Ccorreia
Well-known member
Ou este T3 em miraflores... 1 milhão.
1M ...
com cozinha de 4m2 ?
Ou este T3 em miraflores... 1 milhão.
e a TV/móvel da sala ? onde fica ?
para que serve aquele hall de 6,7m2 ?
1M ...
com cozinha de 4m2 ?
..
Onde é que metem o frigorifico?
...
Li um artigo na semana passada em que referia que apenas 1/3 das casas à venda em Portugal tinha um preço abaixo dos 300.000€. Se considerarmos que Portugal não é só Porto e Lisboa, acho que apenas 33,33% do mercado abaixo dos 300K, um valor absurdo.
Para mim é claro que existe uma bolha no mercado imobiliário em Portugal.
Só não sei quando irá rebentar nem de que forma.
Já ando a ouvir isso aos anos…
Por causa dessa lengalenga da bolha, adiei a decisão de comprar casa.
Ainda assim, comprei há dois anos um T3 novo na margem sul que neste momento tem uma valorização potencial de 60%.
Infelizmente não comprei 2, porque o meu era o único que havia disponível no prédio.
Se andasse à espera do rebentamento da bolha até hoje, já tinha de comprar um T3 a 600k.
Se não tivesse adiado por causa da bolha, tinha comprado um T3 novo igual ao meu em 2019 ou 2020 por 180k.
O valor das casas honestamente é aceitar que dói menos. Depois de entrar no mercado, é tranquilo.
Aliás, 1 ano e meio depois de lá morar ando a piscar o olho a imóveis de valores que sempre considerei completamente inalcancaveis, em boa parte devido ao lucro potencial que tive alavancado na aquisição da minha casa atual.
Acho que não sabes o que aconteceu ali entre 2010 e 2015.
1M ...
com cozinha de 4m2 ?
Se investiste há dois anos atrás, há apesar de tudo uma diferença considerável de preços. Eu estou a referir-mr a hoje, a este tempo.
Até podes comprar hoje um imovel e vender mais caro daqui a um ano por exemplo e correr bem.
Agora o que digo é que existe um desfazamento brutal entre o valor dos imóveis, mesmo com uma boa margem para quem vende/constrói e o valor a que estão a ser comercializados. Isto para mim é claro e por isso digo que existe uma bolha no mercado imobiliário. O que acontece é que de tempos a tempos o mercado faz correcções. E mantenho a opinião de que há de corrigir. Não sei como será a correcção, mas vai acontecer.
A malta até aos 35, sem tusto no bolso anda a correr a comprar casa com valores de financiamentos que os vão deixar quase esganados. Quando vier um pouco de vento mais forte é que quero ver.
O próprio Governo já se apercebeu disso. Acho que vão apertar com a taxa de esforço.
Isto não impede que quem puder não continue a investir. Eu arrisco ali para o final de 2028.
não foi 1 ano ou 2 mais cedo ?! a crise começou em 2008
mas sim, foi um autentico desastre, a euribor chegou aos 5.6 por cento acho eu
naquela altura o endividamento não era tão grande e expressivo, as casas eram mais baratas
mas ainda assim muitos jovens devolveram as casas aos bancos e voltaram para casa dos pais
atualmente mesmo que um jovem tenha 20 mil ou 30 mil para dar, e mesmo com as benesses fiscais, as casas não param de aumentar de preço
a não ser que tenham ajudas, quase todos estão a endividar-se à volta dos 200.000 euros por uma casa mediana, um simples T2
se chegar outra vez aos 5% ?!?!?!
....
1M ...
com cozinha de 4m2 ?
...
sobre isso das cozinhas, esse design não foi importado dos EUA ?
é tudo open space para os convidados :
som ambiental :
- barulho de panelas, de frigideiras, de pratos, do exaustor, talheres, do próprio cozinhar
cheiro ambiental :
- cebola e alho e outras especiarias e do peixe ou carne ou outros aromas tipo feromonas lançadas ao ar pelos fritos e grelhados e cozidos, o próprio lixo orgânico ali perto num caixote....
desarrumação ambiental :
- pratos, frigideiras, panelas, tupperwares, tudo ali na bancada depois de um almoço ou jantar
- migalhas arrastadas pela sala pelos pés descalços ou com pantufas
- detritos alimentícios espalhados pela mobília dos vapores dos cozinhados
- cheiros entranhados nos tecidos sofás ou cortinas ou almofadas
Já ando a ouvir isso aos anos…
Por causa dessa lengalenga da bolha, adiei a decisão de comprar casa.
Ainda assim, comprei há dois anos um T3 novo na margem sul que neste momento tem uma valorização potencial de 60%.
Infelizmente não comprei 2, porque o meu era o único que havia disponível no prédio.
Se andasse à espera do rebentamento da bolha até hoje, já tinha de comprar um T3 a 600k.
Se não tivesse adiado por causa da bolha, tinha comprado um T3 novo igual ao meu em 2019 ou 2020 por 180k.
O valor das casas honestamente é aceitar que dói menos. Depois de entrar no mercado, é tranquilo.
Aliás, 1 ano e meio depois de lá morar ando a piscar o olho a imóveis de valores que sempre considerei completamente inalcancaveis, em boa parte devido ao lucro potencial que tive alavancado na aquisição da minha casa atual.
Estou a rever agora o meu CH, apresentaram-me a seguinte proposta:
Tx fixa 2 anos: 2,25%
Prazo: 30 anos
Seguro vida OUT sem agravamento das condições
Suporte total custos transferência
Estou a ponderar seriamente.
não foi 1 ano ou 2 mais cedo ?! a crise começou em 2008
mas sim, foi um autentico desastre, a euribor chegou aos 5.6 por cento acho eu
naquela altura o endividamento não era tão grande e expressivo, as casas eram mais baratas
mas ainda assim muitos jovens devolveram as casas aos bancos e voltaram para casa dos pais
atualmente mesmo que um jovem tenha 20 mil ou 30 mil para dar, e mesmo com as benesses fiscais, as casas não param de aumentar de preço
a não ser que tenham ajudas, quase todos estão a endividar-se à volta dos 200.000 euros por uma casa mediana, um simples T2
se chegar outra vez aos 5% ?!?!?!
sobre isso das cozinhas, esse design não foi importado dos EUA ?
é tudo open space para os convidados :
som ambiental :
- barulho de panelas, de frigideiras, de pratos, do exaustor, talheres, do próprio cozinhar
cheiro ambiental :
- cebola e alho e outras especiarias e do peixe ou carne ou outros aromas tipo feromonas lançadas ao ar pelos fritos e grelhados e cozidos, o próprio lixo orgânico ali perto num caixote....
desarrumação ambiental :
- pratos, frigideiras, panelas, tupperwares, tudo ali na bancada depois de um almoço ou jantar
- migalhas arrastadas pela sala pelos pés descalços ou com pantufas
- detritos alimentícios espalhados pela mobília dos vapores dos cozinhados
- cheiros entranhados nos tecidos sofás ou cortinas ou almofadas
Se investiste há dois anos atrás, há apesar de tudo uma diferença considerável de preços. Eu estou a referir-mr a hoje, a este tempo.
Até podes comprar hoje um imovel e vender mais caro daqui a um ano por exemplo e correr bem.
Agora o que digo é que existe um desfazamento brutal entre o valor dos imóveis, mesmo com uma boa margem para quem vende/constrói e o valor a que estão a ser comercializados. Isto para mim é claro e por isso digo que existe uma bolha no mercado imobiliário. O que acontece é que de tempos a tempos o mercado faz correcções. E mantenho a opinião de que há de corrigir. Não sei como será a correcção, mas vai acontecer.
A malta até aos 35, sem tusto no bolso anda a correr a comprar casa com valores de financiamentos que os vão deixar quase esganados. Quando vier um pouco de vento mais forte é que quero ver.
O próprio Governo já se apercebeu disso. Acho que vão apertar com a taxa de esforço.
Isto não impede que quem puder não continue a investir. Eu arrisco ali para o final de 2028.
Para comprar casa para habitação é um erro andar a pensar em bolhas.
O importante é comprar uma casa compativel com o nosso orçamento.
E olha que vejo esse erro a ser cometido para os dois lados: tanto pessoas que não compram casa porque estão à espera que a "bolha rebente", como pessoas que compram casas acima do que podem comprar por simples FOMO.
Honestamente, hoje em dia acredito que o segundo caso é bem mais comum que o primeiro.
Já não vejo pessoas à espera para comprar casa, antes pelo contrario: vejo tudo desesperado para comprar o mais rapido possivel, mesmo a preços completamente fora do seu pé, porque creem que quanto mais esperarem mais dificil será comprarem casa. É o "agora ou nunca".
E isto, meus amigos, é a receita para o "desastre".