Tópico das Casas

Por isso é que quero amadurecer a ideia. Para mais tarde não me arrepender.

A ideia nem é tanto só férias, mas uns fins de semana e assim, fugir à rotina.

Na minha opinião uma casa de férias só faz sentido numa pessoa que realmente tenha muito dinheiro e que 150K/200K não faça diferença entre estar no banco ou numa casa. No comum dos mortais, acho um grande encargo sem sentido

Na minha opinião uma casa de férias só faz sentido numa pessoa que realmente tenha muito dinheiro e que 150K/200K não faça diferença entre estar no banco ou numa casa. No comum dos mortais, acho um grande encargo sem sentido

Tb não tenho pretensão de casa de férias.

Há uns anos atrás, imensa malta de Coimbra tinha casa na FFoz, a meros 60 km.

Em relação ao Bakinter não tem custos com contas/cartões/transf. Em relação às despesas do CH é muito idêntico aos outros.

JDEM no Bakinter conseguia o que aqui está no tópico, no totta e na CGD à volta de 1.9%, no entanto negociado ia aos 1.6/7% na cgd.
No Bankinter, sem obrigatoriedade de, por exemplo, 1500€ de despesas mensais em CC ?

E os custos do processo em si? Está nos mesmos valores da CGD e Santander (estes parecem-me, nesse aspecto, estar ela por ela)?

É uma ideia antiga que tenho, mas por diversos motivos tenho me questionado se será uma opção certa.

Conheço pessoas que têm, uns usam outros dizem que se cansam e passam meses sem abrir a porta sequer.

A ideia era fugir da rotina...Mas acabaria por criar outra?
Ir sempre para o mesmo sitio (depois passa a ser uma espécie de obrigação).

Agradeço as vossas opiniões.[kiss]

É uma ideia antiga que tenho, mas por diversos motivos tenho me questionado se será uma opção certa.

Conheço pessoas que têm, uns usam outros dizem que se cansam e passam meses sem abrir a porta sequer.

Não te metas nisso. *Pega nesses € e vai de férias. A não ser que tenhas uma conta bem recheada e não te faça falta os € [;)]

Miguel, é como já disse e disseram em cima.
Uma casa de férias é um grande encargo, cansaste de ir para o mesmo sítio..

Eu so compraria casa de férias se tivesse mesmo muito dinheiro, isto é milhões, e compraria nunca junto à praia, porque me fartaria de ser sempre a mesma praia. Comprava no Gerês, que é uma reserva natural que nunca conseguia conhecer todos os recantos e tinha sempre algo novo a procurar.
No wisthler talvez

Casa na Póvoa ou na fogueira da foz, é pah, para além das praias serem uma ..., esse dinheiro em 7 dias de férias por ano em bons destinos é mt melhor investido.
Mesmo no Algarve.. Que adoro, só se tivesse mesmo muito muito cash é que compraria.

vivemos num país que em menos de 5h nos colocamos de uma ponta à outra.. Não vejo mesmo utilidade de casa de férias a não ser que tenha muito dinheiro.

conheço quem tenha a 40 mins de casa, uma casa rural e aquilo é mais uma prisão que outra coisa..

Minha experiência com casas de férias: É de fugir!!!
A não ser que consigas tirar rendimento com alguém próximo a cuidar de tudo (e deixa de ser casa de férias), só dá chatices.
Além das despesas que já referiram, tens de ir lá de tempos em tempos limpar, arejar, cuidar das coisinhas e uma casa fechada degrada-se rápido, principalmente ao pé do mar.

Como também disseram, é fixe se tiveres muito dinheiro e quem cuide de tudo, caso contrário deixa de ser casa de férias para ser um rendimento ou um fardo.

O meu pai comprou uma casa no Algarve (a umas 3 horas de carro de casa) quando tinha uns 55 anos e foi o melhor que fez, está agora reformado e passa grandes temporadas lá. Isto vai depender também da localizacao da casa, no caso dele a praia está a 10 minutos a pé de casa e o supermercado está a 1 minuto. Para além disso os meus pais até preferem a localidade onde está o apartamento do Algarve (Quarteira), do que o local do apartamento de Lisboa (Queluz). Neste preciso momento estao lá a passar uns tempos. E bem vistas as coisas, o Algarve fora de Julho/Agosto é um local bastante porreiro, nao admira que seja escolhido por vários reformados da Europa como local de habitacao permanente.

Para quem prefira andar a visitar outros países a ideia da casa de férias pode nao ser a melhor. Mas quem vá sempre para os mesmos sítios e nao se importe com isso, é algo a ponderar.

Última edição:
Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Para quem tem, ou tenciona ter, que utilidade dariam a um apartamento T1 ou T0 à beira mar em condomínio com piscina e essas coisas?

Eu e a esposa andamos de volta disso, é se por um lado nos oarece bem, por outro acho que nos vamos fartar.

Fica a mais ou menos 1.30h de carro da nossa casa.

Também não acho que seja ideia... Mas é só a minha opinião.

Muita gente fez isso para fazer negócio (o típico apt no Algarve perto da praia) mas já foi chão que deu uvas.

Se for só para usar de vez em quando e não fazer disso negócio (além de também usufruir) ainda pior pois é gastar muito dinheiro para acabar por ir "sempre" para o mesmo sítio.

Sei do que falo porque os meus pais têm um apt no Algarve e não acho que tenha grande interesse... IMI, condomínio, EDP, água etc (tudo bem que há pouco consumo e é sazonal, mas ao fim do ano da dinheiro porque há sempre taxas fixas, IVA, taxa da RTP na conta da eletricidade). A somar, no caso deles, de forte desvalorização do imóvel...

Depois acabam por ir sempre para o mesmo sítio e é uma terra sem interesse nenhum exceto para fazer praia no meio da confusão... Ou seja no resto do ano tem zero interesse e ainda são 2h de viagem neste caso..

A sorte é que como têm muitas férias e rendimentos para tal acabam por ir para fora do país noutras alturas do ano (páscoa por exemplo e por vezes também no verão além de ir para o apt no Algarve), mas ainda assim não acho que tenha grande interesse.

Eu com bom dinheiro no bolso, tempo e saúde queria é viajar pelo mundo... Mas isso sou eu.

Última edição:
O meu pai comprou uma casa no Algarve (a umas 3 horas de carro de casa) quando tinha uns 55 anos e foi o melhor que fez, está agora reformado e passa grandes temporadas lá. Isto vai depender também da localizacao da casa, no caso dele a praia está a 10 minutos a pé de casa e o supermercado está a 1 minuto. Para além disso os meus pais até preferem a localidade onde está o apartamento do Algarve (Quarteira), do que o local do apartamento de Lisboa (Queluz). Neste preciso momento estao lá a passar uns tempos. E bem vistas as coisas, o Algarve fora de Julho/Agosto é um local bastante porreiro, nao admira que seja escolhido por vários reformados da Europa como local de habitacao permanente.

Para quem prefira andar a visitar outros países a ideia da casa de férias pode nao ser a melhor. Mas quem vá sempre para os mesmos sítios e nao se importe com isso, é algo a ponderar.

Ok, mas o teu pai quando comprou já era velho.. E até já deve ter comprado a pensar na velhice, enquanto se é mais novo e ainda se trabalha a sério 25-50/55/60 (depende da actividade) acho complicado disfrutar de uma casa de férias, é um peso..
E compreendo a situação, iria odiar viver em Lisboa, no caso deles faria exatamente a mesma coisa...
passar à reforma num local calmo, bem bom

Para quem tem, ou tenciona ter, que utilidade dariam a um apartamento T1 ou T0 à beira mar em condomínio com piscina e essas coisas?

Eu e a esposa andamos de volta disso, é se por um lado nos oarece bem, por outro acho que nos vamos fartar.

Fica a mais ou menos 1.30h de carro da nossa casa.

Casa de fim de semana e férias?
Rendimento.

O Jornal Expresso desta semana indicava um aumento de 40% no valor das rendas do centro de Lisboa.
Nada de novo portanto... É bom para quem tem imóveis para arrendar em zonas menos centrais ( e mau para quem quer arrendar.)
Dizem que o rendimento médio de 4% passa para 10% com o uso de plataformas de arrendamento temporário ( Airnb etc).

Se nada-se faz, qualquer dia o centro de lisboa tranforma-se num parque temático .

O Jornal Expresso desta semana indicava um aumento de 40% no valor das rendas do centro de Lisboa.
Nada de novo portanto... É bom para quem tem imóveis para arrendar em zonas menos centrais ( e mau para quem quer arrendar.)
Dizem que o rendimento médio de 4% passa para 10% com o uso de plataformas de arrendamento temporário ( Airnb etc).

Se nada-se faz, qualquer dia o centro de lisboa tranforma-se num parque temático .

Lisboa está definitivamente na moda!

Basta andar nas zonas mais turísticas e perceber.
Ainda bem

Já com as comissões dessas agencias? Espantoso.

Prevejo grandes disputas ao nível de condomínios. É que há gente que não quer viver num albergue espanhol.
Os outros... Torres vedras, setubal, ainda há casas baratas.

Partilho da opinião da maioria em relação a casa de férias.

Claro que depende das pessoas, para quem vá sempre de férias para o mesmo sitio, até pode fazer sentido. Para quem gosta de variar é uma prisão, dá trabalho e encargos.

De qualquer forma, para alguém com a casa principal paga pode ser visto como um investimento e aí ou alugando, ou pelo menos sem sentir a obrigação de amortizar o dinheiro gasto fazendo sempre lá férias, pode ser uma opção interessante.

Já o disse lá para trás neste tópico, tenho um familiar no norte do país que se dedica ao imobiliário (desde aquisição, reabilitação à venda / arrendamento) e nunca teve tantos projetos ao mesmo tempo e ganhou tanto dinheiro como agora.

Neste momento está com 13 projetos em curso, entre edifícios (uns 5 ou 6) e apartamentos. Já para não falar dos 6 já concluídos, direcionados para o arrendamento a estrangeiros, e outros tantos que optou por vender.

As rentabilidade líquida andava à volta dos 8 a 15%, mas entretanto deve ter alterado qualquer coisa com o término de isenções para os fundos / empresas (isso foi mesmo em frente não foi ?).

Tudo com financiamentos na base do pagar o rebanho com a própria lã.

Já com as comissões dessas agencias? Espantoso.

Prevejo grandes disputas ao nível de condomínios. É que há gente que não quer viver num albergue espanhol.

Por acaso nunca tinha pensado nisso ....

Mas por parte do condomínio também não haverá muito a fazer. De qualquer forma tenho ideia que Airbnb, etc. é utilizado maioritariamente por gente civilizada.

Os outros... Torres vedras, setubal, ainda há casas baratas.

No meu prédio há ( que eu saiba) pelo menos 1 apartamento Airnb e a única coisa chata que deverei levantar em breve em condomínio são as entradas tardias ( 2 da manhã e mais tarde) e algum barulho nas escadas. Não é critico mas é chato...

Voltar
Superior