Tópico das Casas

Boas,
Gostaria de colocar aqui uma questão pertinente acerca de arrendar um imóvel que foi comprado como primeira habitação e no âmbito de jovem ate aos 35 anos, supondo que ao fim de um mês começo a arrendar dando entrada nas finanças, i.e., passar recibo de aluguer, quais seriam as consequências?
PS: Do que encontrei na internet teria de devolver o valor da taxa de IMT. Será apenas isso as consequências?

Obrigado desde já.

Tenho uma questão relacionada com doações e imóveis, se alguém me pudesse ajudar agradecia imenso. Tenho 50% de propriedade de uma habitação que pretendo vender ao outro coproprietário. A mesma havia-nos sido doada em 2012 e foi comprada em 1972, conseguem-me esclarecer se há lugar a tributação de mais valias?

Tenho uma questão relacionada com doações e imóveis, se alguém me pudesse ajudar agradecia imenso. Tenho 50% de propriedade de uma habitação que pretendo vender ao outro coproprietário. A mesma havia-nos sido doada em 2012 e foi comprada em 1972, conseguem-me esclarecer se há lugar a tributação de mais valias?

Esperemos que alguém consiga ajudar melhor.

Mas diria que sim, tens de pagar as mais valias, recebeste a casa em 2012 com um valor patrimonial.
Agora a venda vai ser por X (que suponho seja bem mais do que o VPT de 2012...) por isso pagas mais valias.

mas qual a logica de mais valias? o estado encher os bolsos?

E numa situação que se venda por valor inferior ao de compra, o estado tb compensa com alguma coisa?

mas qual a logica de mais valias? o estado encher os bolsos?

E numa situação que se venda por valor inferior ao de compra, o estado tb compensa com alguma coisa?

Não. E se venderes abaixo do valor patrimonial, é como se tivesses vendido pelo valor patrimonial, para efeitos de cobrança de imposto!

Boas,
Gostaria de colocar aqui uma questão pertinente acerca de arrendar um imóvel que foi comprado como primeira habitação e no âmbito de jovem ate aos 35 anos, supondo que ao fim de um mês começo a arrendar dando entrada nas finanças, i.e., passar recibo de aluguer, quais seriam as consequências?
PS: Do que encontrei na internet teria de devolver o valor da taxa de IMT. Será apenas isso as consequências?

Obrigado desde já.

Alguém pode dar uma ajuda se faz favor?
Obrigado.

Alguém pode dar uma ajuda se faz favor?
Obrigado.
Vou supor que ao referires os "35 anos" irás fazer (ou fizeste) crédito habitação, assim sendo não é permitido alugares. Os valores de juros e condições desses créditos são melhores pois presumem 1ª habitação.
Se é negócio não pode ser 1ª habitação. O banco não vai lá ver nem se cruzam dados com as finanças, mas se alguém fizer queixa podes ter de pagar algo ao banco.

Edd :)

Qual tem sido habitualmente a correlação entre o valor da avaliação do banco e o valor de escritura da casa? Isto para casas novas.

Recebi agora a avaliação , 10% superior ao valor constante do CPCV.

Aqui há uns anos falei com uma imobiliária porque andava com ideias de vender ou alugar um apartamento que tinha fechado. Entretanto a vida mudou e agora está ocupado, mas a dita imobiliária vai-me ligando 1 ou 2 vezes por ano para saber se mantenho a intenção de não vender, porque há muita procura nesta zona. E vai-me atualizando com os preços reais a que os imóveis semelhantes da vizinhança vão sendo vendidos, e que têm estado sempre a subir. Depois da pandemia então é uma loucura completa. Isto já não faz sentido nenhum. Um apartamento que há 10 anos era o ideal para ser comprado por uma família em início de vida, neste momento já só está ao alcance de gente muito bem estabelecida na vida ou de estrangeiros. É paradoxal.

Aqui há uns anos falei com uma imobiliária porque andava com ideias de vender ou alugar um apartamento que tinha fechado. Entretanto a vida mudou e agora está ocupado, mas a dita imobiliária vai-me ligando 1 ou 2 vezes por ano para saber se mantenho a intenção de não vender, porque há muita procura nesta zona. E vai-me atualizando com os preços reais a que os imóveis semelhantes da vizinhança vão sendo vendidos, e que têm estado sempre a subir. Depois da pandemia então é uma loucura completa. Isto já não faz sentido nenhum. Um apartamento que há 10 anos era o ideal para ser comprado por uma família em início de vida, neste momento já só está ao alcance de gente muito bem estabelecida na vida ou de estrangeiros. É paradoxal.

É o exemplo que tenho dado, que aconteceu cmg

T2 dos anos 90, em 2014, 380 euros renda. Actualmente deve rondar os 800 a 1200.

Preço em 2013 em torno de uns 80 mil, agora é vê-los a 200 mil, se são vendidos ou não, não sei, mas não deixa de ser boa construção, OK, mas no cinzentismo caótico e medonho da linha de sintra.

A comparação entre os 2 mercados pode não fazer sentido.
Há muitas condicionantes em análise que vão para além do preço.
Em Portugal a queda na construção de casas foi gigante, provavelmente bem maior que em Espanha e isso condiciona tudo o resto. Havendo procura e não havendo casas os preços sobem, não há volta a dar.
Neste momento estão a estabilizar, mas a estabilização é em valores inacessíveis praí a 80% da população.
è necessário continuar a construir em força nos próximos anos para a estabilização ser maior.

Back