Tópico das Casas

mas isso são sites portugueses, ou também tem alguma casa de Espanha ???

estava curioso realmente para saber um preço cá e do outro lado da fronteira, apenas a uns KMs de distância

Do lado de lá é tendencialmente mais barato. Deiferena de preço entre casas de praia no Sul de Espanha e o Allgarve é gritante.

Não dão acesso ao estudo na notícia original.

Se as estatísticas tiverem bem sobrepostas. Tenho dúvidas.[:D]

43% das casas são arrendadas e/ou são de casa própria de quem não têm mais que 3 casas.

Se o estudo tiver correcto e a partilha de casas por herança não for um factor decisivo para os 42% de casas onde o proprietário tem mais de 3, deveriam fazer um teste[:D], limitando o número de casas que cada individuo pode ter por via fiscal.

Por exemplo, na 4ª paga IMT a quintuplicar. O mesmo para os fundos que não iriam gostar claro e iria limitar investimento na área, até da construção.

No limite, colocava-se em Espanha o máximo de 4 por pessoa. Nos detentores da empresa também.

Começavam a abrir empresas de testas de ferros vendem-se.

Mas façam noutro país primeiro sff, para ver como funciona.[:p]

Iria haver ainda menos casas no mercado, tanto de arrendamento como global.

A realidade é que os "senhorios", esse bicho papão da sociedade, são quem tem garantido habitação ao longo de décadas a inúmeras familias.

Estado e misericórdias dão se ao luxo de terem milhares de habitações vazias. Se essas habitações pertencessem a particulares ou empresas, estariam a render, alugadas, a servir a população.

Durante décadas, foram construidos prédios inteiros, ruas inteiras, nas grandes cidades Portuguesas, com o simples objectivo de arrendar. Se assim não fosse, os Portugueses não tinham onde viver na cidade.
Nos anos 60, 70, 80, a familia tradicional Portuguesa que se deslocava do interior para a cidade, não tinha hipótese nenhuma de adquirir uma casa. A banca não emprestava aos construtores. Foram os particulares e empresas a investir para depois colocarem no mercado de arrendamento.
Se tivessemos limitado, ainda mais, a iniciativa privada, estariamos muito, mas muito pior!

Ainda hoje em dia, a quase totalidade dos prédios construidos nas cidades, estão a ser feitos com capitais privados.

Se a iniciativa privada decidi-se fechar a torneira, não construir mais casas e deixar devolutas as que possui. Ir, sei lá, investir em ouro, na Tesla, Google, etc.... aí sim, iamos ter um grande problema na habitação em Portugal.

Preciso de fazer a avaliação de um imóvel na zona a Norte de Viseu para apresentar ao tribunal.

É preferível escolher algum ou deixar o tribunal atribuir um?

Sugestões e recomendações são benvindas.

Uma casa de banho enooorme e outra pequena. Nem quero imaginar a ginástica que se tem de fazer para usar a sanita da suite. Uma porta de gaveta resolveria parte da coisa, creio.

Outro ponto parvo e que quanto a mim rouba algum espaço, já de si curto: dois hall de acessos aos quartos!

Uma casa de banho enooorme e outra pequena. Nem quero imaginar a ginástica que se tem de fazer para usar a sanita da suite. Uma porta de gaveta resolveria parte da coisa, creio.

Outro ponto parvo e que quanto a mim rouba algum espaço, já de si curto: dois hall de acessos aos quartos!

A casa de banho "enorme" é obrigação regulamentar de acessibilidades. [;)]
A pequena foi o que deu... e já comeu muito quarto... a porta de gaveta que referes não cabia ali, tem mesmo de ser de abrir.

Os dois hall é para conseguir meter ali dois armários e aumentar a arrumação da casa.

A mim nestas casas o que me faz mais confusão é as salas/cozinhas... mínimas, o mobiliário desenhado está feito para enganar.
E ali na bancada vê-se há apenas 1 módulo alto, o frigorifico, de resto, onde estão o frono e Micro-ondas, máquina da loiça e da roupa, módulo do lixo. Sobram zero armários naquela cozinha...

Alguém explica, esta moradia está a ser construída com as janelas viradas para um muro de 6m (a Nascente) e para a casa da frente (a Sul), a Poente, com a vista desimpedida é só paredes.

Alçado nascente:

Click image for larger version  Name:	IMG_20250428_094012.jpg Size:	183.5 KB ID:	14590702

Alçado poente:

Click image for larger version  Name:	IMG_20250428_094138.jpg Size:	178.2 KB ID:	14590703

Last edited:
No problem, nada é definitivo num lay out [;)]

Naquele caso tem uma corete atrás do WC, pelo que se tirasses o Wc, tinhas um "pilar falso" ali no meio.
Apartamento com muito pouca arrumação, como a maioria que se encontra à venda. A única coisa de bom é mesmo a varanda ser grande.

Back