Tópico das Casas

Margem sul onde se compra casas a 500 mil...
Não é certamente centro de Almada ou Seixal ao lado dos barcos.
Estamos a comparar apartamentos em lisboa a 750 mil com coisas no mesmo valor na margem sul....

Não sei o que estamos a comparar, eu só peguei no ponto do user que descreveu a margem sul, um local imenso e onde moram meio milhão de pessoas, como um autêntico deserto. É o problema das generalizações.

Quero só acrescentar uma coisa parva!![;)]

Eu moro numa vila longe das maiores cidades do país, trabalho numa dessas maiores cidades do país. Na minha vila, tenho tudo o que é serviços a distancia curta para ir a pé, desde cafés, restaurantes, centro de saúde, supermercados, escolas, piscinas, ginásios, campos de padel, clube de futebol, igreja, banco, lojas de roupa, etc.
É raro ir a pé a um desses sítios, porque também é raro ir a esses sítios, normalmente frequento esse tipo de estabelecimentos noutros locais, a única coisa que faço a pé são caminhadas pela vila.
Isto para dizer o quê, não troco a minha casa por um apartamento na cidade onde trabalho, e não valorizo claramente poder ir a pé ao café ou ao padel. Percebo perfeitamente o argumento da distância/tempo para o local de trabalho e margem sul tem esse grave defeito, mas não percebo muito bem esse argumento de ir a pé ao café ou para outros serviços! Até porque a maior parte dos serviços que menciono acima, podem fazer esse exercício, são de gosto e preferência pessoal e não conheço ninguém que coincidentemente tenha todos esses sítios preferidos a 1km de casa.
(Não tenho uma ponte para atravessar todos os dias)

A regra de ouro da margem sul é não ir de carro para a ponte. Para isso mais vale morar noutro sítio, e aí tb há os entupimentos do IC19 e IC17, A1 Alverca-LX, epah em hora de ponta nao há nada a fazer, se tiver que ser de carro por alguma razão seja ela qual for, mais vale ir para sitios menos densos.

Caso contrário é sofrer constantemente no pára-arranca.

E claro nao fazer planos em LX com horas marcadas. Menção honrosa para quem é, por ex, estafeta em LX.

Mas a margem sul tem mts transportes a conectar a capital, é o que vale.

No bloqueio da ponte em 1994 ou 95 é que era mais dificil.

Isso é tudo relativo, eu cresci a 15 km do centro da cidade numa pequena aldeia no litoral que nem padaria tem onde vivem os meus pais, agora vivo no centro da cidade, de manha se quiser pão estou a 400m da pastelaria são uns 2 min para cada lado, o meu pai se quiser pão de manha tem que abrir a porta de casa e tem lá o pão pendurado.

A regra de ouro da margem sul é não ir de carro para a ponte. Para isso mais vale morar noutro sítio, e aí tb há os entupimentos do IC19 e IC17, A1 Alverca-LX, epah em hora de ponta nao há nada a fazer, se tiver que ser de carro por alguma razão seja ela qual for, mais vale ir para sitios menos densos.

Caso contrário é sofrer constantemente no pára-arranca.

E claro nao fazer planos em LX com horas marcadas. Menção honrosa para quem é, por ex, estafeta em LX.

Mas a margem sul tem mts transportes a conectar a capital, é o que vale.

No bloqueio da ponte em 1994 ou 95 é que era mais dificil.

No início de Agosto vinha do Sul, fiz a serra da Arrábida e calhou de apanhar o transito da hora de ponta na margem sul (atravessei a ponte e fui a Lisboa, segui depois para o Porto).
Vinha de Azeitão e apanhei a N10 até ao fogueteiro, típica estrada de zona suburbana, parece a N1 em S M da Feira, mas com pior aspecto em termos urbanísticos, pouco atrativo quando comparado com a qualidade de Lisboa...

Fiz esse percurso de mota, pelo que consegui ir passando o transito sem grande dificuldade (quero realçar que os "Lisboetas" lidam melhor/facilitam mais a circulação das motas que no Porto), mas não me via a viver ali e a ter de ir todos os dias para Lisboa...
Do que conheço, acho que preferia zonas mais para Norte: Alverca, Vila Franca, ou até zona de Mafra.

Não é nada má. Se bem que não sou fã de cozinhas assim tão escondidas.
E não tem um único armário de arrumos gerais...

Gosto da cozinha assim, por acaso.
Mas na questão das cozinhas tem muito a ver com o modo como se habita a casa, no meu caso gosto que dê para encerrar, gosto que tenha espaço para refeições lá dentro, gosto do formato quadrado e menos corredor.

Armários é um handicap, mas da para colocar um pequeno no topo do corredor dos quartos, por exemplo.

Isso é tudo relativo, eu cresci a 15 km do centro da cidade numa pequena aldeia no litoral que nem padaria tem onde vivem os meus pais, agora vivo no centro da cidade, de manha se quiser pão estou a 400m da pastelaria são uns 2 min para cada lado, o meu pai se quiser pão de manha tem que abrir a porta de casa e tem lá o pão pendurado.

Eu moro ao lado de não sei qts padarias e pastelarias... e nunca me ocorreu de manhã ir comprar pão [:D]

Também acho que vai do planeamento de cada um! Vou às compras 1x por semana, de carro, apesar do supermercado ser a 3 mins a pé de distância (de carro leva o mesmo tempo [:D])... mas não venho carregado com leite e batatas etc à mão.

Tempo é um premium! Custa-me muito!

No início de Agosto vinha do Sul, fiz a serra da Arrábida e calhou de apanhar o transito da hora de ponta na margem sul (atravessei a ponte e fui a Lisboa, segui depois para o Porto).
Vinha de Azeitão e apanhei a N10 até ao fogueteiro, típica estrada de zona suburbana, parece a N1 em S M da Feira, mas com pior aspecto em termos urbanísticos, pouco atrativo quando comparado com a qualidade de Lisboa...

Fiz esse percurso de mota, pelo que consegui ir passando o transito sem grande dificuldade (quero realçar que os "Lisboetas" lidam melhor/facilitam mais a circulação das motas que no Porto), mas não me via a viver ali e a ter de ir todos os dias para Lisboa...
Do que conheço, acho que preferia zonas mais para Norte: Alverca, Vila Franca, ou até zona de Mafra.

Ah pois tu andas de mota, é sempre uma boa alternativa ao carro e aos transportes.

A unica margem sul que gosto em termos " estéticos " é montijo/alcochete. As zonas tipo barreiro, seixal, etc, não gosto nada, mas tb n as conheço todas ao pormenor. A linha de sintra tb n gosto. Eu moro pa norte de VFX. Alverca é tipo uma " Almada ", um pouco como VFX, mas tem lá tudo, de facto tem, inclusive comboio pa LX .

A partir de VFX pa norte começa a zona mais desafogada, e até à Azambuja tem ligação com comboio suburbano pa LX.

Mafra também era boa alternativa mas há mts anos que tá caríssimo, eu iria mais pa Arruda dos Vinhos.

Já há baixas de preço em alguns imóveis. E no Allgarve encontrei apartamentos em prédio novos já concluídos e ainda para venda. A coisa esfriou um pouco.

Por aqui no deserto alentejano as vendas de imóveis a preços mais elevados estão praticamente congeladas, mesmo com algumas baixas de preço.

Porque mesmo com as taxas a baixar isto serviu para muitos recordarem o que entretanto tinham esquecido, que as taxas podem subir de um momento para o outro.

É normal. É assim todos os anos. No verão não se vendem casas.
Chegas a junho e o mercado esfria. Em outubro dispara novamente.
Agora junta-lhe a isso:

- Os jovens até 35 anos souberam em Maio que as casas adquiridas a partir de Agosto estariam isentas de IMT e IS
- Esses mesmos jovens souberam também em Maio que as casas adquiridas a partir de Outubro teriam taxas de financiamento de 100% (ao invés dos atuais 90%)

Resultado: toda a malta de 35 anos que desde Maio está para comprar casa, não o vai fazer antes de Outubro, o que faz com o que muitas casas estejam paradas no mercado, por vender, a aguardar que seja promulgado o decreto-lei.

Fora os de 35 que vão ser bancados pelos pais para compras para a família. Algum controlo previsto pela AT nestas situações? Quais as condições para a isenção?

Fora os de 35 que vão ser bancados pelos pais para compras para a família. Algum controlo previsto pela AT nestas situações? Quais as condições para a isenção?

Há idade mínima para aquisição? Posso comprar em nome dos meus filhos menores?

Há idade mínima para aquisição? Posso comprar em nome dos meus filhos menores?

Não creio.
Mas se comprares por exemplo um imóvel num prédio reabilitado (p.e. centro histórico) não pagas IMT de qualquer forma, independentemente da tua idade.

Back