Tópico das Casas

Portugal nãp consegue ter o mesmo volume que Espanha, o que permite a nuestros hermanos conseguirem ter preços mais competitivos.

Depois, depois há outros custos associados onde também não se consegue competir.

Naturalmente, mas o cerne tá lá e não é assim tão diferente.

E para voltar as casas, construção... são precisos " 100 mil trabalhadores " para a construção, oh caraças até admito que nativos PT, mesmo que a ganhar 2000 brutos por ex , muitos não iriam querer, tal como não queriam nos anos 90 a ganhar 150 contos limpos, mas só resta saber onde colocar esses 100 mil a dormir, e aí voltamos ao Rue34, roda inventada, é aplicar solução para cada caso.

Não percebi...

Isto:

Não sei em que parte de Espanha fazes férias, mas nos últimos anos já corri quase toda a a conta mediterrânica, ilhas incluídas e o que vejo é malta sul americana em maioria.
Ou seja, não é por ouvires falar "espanhol" que eles são de facto espanhóis, falam é castelhano das antigas colónias espanholas, é o mesmo que dizeres que falam português, mas no entanto são brasileiros.

Edd :)

Isto:

Ou seja, não é por ouvires falar "espanhol" que eles são de facto espanhóis, falam é castelhano das antigas colónias espanholas, é o mesmo que dizeres que falam português, mas no entanto são brasileiros.

Edd :)

Ah, ok, mas não, isto nos varios sitios onde visitei a costa espanhola , nao conheço as ilhas.

Tive varios colegas sul americanos, distingo bem o sotaque deles.

O que, nao quer dizer que a minha estatistica amadora valha de alguma coisa, tou a dizer é que há muitos nativos MAS msmo e supondo que a maioria sao imigrantes, é reparar na diferença de profissionalismo deles, motivaçao e tudo mais.

De qq forma PT vai bem encaminhado, nao ha casas pa tugas mas agr pa imigrantes é que vai ser, lol, espero que seja melhores soluções que as Odemiras da vida.

Casas, carros, gás, combustível, comunicações...tudo mais caro que os outros!
Os tugas deviam ser nomeados como heróis europeus. :sh)

Preços das casas em Portugal subiram mais do que o dobro da média da UE no final de 2024 Eurostat calcula aumento de 4,2% dos preços das casas na zona euro, em termos homólogos, e 4,9% na União Europeia. Em Portugal a subida foi mais do que o dobro: 11,6%.

https://observador.pt/2025/04/08/pr...-que-o-dobro-da-media-da-ue-no-final-de-2024/

Na questão das casas é simplesmente o mercado a funcionar ... no resto sao a brutalidade de impostos e nas comunicações sao os abutres que dominam o mercado a exercer o seu poder...

Mas os últimos nao podem ser criticados porque pagam muitos impostos...:sh)

É amochar e pagar!

Se reparares isso coincide com o que eu te estou a dizer....Então falas em SMN para indiferenciados e agora falas de um barman? e quem diz barman diz outros que tais do mundo da hotelaria, seja 5*, 4 ou 3, um recepcionista não destes não é exactamente do mesmo nivel que o de uma pensão " daquelas ".

É descomplicar. Seja um funcionário mais mais diferenciado ou menos, se há escassez, é pagar mais, qual a duvida? Tabelar por baixo como acontece muito é mau para todos.

Falei em SMN porque são a grande maioria, so mencionei o exemplo do barman porque falaste em hoteis 5*. E aqui, mesmo pagando bem, os hoteleiros têm dificuldade em contratar.

Falei em SMN porque são a grande maioria, so mencionei o exemplo do barman porque falaste em hoteis 5*. E aqui, mesmo pagando bem, os hoteleiros têm dificuldade em contratar.

Certamente, e o mesmo acontecia em espanha com " simples " empregados de mesa antes da crise 2008-2012, em que era 1200 euros e mal conseguiam contratar, e durante a crise passou para pouco mais de metade disso...e havia muitos a concorrer.

Mas vê, se nao conseguem contratar " indiferenciados " ( nos casos que tais e como falámos, há muitas funções que a partir de determinado nivel requerem formação especifica como os barman que exemplificaste entre outros ) então que remedio têm em pagar mais.....

Não sei se é com " camaratas " que resolvem as coisas mas é um começo.

Resta saber se há tugas nativos a abdicar de salário para ter um tecto via empresa, eu ja tive temporariamente 1 e não me importei nada de estar alojado num apartamento na zona nobre do grande porto [:D]

Não se isto fica melhor aqui ou noutro topico estilo crise ou crime...
https://executivedigest.sapo.pt/not...e-moradores-em-risco-de-perder-as-habitacoes/

Diria que este apesar de gritante não é caso unico de habitações e terrenos doados com determinado propósito tsnto à igreja como ao estado/municípios mas que acabam por ser desviados para outros interesses ou deixam de servir a quem originalmente foram destinados.

Mas este caso a ser verdade e perante os valores referidos é mesmo algo de muito estranho.

Vocês dava €1.270.000 por este apartamento a Norte de Cascais?

Já tinha visto esse apartamento. Há ai alguns detalhes que estão bem, outros nem tanto, e depois o preço, é o que se sabe...

A casa tem alguma arrumação, mas perde-se ali muito espaço na entrada. A casa de banho social ficou ali a meio e tornou a sala "pequena", a cozinha até tem um bom layout, mas mais de 1.2 e não há uma lavandaria...
Os quartos são bons qb. Sendo que o quarto de 15.9m2 parece-me mal organizado em termo de armários,

Depois o terraço, é simpatico, mas toda aquela faixa virada a norte vai ter 0 uso... Pouco profunda, e sem sol.
A orientação da casa também é maioritariamente a norte, o que é chato. E como sei onde é pior ainda... vais ficar com esse terraço todo a dar para uma estrada nacional e acesso de AE com bastante transito.
Por isso pelo preço não dava, pela orientação, e pela zona.

Back