Tópico das Casas

Sobre isso das cooperativas há algo que ainda não mencionaram e pode acoontecer em alguns casos que é o direito de superficie.
sei que nalguns casos dos anos 70 era contrato a 75 anos e como tal ainda não se sabe ao certo o que irá acontecer quando findar.

julgo ter lido algures que essa do link tambem é com direito de superficie a 90 anos, tambem li que existem regras de teto nos rendimentos de quem pode aderir bem como de eventual venda futura.
Pessoalmente nada contra o modelo e aplaudo desde que tudo seja bem explicito pois a maioria das pessoas só olha para as "gordas".

Boa tarde. Talvez me possam ajudar.

Acordei com um construtor a compra de um imóvel, situado em zona ARU que foi objeto de intervenções de reabilitação e que subiu dois níveis o estado de conservação do imóvel, pelo que de acordo com a alínea c) do artigo 2º do EBF, eu, como comprador do imóvel, terei direito à isenção do IMT (primeira transmissão de imóvel reabilitado). No entanto, surgiram algumas dúvidas:

i. Preenchimento do Modelo 1 do IMT: Não encontro nenhum campo para aplicar este tipo de isenção. Por exemplo, o campo 48 (benefícios fiscais) nada refere em relação a este beneficio do artigo 45º do EBF. Como é que eu preencho o modelo 1 do IMT para usufruir deste beneficio fiscal? Não é obrigatório preencher o modelo 1 do IMT antes de efetuar a compra do imóvel?

ii. Reconhecimento da isenção: Preciso do reconhecimento da isenção do IMT emitido pela câmara municipal antes de efetuar a escritura, de modo a exibir o documento comprovativo daquele reconhecimento perante o serviço da Autoridade Tributária e Aduaneira competente para a liquidação do imposto e para a aplicação da isenção? Isto é, devo ir para a escritura munido deste documento e "exigir" que não me cobrem o IMT?

iii. Pagamento do IMT: Ou alternativamente ao ponto ii, devo pagar o IMT e pedir reembolso posterior, mesmo estando tendo na minha pose o reconhecimento da isenção de IMT emitido pela câmara municipal quando for realizar a escritura do imóvel? O artigo 5º do EBF de facto menciona um prazo de 15 dias para anulação do imposto, mas não entendo porquê se já tenho o comprovativo da câmara.

Fiz estas questões à autoridade tributária pelo e-balcão. A resposta foi curta e seca: "A Autoridade Tributária informa que essas questões devem ser efetuadas à Câmara Municipal".

Dirigi-me à câmara municipal. Recusam-se a responder a essas questões. Dizem que isso é da competência das finanças.

Não sei o que faça. Não quero comprar o imóvel sem ter a certeza que não fico sem a isenção porque saltei algum pormenor técnico.

Alguém que já tenha usufruido das isenções de IMT pode ajudar?

P.S. para que fique claro, não me estou a referir à isenção de IMT para jovens menores de 35 anos.

Obrigado!​

Fiz estas questões à autoridade tributária pelo e-balcão. A resposta foi curta e seca: "A Autoridade Tributária informa que essas questões devem ser efetuadas à Câmara Municipal".

O e-balcão tem de ser usado com cuidado. Suspeito que têm umas métricas que premeiam a resposta em menos de 24h. Se souberem ajudam bastante, se não souberem chutam para canto com muita força ...

Sugiro ir pessoalmente a um serviço de finanças. Em Lisboa até há um só para informações, na Av. João XXI. Uma vez que precisei foram consultar a legislação relevante para confirmar a resposta.

Um belo T3:

imagem.png

Falta-lhe arrumação em áreas comuns e é pena a sala ser virada a norte.

Ah claro e o preço. 2 milhões.

Um bocado corredor a mais para o meu gosto.
Mas não está nada mal.

Ah, e é um T4 [:p]

Sim, um T4.. enganei-me [:D]

Também não sou fã da casa de banho com duas entradas... Mas vá lá, aceita-se. Até porque há depois duas suites.
E sim os corredores também estão a mais, mas é o que é. As vezes não dá para escapar.

Um belo T3:

Falta-lhe arrumação em áreas comuns e é pena a sala ser virada a norte.

Ah claro e o preço. 2 milhões.

E não ter varandas de jeito.

Não percebo esta moda das varandas estreitas.

A casa que eu espero tem uma varanda de cada lado com alguns 5m de comprimento, mas uns 80cm ou 1m de largura.

Nunca vou perceber o sentido disto. Uma varanda de 3m de comprimento por 2 de largura é muito melhor opção.

A casa que eu espero tem uma varanda de cada lado com alguns 5m de comprimento, mas uns 80cm ou 1m de largura.

Nunca vou perceber o sentido disto. Uma varanda de 3m de comprimento por 2 de largura é muito melhor opção.

Limitações... Não se podem fazer varandas infinitas. [:D] Hoje em dia e na maioria das câmaras as varandas não podem sair do limite do terreno. Por isso ficas limitado na largura que consegues ter.

Tenho o mesmo problema. Por aqui tenho 50m2 de varanda, mas a parte mais larga tem menos de 2m. É um desperdício de espaço, e a maior parte do espaço quase nunca é utilizado.. Trocava facilmente estes 50m2 por uma varanda de 20m2 que fosse 5m x 4m.

Também não sou fã da casa de banho com duas entradas... Mas vá lá, aceita-se. Até porque há depois duas suites.
E sim os corredores também estão a mais, mas é o que é. As vezes não dá para escapar.

uma casa de banho com duas entradas é algo muito estranho. Uma solução para ficar menos estranho seria algum tipo de fechadura elétrica / eletrónica que fechasse ambas as portas quando alguém tranca por dentro. Caso contrário corre-se sempre o risco de encontros não programados.

O pior é mesmo a sala e cozinha só terem janelas a norte.

A questão é que as varandas estreitas limitam…. tudo.

Tenho um T3 bom/muito bom, para os padrões atuais.

Depois tenho estes corredores:

IMG_4019.jpg
Até para 2 pessoas estou com dificuldade em arranjar uma mesa para aqui.

Quanto mais o firepit e a mesa para 6 com barbecue que idelizava…

uma casa de banho com duas entradas é algo muito estranho. Uma solução para ficar menos estranho seria algum tipo de fechadura elétrica / eletrónica que fechasse ambas as portas quando alguém tranca por dentro. Caso contrário corre-se sempre o risco de encontros não programados.

Aqueles dois quartos com uma casa de banho partilhada devem ser para crianças.
Pessoalmente acho uma solução interessante, mas ficaria ainda mais se à frente pudesse ter um espaço de estudo.

Num apartamento pode ser mais complicado, mas pode ser possível no futuro transformar esse espaço em duas casas de banho mais pequenas, uma para cada quarto.

55K nos anos 90 são hoje 144.300€, pelos números oficiais. Se vendeu por 160K, não ganhou quase nada. Os preços não andam assim tão loucos

As contas não se podem fazer só assim. É preciso contar com o desgaste da habitação e com o valor de uso durante este tempo todo. Se a casa serviu de 1ª habitação há que contar com o ganho de oportunidade de ter estado ocupada em vez de a família ter estado a gastar dinheiro em casa arrendada.

Epá desculpem lá mas isto não é uma critica a ninguém em especial, apenas a minha opinião.

Barbecue em varandas de apartamentos? Se querem barbecues comprem uma casa. Não quero ser o vizinho de cima e estar a levar com fumo do churrasco dos outros.
Varandas pequenas? Por mim nem varanda havia. Era aumentar a área útil do apartamento. Varanda is overrated. O tempo que passamos na varanda VS tempo dentro do apartamento não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Por isso sim, quanto menos varanda houver melhor!

Epá desculpem lá mas isto não é uma critica a ninguém em especial, apenas a minha opinião.

Barbecue em varandas de apartamentos? Se querem barbecues comprem uma casa. Não quero ser o vizinho de cima e estar a levar com fumo do churrasco dos outros.
Varandas pequenas? Por mim nem varanda havia. Era aumentar a área útil do apartamento. Varanda is overrated. O tempo que passamos na varanda VS tempo dentro do apartamento não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Concordo com a tua opinião dos barbecues em varandas. Discordo em absoluto quanto à utilidade e ao tempo que se passa na varanda.

Eu tenho um varanda acima da média com uns 23 metros de extensão por 2,30 de largura e passo lá muito tempo. Quando o tempo permite muitas das refeições são na varanda e dá também muito jeito para tratamento de roupas e para quem tem animais domésticos.

Só o facto de teres a sala e cozinha abertas para a varanda dá logo uma maior sensação de espaço e agradabilidade ao apartamento.

Last edited:

Depende muito do estilo de vida, da idade, do sítio onde está a casa, e de uma série de outros fatores. Não existe uma regra abrangente para toda a gente.

Posso dar o exemplo do prédio onde moro. Tenho um vizinho no 2º andar que é reformado, tem os seus 65-70 anos, o apartamento é virado para nascente e sul e apanha bastante sol, e quando está bom tempo, ele está uma boa parte do dia na varanda, ou sentado ou na jardinagem. No caso dele, a varanda é extremamente útil.

Por outro lado, há um casal no 4º andar que passa o dia todo fora a trabalhar, e aos finais de semana nunca está em casa. Usam tão pouco a varanda que nem sequer têm cadeiras. Desde que se mudaram, o espaço está completamente vazio. Para eles, a varanda é inútil....

Atenção que pensar que uma varanda está a "roubar" espaço interior a uma casa é errado.
A grande maioria das Câmaras não contabiliza a área de varanda como área construida (se bem que o deviam fazer se fosse coberta...) ou seja as casas já têm o tamanho máximo que podem ter (nenhum promotor deixa área por usar) e as varandas são uma mais-valia que se ganha sem roubar espaço às casas. [;)]

sobre barbeque nas varandas de apartamentos, conheço uns quantos no Algarve com esse equipamento de origem, tem é chaminé dedicada tal como uma lareira.
e tenho reparado que na zona da Pontinha/Odivelas também andam a construir alguns prédios com churrasqueira na varanda.
se vai ou não cheiro ou fumo para os vizinhos é que já não sei, mas acredito que vá algum pois se até em terraços ou quintais de moradias vai.

Que opinião disparatada.

Problema da malta é não respeitar os gostos alheios. Então porque tu gostas de estar encafuado em casa como um enfermo, não podes respeitar quem goste de um espaço amplo no exterior, onde possa tomar o pequeno-almoço a olhar para a vista (sim, vista elevada que só se consegue num apartamento, não numa moradia como sugeres), ou ter umas belas plantas a enfeitar, por exemplo?

Há que saber viver em sociedade e perceber que há gostos para tudo. Quanto a mim as construções de hoje em dia cada vez pecam mais por varandas e janelas pequenas. Alguns prédios parecem caixotes. O que se quer, e mais uma vez falo por mim, é casas panorâmicas, quanto mais melhor.

Back