Quero só acrescentar uma coisa parva!
]
Eu moro numa vila longe das maiores cidades do país, trabalho numa dessas maiores cidades do país. Na minha vila, tenho tudo o que é serviços a distancia curta para ir a pé, desde cafés, restaurantes, centro de saúde, supermercados, escolas, piscinas, ginásios, campos de padel, clube de futebol, igreja, banco, lojas de roupa, etc.
É raro ir a pé a um desses sítios, porque também é raro ir a esses sítios, normalmente frequento esse tipo de estabelecimentos noutros locais, a única coisa que faço a pé são caminhadas pela vila.
Isto para dizer o quê, não troco a minha casa por um apartamento na cidade onde trabalho, e não valorizo claramente poder ir a pé ao café ou ao padel. Percebo perfeitamente o argumento da distância/tempo para o local de trabalho e margem sul tem esse grave defeito, mas não percebo muito bem esse argumento de ir a pé ao café ou para outros serviços! Até porque a maior parte dos serviços que menciono acima, podem fazer esse exercício, são de gosto e preferência pessoal e não conheço ninguém que coincidentemente tenha todos esses sítios preferidos a 1km de casa.
(Não tenho uma ponte para atravessar todos os dias)