Tópico das Casas

Alguns avós deviam ser como um Sr meio idoso que conheci que dizia " os meus filhos querem que eu trate dos meus netos com regularidade, é que nem pensar, trabalhei a vida toda e tive de ocupar-me dos meus, eles que se esforcem para tratar dos deles também, que eu agora quero viver a minha reforma para descansar e fazer os meus hobbies"

mai nada, vai bescar !!

na tuga parece um velho boss, na maioria dos países civilizados isso é a norma.

e olha que conheço a realidade inglesa, francesa alemã e americana. aliás nestes países é até comum a malta reformar-se noutros países (ou no caso dos EUA irem para um estado longe de onde moravam como a flórida).

nos países mediterraneos como espanha e itália talvez possa ser um pouco mais como na tuga, mas não conheço bem essas realidades.

Sobre o transito à volta de LX , o assunto é mais complexo mas para o centro da cidade o que é preciso é retirar carros de lá oferecendo transportes decentes, só assim se consegue aliviar os congestionamentos, nao é novidade nenhuma e é o que se faz noutras capitais.

Qualquer capital decente desencoraja o levar carro, salvo situações específicas.

O que é preciso é onerar fiscalmente empresas e serviços no centro de Lisboa. Diminuir a necessidade dos trabalhadores terem de entrar em Lisboa.

malta a perder 2h*2 diariamente na AML em TP é mato.

não sou daqueles do "pimenta no cu dos outros". Se tivesse de lidar com isso acho que cortava os pulsos...

em Lisboa há opções? Sim ms ainda assim dependendo dos casos pode ser uma m3rd2 na mesma.

A AML ainda é "gigante", ora com transportes que deixam a desejar, não é raro haver 2h, que de resto, eu prefiro 2h num transporte não apinhado nos casos que tais, que 1h de pára-arranca, stress pa estacionar, etc.

E a questão é mesmo quando não são 2h de transito, não tamos em 2012, o transito anda caótico inclusive nos suburbios.

Diz-me quando tempos demoras de uma bairro na zona de Alcochete isolado até ao Tagus Park por exemplo.

Olha vai tu...

Já de carro faz-se bem.

Faz-se bem como quem diz [:D]

O tagus era ou é um terror de transito, doentio mesmo, podera, os transportes ali não são grande coisa.

Se uma empresa já tem o ónus extra por se implantar em Lx, seja pelo conhecido preço mais alto de aquisição e IMI, arrendamento, estacionamento, etc.... ainda queren criar mais impostos sobre ???
boa Mortágua...... afinal somos todos iguais e o rumo é taxar os que mais lutam para se manter à tona.

Tinha ideia que seria precisamente o contrário em que outros municipios criassem condições tão vantajosas que fizessem as empresas equacionarem os prós e contras em se afastar de um centro nevrálgico.

já vendo os produtos e serviços ao preço da concorrência nacional de forma a me manter concorrencial no mercado, pago mais impostos e com menores condições logisticas, tenho direito a estacionar apenas um carro da empresa a troco de mais de 300€ e os outros pagam avença mensal garagem ou moedinha , os clientes e funcionarios sofrem de mal semelhante.
solução.....taxar ainda mais.:sh)​​​​​​​

Isso é o que tenho " defendido ".

Agora vai ver quem quer isso....

Quer muita gente... mas Lisboa é um antro que controla tudo. Mesmo os que vão para a capital vindos das províncias ficam hipnotizados com o poder de Lisboa e rapidamente se tornam vassalos dessa minoria.
Tentam açambarcar tudo sem exceção. Felizmente algumas cidades como Braga e Aveiro, Guimarães, Famalicão têm conseguido algumas mudanças interessantes.
Já agora, está em estudo a criação de uma área metropolitana entre o AVe e o Cávado que daria mais uma machadada neste imobilismo que Lisboa e Porto obrigam o resto do país. Por exemplo há fundos europeus que sem área metropolitana não chegam a estas cidades.

image.png

T3 com menos de 100m2 no Porto... 410.000€ porque (supostamente) está com 20% de desconto de lançamento. PVP 520.000€

As condições de compra são agressivas para esta altura.
15% com o CPCV.
5% 60 dias depois
10% na infraestruturas (agosto)
15% com o betão (dezembro)

Em menos de 12 meses e só com a estrutura paga-se 45% da casa... Puxado.... ​

T3 com menos de 100m2 no Porto... 410.000€ porque (supostamente) está com 20% de desconto de lançamento. PVP 520.000€

15% com o CPCV.
5% 60 dias depois

Não há almoços grátis. Querem desconto, têm de financiar o promotor! Bom para quem não precisa de pedir empréstimo. Um pouco mais arriscado em caso de falência do promotor.

isto sempre a mudar, como na eletricidade, telecomunicações, etc....

bom para o consumidor, óbvio, mas um gajo fica logo desatualizado num instante

falando num jovem SOLTEIRO

com uma profissão fixa tipo 1000 euros e depois outra variável de 500 a 800 ( declarada ) - valores liquidos

que melhores opções teria para comprar uma casa ?

opções falo de :

- 20/30 KM de lisboa
- T2 pelo menos
- pode não ser construção nova
- montante máximo que poderia pedir

que vantagens e garantias o estado dá ?

eu sei que não paga o IMT mas haverá outro imposto isento ? o IVA ?

e o empréstimo em si, precisa de fiador ? os bancos emprestam quanto ? 80% 90 ? 100 ?

Last edited:

15% com o CPCV.
5% 60 dias depois

Esse T3 é onde?
Eu tenho é ouvido umas coisas giras com trespasses que deixam um cheiro a cocó no ar...

isto sempre a mudar, como na eletricidade, telecomunicações, etc....

bom para o consumidor, óbvio, mas um gajo fica logo desatualizado num instante

falando num jovem SOLTEIRO

com uma profissão fixa tipo 1000 euros e depois outra variável de 500 a 800 ( declarada ) - valores liquidos

que melhores opções teria para comprar uma casa ?

opções falo de :

- 20/30 KM de lisboa
- T2 pelo menos
- pode não ser construção nova
- montante máximo que poderia pedir

que vantagens e garantias o estado dá ?

eu sei que não paga o IMT mas haverá outro imposto isento ? o IVA ?

e o empréstimo em si, precisa de fiador ? os bancos emprestam quanto ? 80% 90 ? 100 ?

Esse jovem não compra casa..

Esse jovem não compra casa..

infelizmente, carloscolin

é a minha opinião

mas tenho uma mulher teimosa como uma mula, ainda por cima trabalha EM PART-TIME, no ramo imobiliário que pensa o contrário

imagina a minha posição, daí perguntar aqui

eu acho mesmo impossível

infelizmente, carloscolin

é a minha opinião

mas tenho uma mulher teimosa como uma mula, ainda por cima trabalha EM PART-TIME, no ramo imobiliário que pensa o contrário

imagina a minha posição, daí perguntar aqui

eu acho mesmo impossível

Se as taxas de juro descerem e os preços não aumentarem muito, pode encontrar alguma coisa velho por 200K com uma taxa de 2% de descer ate ai, fazer um emprestimo a 35 anos com 700 euros de prestação e seguros, e ficava com 800 euros para viver dava..

Há 10 anos ganhava +- o que referes e comprei solteiro mas não eram estes preços, e as taxas eram mais baixas.

Se as taxas de juro descerem e os preços não aumentarem muito, pode encontrar alguma coisa velho por 200K com uma taxa de 2% de descer ate ai, fazer um emprestimo a 35 anos com 700 euros de prestação e seguros, e ficava com 800 euros para viver dava..

Há 10 anos ganhava +- o que referes e comprei solteiro mas não eram estes preços, e as taxas eram mais baixas.

se ele ao menos se juntasse com uma namorada, nem precisavam de casar....

se ele ao menos se juntasse com uma namorada, nem precisavam de casar....

ANIQUILA essa idéia desde o início!
Ele que não se meta no investimento da vida com outra pessoa. Não é um crédito para 2 anitos. É para a vida toda! E a consumir grande parte do rendimento disponível.
Tem tudo, mas mesmo tudo, para correr mal.

Se ele é solteiro que procure um T1 ou um pequeno studio. Com esses rendimentos T2+ é impossível.
É duro mas é a realidade...

Back