Tópico das Casas

E não é só os 10%...

Uma casa de 350k (que mal dá para um T2 manhoso nos dias de hoje...) 10% são 35.000€ ,mas ainda há a escritura e os 14.800€ de IMT e os 2.800€ de Selo...
Ou seja são cerca de 55.000€ que é preciso ter na mão. :sh)

Agora a primeira habitação está isenta IMT e I. selo mediante certas condições.

Até podem ser estrangeiros. Não podem é ser velhadas.

https://www.deco.proteste.pt/dinhei...mo-funciona-beneficio-para-jovens-ate-35-anos

Ao longo dos tempos há sempre beneficiados e prejudicados por simplesmente terem nascido no ano X em vez do Y. Quem tem agora 80 anos e era funcionário publico, reformou-se cedo, com bons valores de reforma, quem é mais novo ardeu...

Quem começou a trabalhar nos anos 90 e comprou casa no fim do século comprou barato e com juros baixos, agora ardeu... eu preferia ter as casas a preços do ano 2000 e pagar IMT [:D]

Alguém por aqui tem experiência com aqueles serviços/apps de permuta de casas por curtos períodos. Como o Home Exchange, por exemplo?
Estive a ver e a coisa funciona assim: imaginemos que quero passar uns dias em Vienna. Vou à app, procuro uma casa disponível para as datas que quero e em troca ofereço a minha, seja para as mesmas datas, seja para outras. Se não houver matching a coisa também se resolve, não através de pagamentos em dinheiro, mas via “guest points”.

Ao longo dos tempos há sempre beneficiados e prejudicados por simplesmente terem nascido no ano X em vez do Y. Quem tem agora 80 anos e era funcionário publico, reformou-se cedo, com bons valores de reforma, quem é mais novo ardeu...

Quem começou a trabalhar nos anos 90 e comprou casa no fim do século comprou barato e com juros baixos, agora ardeu... eu preferia ter as casas a preços do ano 2000 e pagar IMT [:D]

A vida está difícil para a geração atual mas, ironia ou não, esta nova geração é precisamente aquela que ira receber a maior transmissao de riqueza de sempre por via da herança.

Em 1999/2000 as casas estavam ao preço mais alto de sempre até então, a vantagem é que eram tempos de vacas gordas em que os bancos estavam sedentos por emprestar dinheiro.

A melhor altura para compra de casa foi no periodo da crise que foi o unico periodo em que o preço das casas baixou, isto desde que há registo.

O problema é que só mesmo quem podia é que conseguiu aproveitar, porque a banca já não estava tão disponível para fazer empréstimos.

A vida está difícil para a geração atual mas, ironia ou não, esta nova geração é precisamente aquela que ira receber a maior transmissao de riqueza de sempre por via da herança.

Em 1999/2000 as casas estavam ao preço mais alto de sempre até então, a vantagem é que eram tempos de vacas gordas em que os bancos estavam sedentos por emprestar dinheiro.

A melhor altura para compra de casa foi no periodo da crise que foi o unico periodo em que o preço das casas baixou, isto desde que há registo.

O problema é que só mesmo quem podia é que conseguiu aproveitar, porque a banca já não estava tão disponível para fazer empréstimos.

No tempo da crise, em 2012, um vizinho meu da altura precisou vender um T2, a muito custo depois de 1 ano sem conseguir vender lá o vendeu por 70000€, tinha custado 75000€ 8 anos antes, hoje os mesmos T2 estão a ser transaccionados a 180000€, são só 260% de aumento.
As gerações que aí vêm estão mesmo tramadas se nada se fizer.

Mas uma coisa é preço de venda outra é se realmente são vendidas a esse preço...A minha nem aos 89 chegava e a avaliação ainda desceu uns 5 mil, agora, casas como esta estão à venda por 120K.....os avaliadores também vão na onda do mercado é?

Mas uma coisa é preço de venda outra é se realmente são vendidas a esse preço...A minha nem aos 89 chegava e a avaliação ainda desceu uns 5 mil, agora, casas como esta estão à venda por 120K.....os avaliadores também vão na onda do mercado é?

Claro, se uma das componentes é o preço de ANUNCIO na zona, há capacidade para subir e descer consoante a vontade.

Pq é que acham que os anuncios são mantidos depois de acordados valores + baixos de venda ?

Claro, se uma das componentes é o preço de ANUNCIO na zona, há capacidade para subir e descer consoante a vontade.

Pq é que acham que os anuncios são mantidos depois de acordados valores + baixos de venda ?

Pois é que a avaliação devia ser conforme critérios técnicos, não? E não se são amigos dos consultores ou se dá jeito a este ou aquele....

Isso também é outra tourada, as avaliações...

Pois é que a avaliação devia ser conforme critérios técnicos, não? E não se são amigos dos consultores ou se dá jeito a este ou aquele....

Isso também é outra tourada, as avaliações...

Mas aquilo não é uma pericia a habitação, é o jogo atual que toda a gente sabe como funciona.

No dia que quiserem um mercado verdadeiro tinham de tirar os bancos da equação e rubricas de CPCV com reembolsos.

Queres dar x por isso tudo bem, paga o sinal e o banco só da ok ou nao ok. Iam ver se não havia logo outro cuidado nas propostas.

Mas aquilo não é uma pericia a habitação, é o jogo atual que toda a gente sabe como funciona.

No dia que quiserem um mercado verdadeiro tinham de tirar os bancos da equação e rubricas de CPCV com reembolsos.

Queres dar x por isso tudo bem, paga o sinal e o banco só da ok ou nao ok. Iam ver se não havia logo outro cuidado nas propostas.

Pois, não tou por dentro. Apenas como mero comprador há 3 anos foi engraçado ver que no dia da escritura, estava lá eu e mais umas quantas pessoas tambem para comprar(escriturar) e pronto, malta das entidades intermediárias e consultores grandes amizades, e depois há claro os avaliadores, tudo connects.

Acaba por ser algo muito volátil.

Apre, comprar a pronto facilita tanto....

Pois, não tou por dentro. Apenas como mero comprador há 3 anos foi engraçado ver que no dia da escritura, estava lá eu e mais umas quantas pessoas tambem para comprar(escriturar) e pronto, malta das entidades intermediárias e consultores grandes amizades, e depois há claro os avaliadores, tudo connects.

Acaba por ser algo muito volátil.

Apre, comprar a pronto facilita tanto....

Os avaliadores não vão à escritura, fazem a visita a casa e enviam o relatório para o banco.

Se não tiveste acesso ao relatorio é só pq não o pediste, mas se tens podes ver como foi feito .

Os avaliadores não vão à escritura, fazem a visita a casa e enviam o relatório para o banco.

Se não tiveste acesso ao relatorio é só pq não o pediste, mas se tens podes ver como foi feito .

Sim eu sei que não vão, referi só os intermediários e vendedores, quando referi " depois " é no sentido que também se conhecem mas não estavam lá.

Basta saber que se há 3 anos a casa valia menos que agora na ordem das dezenas de milhares de euros para não servir de nada ver o relatório, autêntica fantochada.

Aliás tanto que até foi avaliado por mais que 1....e a diferença foram largos milhares de euros...logo aí...

Até há anúncios que são mudados depois da compra para valores mais altos por causa da avaliações..

Na ultima avaliação que tive porque mudei o credito o avaliador telefonou-me a perguntar quanto é que eu queria na avaliação 😂

Mas o pessoal com mais de 35 que nunca comprou é bem lixado porque alem de não terem a isenção isto faz aumentar os preços ainda mais.

Por outro lado tiveram tempo para comprar bem e andaram a dormir.

E não é só os 10%...

Uma casa de 350k (que mal dá para um T2 manhoso nos dias de hoje...) 10% são 35.000€ ,mas ainda há a escritura e os 14.800€ de IMT e os 2.800€ de Selo...
Ou seja são cerca de 55.000€ que é preciso ter na mão. :sh)

Ainda se arranja T2 a preços mais razoáveis aqui na minha zona que fica a 8kms de Lisboa venderam-se T2 novos a 260mil€ que na minha opinião são mto caros na mesma pois comprei o meu T1 em 2013 por 62mil€ nova e esta construção nova pouco ou nada acrescenta a esta onde moro[:D]

Last edited:
Back