Conheço um caso em que uma pessoa vendeu uma casa que era dona só de 33%... Fez escrituras, tratou de tudo e ninguém apontou nada. recebeu o guito e foi à sua vida. :sh)
vendeu a parte dela, os tais 33%... nao?
Não, vendeu tudo... :sh)
Epá... E deixaram fazer escritura???
Yeap... :sh) Conseguiu escriturar uma casa sem ser dona da totalidade.
Por isso, esquemas há por ai muitos. Então com a ajuda de notários...
Tenho uma questão relacionada com doações e imóveis, se alguém me pudesse ajudar agradecia imenso. Tenho 50% de propriedade de uma habitação que pretendo vender ao outro coproprietário. A mesma havia-nos sido doada em 2012 e foi comprada em 1972, conseguem-me esclarecer se há lugar a tributação de mais valias?
mas qual a logica de mais valias? o estado encher os bolsos?
E numa situação que se venda por valor inferior ao de compra, o estado tb compensa com alguma coisa?
Tens de falar com vários e com o teu, quando tiveres uma proposta melhor. Se o teu banco acompanhar eu não mudaria
Boas,
Gostaria de colocar aqui uma questão pertinente acerca de arrendar um imóvel que foi comprado como primeira habitação e no âmbito de jovem ate aos 35 anos, supondo que ao fim de um mês começo a arrendar dando entrada nas finanças, i.e., passar recibo de aluguer, quais seriam as consequências?
PS: Do que encontrei na internet teria de devolver o valor da taxa de IMT. Será apenas isso as consequências?
Obrigado desde já.
Vou supor que ao referires os "35 anos" irás fazer (ou fizeste) crédito habitação, assim sendo não é permitido alugares. Os valores de juros e condições desses créditos são melhores pois presumem 1ª habitação.Alguém pode dar uma ajuda se faz favor?
Obrigado.
Alguém pode dar uma ajuda se faz favor?
Obrigado.
Aqui há uns anos falei com uma imobiliária porque andava com ideias de vender ou alugar um apartamento que tinha fechado. Entretanto a vida mudou e agora está ocupado, mas a dita imobiliária vai-me ligando 1 ou 2 vezes por ano para saber se mantenho a intenção de não vender, porque há muita procura nesta zona. E vai-me atualizando com os preços reais a que os imóveis semelhantes da vizinhança vão sendo vendidos, e que têm estado sempre a subir. Depois da pandemia então é uma loucura completa. Isto já não faz sentido nenhum. Um apartamento que há 10 anos era o ideal para ser comprado por uma família em início de vida, neste momento já só está ao alcance de gente muito bem estabelecida na vida ou de estrangeiros. É paradoxal.