Tópico das Casas

Bom dia a todos. Qual é a V/ opinião sobre os investimentos "buy to let"?
Por exemplo, isto (aparthotel em construção):

https://www.lisbonpremiumproperty.com/empreendimento/waya-aparthotel-praia-das-macas/20910453

As rentabilidades anunciadas são atíngivies? Há outros custos inerentes? Condomínios/manutenções? Como é lidar com a malta que faz a gestão hoteleira?

Obrigado.

É o novo time sharing, onde compras uma casa, tens todos os custos inerentes à casa (impostos, seguros, condomínios, utilities, manutenção, etc) mas a casa não é verdadeiramente tua... tem de estar mobilada como eles mandam, equipada como eles mandam, e claro, livre... porque se queres fazer dinheiro com ela, não podes usufruir da mesma.

Para ganhar 4%.... o mercado de ações dá menos dores de cabeça...

É o novo time sharing, onde compras uma casa, tens todos os custos inerentes à casa (impostos, seguros, condomínios, utilities, manutenção, etc) mas a casa não é verdadeiramente tua... tem de estar mobilada como eles mandam, equipada como eles mandam, e claro, livre... porque se queres fazer dinheiro com ela, não podes usufruir da mesma.

Para ganhar 4%.... o mercado de ações dá menos dores de cabeça...

Obrigado. Pois, vai um pouco de encontro ao que pensava. No exemplo que coloquei, poderia usufruir-se da casa 14 dias/ano.
Na zona em questão, o Inverno é muito morto, nem sei como se rentabilizaria o investimento com metade do ano com baixa ocupação...provavelmente bom negócio apenas para os promotores e empresa de gestão.

Obrigado. Pois, vai um pouco de encontro ao que pensava. No exemplo que coloquei, poderia usufruir-se da casa 14 dias/ano.
Na zona em questão, o Inverno é muito morto, nem sei como se rentabilizaria o investimento com metade do ano com baixa ocupação...provavelmente bom negócio apenas para os promotores e empresa de gestão.

É para tentar rivalizar com a ericeira, que já não é assim tão morta de inverno.

Até há anúncios que são mudados depois da compra para valores mais altos por causa da avaliações..

Na ultima avaliação que tive porque mudei o credito o avaliador telefonou-me a perguntar quanto é que eu queria na avaliação 😂

Uma das primeiras razões para o boom de preços apartir 2015 foi esse...

Aumentavam os valores de anuncio na zona para haver + probabilidade de se conseguir empréstimo + o credito pessoal para dar os 100%.

E ainda há a questão da falencia da entidade como já aconteceu no algarve em alguns e que depois é um filme de terror.

Aqui vamos falando de projectos e casas e claro a ideia a maior parte das vezes é apontar alguns detalhes mal pensados ou resolvidos nas casas dos dias de hoje.
Mas muitas vezes isso é resultado de locais manhosos, terrenos, localização, programa do cliente etc etc.
E claro cada arquitecto tem as suas ideias e os seus gostos.

Mas hoje vi um que não posso deixar de comentar muito negativamente...

Começa pelo nome. Brick Box... Entende-se. Mas é tão literal que é péssimo.

image.png

image.png

Depois vê-.se que a ideia foi fazer casas simples, pequenas para o custo ser baixo.

Mas não deixa de ser um T3 a 300.000€ que é dos piores T3 novos que vi nos últimos tempos. (para além que só a olho tem logo 3 ou 4 ilegalidades...)

image.png​​

Não está pior. Segundo os cânones da moda atual da cozinha atamancada. Por fora gosto. Por dentro só reorganizava as janelas da sala que são poucas e pequenas.

Abaixo o T2 que um famiiar sinalizou agora em cooperativa de construção em capital de distrito alentejano. 147 500€. Achas muito melhor?

image.png

Não está pior. Segundo os cânones da moda atual da cozinha atamancada. Por fora gosto. Por dentro só reorganizava as janelas da sala que são poucas e pequenas.

Abaixo o T2 que um famiiar sinalizou agora em cooperativa de construção em capital de distrito alentejano. 147 500€. Achas muito melhor?

Não que seja muito melhor. Mas esse tipo de cozinha funciona melhor num T2 do que naquele T3. Viste onde meteram o frigorífico? E onde fica a máquina da roupa?

Nesse T2 tens uma lavandaria.

Depois no T3 que meti não compreendo o facto de se meter os armários dos quartos na fachada exterior e depois ter umas janelas mínimas... (ou melhor, até se compreende, baixa os custos).

É como tudo, um Dacia Spring por 15 mil euros aceita-se, por 30 mil seria ridículo alguém comprar. Essa casa é igual, devia custar metade e já era demais tendo em conta a qualidade do projeto.

Whats-App-Image-2024-08-08-at-12-15-51.jpg
.

Aqui vamos falando de projectos e casas e claro a ideia a maior parte das vezes é apontar alguns detalhes mal pensados ou resolvidos nas casas dos dias de hoje.
Mas muitas vezes isso é resultado de locais manhosos, terrenos, localização, programa do cliente etc etc.

Depois vê-.se que a ideia foi fazer casas simples, pequenas para o custo ser baixo.

Mas não deixa de ser um T3 a 300.000€ que é dos piores T3 novos que vi nos últimos tempos. (para além que só a olho tem logo 3 ou 4 ilegalidades...)

​​

Lista de acabamentos ao nivel dos anos 2000.

Demasiadas parecenças a habitação social do centro da Europa - e com jeitinho ao mesmo preço final.

É como tudo, um Dacia Spring por 15 mil euros aceita-se, por 30 mil seria ridículo alguém comprar. Essa casa é igual, devia custar metade e já era demais tendo em conta a qualidade do projeto.

Depende também da localização da casa

​​

Isto só passou a ser péssimo quando disseste o preço.
É minúsculo para um t3, está todo mal desenhado porque não tem espaço, tem pouca luz natural, a aparência de fora parece um caixote (o menos), sim, mas se custasse 100000€ fazia sentido e não era péssimo.

Reparei nisto na montra duma imobiliária de rua em VRSA, e acho que se consegue perceber bem a gravidade da situação do imobiliário em Portugal.

Isto não são casas novas, entre as duas terras só se põe o rio Guadiana no meio.

Portugal:

TmCuNR9.jpeg

Gg3YvJe.jpeg

Espanha:

f1LoyjJ.jpeg

U4BNkcO.jpeg

Last edited:

​​

Mais um projeto que, quem fez, fez a despachar ou simplesmente não sabe mais...

Gosto bastante de construção em tijolo aparente, mas nesse caso a fachada é esquisitissima pela cor, pela proporção das janelas e varandas, desenho ...
Como render já vi bastante pior, mas se querem ser realistas precisam também de melhorar nos remates do edifício, e nesse caso falta na cobertura e no embasamento

Mas o que mais me intriga aí é a implantação e relação com o espaço público, o edifício parece plantado no meio da relva/"mato" como se fosse uma couve.
Um mau projeto logo aí.

Quanto ao interior, precisaria de ver todo o piso para perceber o porquê dessa porta de entrada estar no extremo da planta, e logo aí começa o problema na organização dessa casa.

​​​​​

Back