Tópico das Casas

Isso não funciona assim de forma tão pragmática.

As câmaras, ou pelo menos as grandes, têm uma lista de imóveis / ruas / zonas de interesse. Caso haja uma transação dentro dessa lista, é analisado se o valor faz sentido, e acionado o direito de preferência.

No caso de doação, o processo é o mesmo, sendo que o valor da doação é o valor patrimonial, e estando o imóvel em lista de interesse, a probabilidade de ser acionado o direito de preferência aumenta.

Neste caso a venda não é compulsiva, o doador / vendedor, pode sempre voltar atrás com a intenção de venda.

Vendi um terreno em Sesimbra agora e tive de consultar a CMS a saber se queriam exercer o direito de preferência, indicando o valor de escritura.

Gostava de ter uma opinião dos mais entendidos.
o meu avô tem parte de um terreno dividido em avos ao lado do atual alegro de mem martins.
aquilo mal dá para uma casa com 2 assoalhadas caso venha a ser urbanizavel e com a tal historia dos avos com um sem fim de proprietários cagámos no assunto.
ele faleceu e não passámopassámosinha avó, s minha avó faleceu e idem para a minha mãe.

Eu acho que aquilo é só dor de cabeça a ignorar, a minha mulher acha que devemos regularizar....
aual a opinião dos entendidos?

o meu avô tem parte de um terreno dividido em avos ao lado do atual alegro de mem martins.
aquilo mal dá para uma casa com 2 assoalhadas caso venha a ser urbanizavel e com a tal historia dos avos com um sem fim de proprietários cagámos no assunto.
ele faleceu e não passámopassámosinha avó, s minha avó faleceu e idem para a minha mãe.

Eu acho que aquilo é só dor de cabeça a ignorar, a minha mulher acha que devemos regularizar....

Se tiveres interesse, falas com as pessoas e é para resolver o quanto antes.
Se te aparecer alguma ovelha ranhosa a complicar, não percas tempo, abandonas a ideia e acabou.

Conheço muitos casos desses, maioria deles acabam com os terrenos devolutos anos e anos.
Outros onde um dos herdeiros interessados (netos) mostrou interesse em comprar a casa mas apareceu sempre um tio que achou "ah e tal, o meu filho também gostava de ficar com a casa..." e a coisa morreu por ali.

Eu próprio comprei uma casa de família (devoluta), como era só de 2 (avô e tio), não houve problema. Mas aviso que pode gerar problemas familiares, invejas. Como diz o ditado: "depois da filha casada, não faltam maridos" [;)]

A minha modesta opinião:

1. Falar com as pessoas.
2. Não gastar dinheiro (significativo) em algo que não é nosso de facto.

Com o tempo, o numero de herdeiros vai aumentar, a ligação efectiva entre as pessoas diminui (ou seja apenas €€€ interessa), e se alguém tenta fazer algo, aparece sempre alguém que faz zero a reclamar que isso é um péssimo acordo e que devia ser 3x mais, bloqueando tudo.

Tenta falar com as pessoas para regularizar, e fazer algo, se o acordo falhar, mandar isso para tribunal para forçar uma venda por falta de acordo entre herdeiros e acabou a historia. Porque com o tempo isso só vai piorar. Se alguem quiser a tua parte porque aquilo no futuro é que vai ser, vai ter a oportunidade de se chegar à frente com dinheiro.

Ou consegues ter ali algo teu, independente do resto, regularizado e como deve ser, ou livra-te disso por todos os meus legais possíveis.

A unica pessoa que vai beneficiar se isto não for resolvido, é o comprador que vai comprar isso com desconto porque chega a um ponto que já pagam para se livrar disso.

Última edição:
Neste caso não existem herdeiros pois a minha mãe é filha unica e futuramente eu tambem sou filho unico dela.
a questão é que o o terreno ao todo deve ter mais de 50 proprietários e a maioria nem se conhece, a isso junta-se o facto da "minha" mal dar para fazer uma casinha.

A unica esperança que consigo imaginar ali é mesmo essa de algum comprador querer a totalidade do terreno e chegar a todos os proprietarios, por mim até podia ser com ofertas de baixo valor porque de resto só imagino ter ali uma horta.

Há poucas semanas fui ver um imóvel, em que entre herdeiros e cônjuges, eram 50 pessoas... Vai cair de maduro, porque uns querem vender por 10, mas outros só por 50.

Deveria haver um limite de X anos para os herdeiros regularizarem a situação, a partir daí, seria leiloado pelo estado e cada comproprietario receberia a sua parte.

Neste país gosta-se de complicar o que é simples.

Há aí alguma confusão, se é 1 UM terreno com múltiplos proprietários como podes falar da tua/vossa parcela?

Existem terrenos divididos por vários proprietários, o mesmo artigo, coexistir em várias parcelas.

Tenho na família alguns casos desses , uns são 1/2, outros 1/3, outro 1/6, etc.
Inclusivé podemos ter a nossa parcela toda regularizada, no nome do proprietário correto, registada na conservatória com com respectiva certidão permanente, registada nas finanças (e pagar respetivo IMI), enquanto ao lado a parcela pode ainda estar numa herança com décadas de atraso, sem registo na conservatória, sem pagar IMI, etc.
Outra situação diferente, o "mesmo terreno" ser constituído por vários artigos.

No mundo rural isto é o prato do dia.
Tenho inclusive um terreno na família que consegue ter as duas situações: partes e vários artigos ao mesmo tempo [:D]

Há poucas semanas fui ver um imóvel, em que entre herdeiros e cônjuges, eram 50 pessoas... Vai cair de maduro, porque uns querem vender por 10, mas outros só por 50.

Conheço um caso parecido, acho que já são 70, já vai em bisnetos ou trinetos. um terreno excelente e com muitos interessados,. Desistem todos.
Mesmo que seja vendido por 100mil euros, no fim vai dar meia dúzia de euros a cada um.
Acho que é um bom espelho da iliteracia existente no país.
Normalmente resolve-se em tribunal... mas como no fim quem mete o processo com sorte nem recebe para pagar ao advogado, mais vale estar quieto.

Conheço um caso parecido, acho que já são 70, já vai em bisnetos ou trinetos. um terreno excelente e com muitos interessados,. Desistem todos.
Mesmo que seja vendido por 100mil euros, no fim vai dar meia dúzia de euros a cada um.
Acho que é um bom espelho da iliteracia existente no país.
Normalmente resolve-se em tribunal... mas como no fim quem mete o processo com sorte nem recebe para pagar ao advogado, mais vale estar quieto.

Sim, começam com teimas de só aceito X, sem reflectir que às vezes é a diferença entre receberem 800 ou 600 €, num bolo de 50 mil €, e verem-se livres daquele problema:sh)

Sim, começam com teimas de só aceito X, sem reflectir que às vezes é a diferença entre receberem 800 ou 600 €, num bolo de 50 mil €, e verem-se livres daquele problema:sh)

Para muita gente o valor global é completamente irrelevante, importa é o que vai receber.
E se o que vão receber é 600 ou 800€, então é meio caminho andado para nem sequer se incomodarem e deixarem tudo como está...

Voltar
Superior