Tópico das Casas

Que opinião disparatada.

Problema da malta é não respeitar os gostos alheios. Então porque tu gostas de estar encafuado em casa como um enfermo, não podes respeitar quem goste de um espaço amplo no exterior, onde possa tomar o pequeno-almoço a olhar para a vista (sim, vista elevada que só se consegue num apartamento, não numa moradia como sugeres), ou ter umas belas plantas a enfeitar, por exemplo?

Há que saber viver em sociedade e perceber que há gostos para tudo. Quanto a mim as construções de hoje em dia cada vez pecam mais por varandas e janelas pequenas. Alguns prédios parecem caixotes. O que se quer, e mais uma vez falo por mim, é casas panorâmicas, quanto mais melhor.

A olhar para a vista? Se moras na cidade olhas é pra casa do teu vizinho.....

Epá desculpem lá mas isto não é uma critica a ninguém em especial, apenas a minha opinião.

Barbecue em varandas de apartamentos? Se querem barbecues comprem uma casa. Não quero ser o vizinho de cima e estar a levar com fumo do churrasco dos outros.
Varandas pequenas? Por mim nem varanda havia. Era aumentar a área útil do apartamento. Varanda is overrated. O tempo que passamos na varanda VS tempo dentro do apartamento não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Por isso sim, quanto menos varanda houver melhor!

Há vários apartamentos com uma pequena churrasqueira recortada na parede da varanda (50cm x 50cm) e com extração assegurada, que resulta bem.

Nao estou a falar de nenhum bidon de 200L cortado ao meio com carvão lá metido, não moro num bairro social.

Epá desculpem lá mas isto não é uma critica a ninguém em especial, apenas a minha opinião.

Barbecue em varandas de apartamentos? Se querem barbecues comprem uma casa. Não quero ser o vizinho de cima e estar a levar com fumo do churrasco dos outros.
Varandas pequenas? Por mim nem varanda havia. Era aumentar a área útil do apartamento. Varanda is overrated. O tempo que passamos na varanda VS tempo dentro do apartamento não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Por isso sim, quanto menos varanda houver melhor!

Opinião polémica, já a dei aqui uma vez e teve a mesma reação.
Eu concordo contigo, podem existir excepções de pessoas que de facto usam a varanda, pela tipologia do prédio e pela tipologia do estilo de vida (essas pessoas estão todas neste tópico). Para a generalidade das pessoas, uma grande varanda é usada pouquíssimas vezes durante o ano, primeiro porque o nosso clima não é propicio ao uso da varanda (vão já dizer que não), cada vez mais há dias de chuva e no verão é impossível ir para uma varanda durante o dia e segundo a maior parte das varandas/pátios são muito expostos (menos as varandas das pessoas deste tópico).
A minha experiência pessoal confirma-o e eu gosto de exterior, tanto que passei por apartamentos e acabei numa moradia e toda a gente que eu conheço com varandas grandes confirma o pouco uso.
Mas estão em grande moda. Aqui perto há uns apartamentos em fase acabamentos em que um dos lados tem uma enorme varanda recuada para dentro do apartamento (se me faço entender), desde o R/C ao último andar e nos quartos cabe mal uma cama de casal.

Há vários apartamentos com uma pequena churrasqueira recortada na parede da varanda (50cm x 50cm) e com extração assegurada, que resulta bem.

Nao estou a falar de nenhum bidon de 200L cortado ao meio com carvão lá metido, não moro num bairro social.

Ou o apartamento tem a churrasqueira feita em construção (ou pré instalação com a tubagem de exaustão instadada), ou então é extremamente dificil colocar uma que não tenha o mesmo efeito que um bidão cortado, pelo menos para os vizinhos.
O fire pit também faz fumo, a não ser que seja a gás/ etanol.

E a má notícia, grande parte dessa estraja vem é para cá gozar a reforma [:D]

Estás tão enganado [;)]

Dá umas voltas por Lisboa e Porto. O que não faltam são nómadas digitais, malta de full remote, tech ppl etc. Sais à noite, vês montes de jovens e quase só ouves falar Inglês!

Eu que fiz faculdade em Lisboa em ~2000 e a cidade era um pardieiro e só havia gajas de bigode e 7 saias... só penso no que perdi vs o que há hoje em dia... e o que dava para estar agora na Faculdade (o problema é que se calhar não conseguia pagar um quarto em lado nenhum :(:( )

E não apenas nas cidades maiores.

Na Figueira da foz não é raro ouvir inglês com sotaque norte americano numa fila de supermercado. Isto há uns anos era raríssimo.

Em castelo branco entra se num Leroy Merlin e há todo o tipo de clientes, ouve-se francês, inglês e alemão. Pessoas que compram quintas ou casas antigas e as renovam. Cidade e arredores de Tomar idem, holandeses, britânicos.

Noutras cidades aparece uma classe média dos palops, com boa capacidade financeira.

(Não estou a falar dos brasileiros porque creio que seja óbvio demais)

O país mudou. Não é apenas a mão de obra menos qualificada que chegou da Ásia.

Última edição:
Na Ericeira, metes conversa com alguém na rua, a probabilidade de só falarem Inglês é 90% [:D][:D]

Na margem sul junto à praia e nos restaurantes (fora de época de Verão!), a probabilidade de serem Franceses é 50%!

Valores cientificamente comprovados, nem vale a pena discutirem [:D][:D]

Ericeira neste momento esta cheia o ano inteiro de lingua nao portuguesa. Mas a vibe continua e eu adoro. Ainda na segunda feira fui la jantar e o comercio so funciona a noite, porque ha estrangeiros, senao era uma vila abandonada.

em relação as varandas, eu tenho 2 enormes ( cerca de 20m2) e se uma nao dou uso quase nenhum ( a que fica do lado dos quartos) a outra que é comum a sala e cozinha é usada todos os dias e com bastante regularidade. Neste momento nao dispensava. faz parte do meu dia a dia

As varandas que tenho são pequenas, dando apenas para esconder os motores de AC e ver a procissão a passar. Às vezes sentamo-nos para beber um gin, quando os putos já dormem no 1º andar.

Por outro lado, temos uma área de logradouro bem simpática, com uns 350 m2, que utilizamos com frequência. A parte chata de fazer as refeições no exterior é as moscas. Há uns anos pulverizei o exterior com um produto que se usa nas pecuárias, cujo nome me falha, e pouco ou nada adiantou.

Na Ericeira, metes conversa com alguém na rua, a probabilidade de só falarem Inglês é 90% [:D][:D]

Na margem sul junto à praia e nos restaurantes (fora de época de Verão!), a probabilidade de serem Franceses é 50%!

Nem mais, Costa da Caparica nesta altura do ano, é só estranjas. Então a Fazer surf em escolas e grupos. São centenas todos os dias.

Agora puseste-me a refletir e faz sentido [:D].

Engraçado, senti isso na semana passada numa volta que fiz pela zona do Pinhão/Tua, muito estrangeiro a passear (e a percorrer de bicicleta)
Almocei em Foz Tua, e era efetivamente o único português no restaurante. Estava ao lado um casal de franceses que me pediram para tirar fotos, e no exterior 4 pessoas que não percebi se eram todos ingleses, mas estavam a elogiar a capacidade "multilingual" da senhora que servia.

Última edição:

A Ericeira está uma Albufeira autentica, aquilo de portugues não tem nada..

Shops de brunch e brownies, e aulas de surf para blondes..

A Ericeira está uma Albufeira autentica, aquilo de portugues não tem nada..

Shops de brunch e brownies, e aulas de surf para blondes..

Um horror. Os locais nem têm beneficiado nada.

Ainda agora mais um cliente meu, americano, comprou a segunda casa por mais de €1M.

Agora dizer que de português não tem nada…..

Voltar
Superior