte cada vez mais rápido só um maluco é que investe em fazer stocks aleatórios que não seja de consumíveis gerais.

O nosso mercado é minúsculo nem sequer as sucursais nacionais dos fabricantes disponibilizam todo o leque de materiais no nosso território mesmo que seja por motivos tão básicos como a trabalheira de fazer rotulos, fichas tecnicas e de segurança para um volume de vendas ridiculo.

E que na realidade é muito mais util e higienico para quem relamente faz uso da cozinha.
aquele escorredor em inox a encaminhar todos os liquidos para o lavatório dá 10 a zero a qualquer bancada seja a nivel higienico como de praticalidade ou utilidade.

E o que mais abomino é mesmo lava loiças que mal cabe um tacho a sério após um cozido ou feijoada.....deve haver malta moderna que ou encomenda ou lava na banheira porque tachos desses numa maquina de lavar domestica também é para rir.......
como diz o outro, urbanitas🤣🤣🤣

Qual dez zero pá. As bancadas podem ter rasgos de drenagem na própria pedra e pendente. Haja dinheiro.

image.png

Ele falou de higiene e tem razão. O inox é muito mais higiénico do que qualquer pedra polida.
Não tem a ver com drenagem. Mas com porosidade que promove multiplicação de bactérias.

​​​​​
​​

Se a minha empresa fizesse stocks dos materias da nossa área já tinha fechado a porta há alguns 20 anos.
E mesmo assim ainda temos lá monos mais velhos que eu.

nos dias de hoje com modas sempre a alterar, fabricantes/importadores a vender diretamente ao público, malta a comprar internacionalmente via web e logistica de transporte cada vez mais rápido só um maluco é que investe em fazer stocks aleatórios que não seja de consumíveis gerais.

O nosso mercado é minúsculo nem sequer as sucursais nacionais dos fabricantes disponibilizam todo o leque de materiais no nosso território mesmo que seja por motivos tão básicos como a trabalheira de fazer rotulos, fichas tecnicas e de segurança para um volume de vendas ridiculo.

Sei disso perfeitamente, e tem lógica. O meu comentário foi no seguimento dos comentários anteriores, e pelo facto destas situações se terem agravado nos últimos anos.
A saúde financeira das empresas é importante, sem dúvida.

Agora, é importante estar consciente que numa obra existem muitas situações destas por diversos motivos.
Eu tenho neste momento a minha parada porque aguarda a instalação das caixilharias para depois avançar com os remates e acabamentos seguintes.
Basta o timing da encomenda, ou da obra estar preparada para a encomenda, para a coisa puder atrasar um pouco.
Foi esse o caso, o serralheiro não encomendou previamente o material como era suposto, como resultado, acaba a estar algumas semanas à espera do material para depois executar e instalar. Acaba por atrasar a obra.

Mas faz parte do processo, que convém já estar programado na calendarização da obra. Já teve mais alguns momentos parada, e se calhar este não vai ser o último, mas para já está perfeitamente dentro do prazo definido, é o que interessa!

Deve ser defeito de trabalhar na indústria alimentar e de cozinhar bastante...inox é o meu material de eleição. Quando comprei a casa, o lava-louça era de um compósito qualquer, branco. Era um sarilho para limpar gorduras e manchas quando a comida tinha mais cor. Tinha de passar lixivia muitas vezes. Troquei para inox. Gosto de ver as bancadas em pedra e o lava-louça embutido mas, para mim, lava-louça é de inox.

Hoje em dia com as limitações de espaço as cozinhas ficaram pequenas e muito mais simples.
E sim cozinha-se menos e compram-se mais coisas feitas ou pré-feitas.

Sim acredito que se faça menos comida trabalhada, eu pelo menos nao corto carnes nem nada , não uso cutelos nem coisas pesadas logo não preciso de bancada resistente.

Olhem que nem fazia ideia que o inox era mais prático e higiénico , de qq forma ha destas soluções mais estéticas mantendo o inox como o topolino já exemplificou e que todos conhecemos.

Mas tb deve ser por isso que os restaurantes usam mt isto, e aqui num ligeiro off topic, tb usam mt frigideiras de ferro e nada das antiaderentes pipi. ( acho eu !! )

Ele falou de higiene e tem razão. O inox é muito mais higiénico do que qualquer pedra polida.
Não tem a ver com drenagem. Mas com porosidade que promove multiplicação de bactérias.

​​​​​
​​

o krion, que é um material sintético a imitar pedra, não é poroso e é utilizado por exemplo em hospitais...

https://www.krion.com/pt/setores/saude

(não ganho nada com publicidade da porcelanosa) [:D]

Last edited:
Tens noção do preço desse material? Boa sorte a encontrar um apartamento com esse acabamento [:)]

Hoje em dia o mais utilizado são sempre superfícies compósitas que são todas caras (claro que umas mais que outras).
O Mais comum e com mais nome até é o Silestone, mas tb se vai vendo a Krion, a Tristone, Lapitec, Dekton etc etc

o krion, que é um material sintético a imitar pedra, não é poroso e é utilizado por exemplo em hospitais...

https://www.krion.com/pt/setores/saude

(não ganho nada com publicidade da porcelanosa) [:D]

Sim estava aqui a ver a ficha técnica muito extensa e muito detalhada.

Parecido com Silestone mas aparentemente melhor e muito mais resistente à proliferação de bactérias.

Se estamos a falar de uma cozinha, acho que é pacífico: cada um escolhe o que quer em função da carteira e do gosto.

Para ambientes hospitalares é necessário perceber a durabilidade dessa "não porosidade".
Eu sou um pouco preconceituoso em relação a materiais com resinas misturadas mas também depende do tipo de uso e manutenção.

O inox dura (mantém propriedades higiénicas ...) uma vida sem grandes cuidados. Esse Kiron não se sabe muito bem como se degrada ao longo do tempo, especialmente se não forem seguidas as indicações de limpeza e utilização indicadas na ficha técnica.

Depois de estar instalado: ninguém vai lá fazer ensaios de bactérias e fungos.

​​​​​​Já agora quem é da arte: este Kiron é mais caro que silistone ou ela por ela?

​​​​​​

​​​​
​​​
​​​​​​

Sim estava aqui a ver a ficha técnica muito extensa e muito detalhada.

Parecido com Silestone mas aparentemente melhor e muito mais resistente à proliferação de bactérias.

Se estamos a falar de uma cozinha, acho que é pacífico: cada um escolhe o que quer em função da carteira e do gosto.

Para ambientes hospitalares é necessário perceber a durabilidade dessa "não porosidade".
Eu sou um pouco preconceituoso em relação a materiais com resinas misturadas mas também depende do tipo de uso e manutenção.

O inox dura (mantém propriedades higiénicas ...) uma vida sem grandes cuidados. Esse Kiron não se sabe muito bem como se degrada ao longo do tempo, especialmente se não forem seguidas as indicações de limpeza e utilização indicadas na ficha técnica.

Depois de estar instalado: ninguém vai lá fazer ensaios de bactérias e fungos.

​​​​​​Já agora quem é da arte: este Kiron é mais caro que silistone ou ela por ela?

​​​​​​

​​​​
​​​
​​​​​​

Isso dos fungos e bactérias é um bocado paranóico. Antes da vulgarização do inox sempre se usou pedra nas bancadas, nos talhos, nas peixarias. É pedra. Não é chumbo, nem amianto! [:D]

Back