Tópico das Casas

No meu prédio há ( que eu saiba) pelo menos 1 apartamento Airnb e a única coisa chata que deverei levantar em breve em condomínio são as entradas tardias ( 2 da manhã e mais tarde) e algum barulho nas escadas. Não é critico mas é chato...

Sim, mas o que pode mudar ? ou seja qual será o teu objectivo em levar isso à reunião ?

No meu prédio há ( que eu saiba) pelo menos 1 apartamento Airnb e a única coisa chata que deverei levantar em breve em condomínio são as entradas tardias ( 2 da manhã e mais tarde) e algum barulho nas escadas. Não é critico mas é chato...

Coisa que dificilmente terá resolução, tendo em conta que os apartamentos têm disponibilidade de 24h/24h.

Partilho da opinião da maioria em relação a casa de férias.

Claro que depende das pessoas, para quem vá sempre de férias para o mesmo sitio, até pode fazer sentido. Para quem gosta de variar é uma prisão, dá trabalho e encargos.

De qualquer forma, para alguém com a casa principal paga pode ser visto como um investimento e aí ou alugando, ou pelo menos sem sentir a obrigação de amortizar o dinheiro gasto fazendo sempre lá férias, pode ser uma opção interessante.

No caso dos meus pais a casa principal estava paga e havia até capital para esta segunda casa. Tal como, de facto, eles gostam de ir frequentemente para lá por gostarem do sítio e terem lá amigos em tempo de férias.

Eu próprio estou aqui a "dizer mal" mas também já usufrui bastante em tempos. E mesmo hoje em dia sou capaz de lá ir uma semaninha por ano à borla o que é sempre simpático.

Ou seja não tenho razão de queixa nenhuma nesse sentido, antes pelo contrário.

Apenas acho que é algo que faz sentido para pouca gente e eu pessoalmente preferia canalizar investimento para outras coisas.

Algo totalmente diferente é chegar à reforma e ir viver para o Algarve trocando a casa principal. Sei de quem fez isso e é feliz da vida tal como muitos estrangeiros fazem e adoram viver no Algarve.

O Jornal Expresso desta semana indicava um aumento de 40% no valor das rendas do centro de Lisboa.
Nada de novo portanto... É bom para quem tem imóveis para arrendar em zonas menos centrais ( e mau para quem quer arrendar.)
Dizem que o rendimento médio de 4% passa para 10% com o uso de plataformas de arrendamento temporário ( Airnb etc).

Se nada-se faz, qualquer dia o centro de lisboa tranforma-se num parque temático .

Neste momento Lisboa já o é, basta ver a desertificação da zona central de acordo com o último Censos. Está a acontecer aquilo que se chama de "efeito donut", com as pessoas a deslocarem-se para a periferia das grandes cidades:

http://www.publico.pt/destaque/jornal/destaque-25625394

No Bankinter, sem obrigatoriedade de, por exemplo, 1500€ de despesas mensais em CC ?

E os custos do processo em si? Está nos mesmos valores da CGD e Santander (estes parecem-me, nesse aspecto, estar ela por ela)?

Sem obrigatoriedade do CC.

Os custos do processo são muito idênticos aos da CGD e Santander, mais 200€ menos 200€, não foge muito.

Isto das casas de férias é como tudo o resto…. Depende de cada um!

No meu caso tenho a minha casa e um apartamento de ferias em frente ao mar, apenas tendo de atravessar a estrada.
É um local que adoro e no qual faço ferias a vários anos, sentindo-me lá como em casa….
Isso não invalida que vá passar uma semana ao algarve, ou a qualquer outro lado… Alem disso nos últimos anos tenho ido sempre passar algum tempo fora e depois passo também no meu apartamento…

São preferências…

Isto das casas de férias é como tudo o resto…. Depende de cada um!

No meu caso tenho a minha casa e um apartamento de ferias em frente ao mar, apenas tendo de atravessar a estrada.
É um local que adoro e no qual faço ferias a vários anos, sentindo-me lá como em casa….
Isso não invalida que vá passar uma semana ao algarve, ou a qualquer outro lado… Alem disso nos últimos anos tenho ido sempre passar algum tempo fora e depois passo também no meu apartamento…

São preferências…

É verdade !

Mas o que observo no caso de família e amigos é que a casa de férias se torna um destino obrigatório, pelo menos para metade das férias, isto falando de pessoas com algumas restrições orçamentais.

Também conheço um caso de 2 irmãos ambos a viverem em vivendas na sua cidade, ambos com casas de férias junto ao mar na primeira linha e ainda a partilharem uma casa de campo e fartam-se de viajar e pouco vão às casas, mas aí o desafogo financeiro é francamente grande.

Não sou adepto de casa de férias por nos obrigar a ir muitas vezes para o mesmo local. Quando estou de férias ou fim-de-semana, sempre que possível gosto de "vadiar".

Alguém que mandou afagar chão recentemente? Que preços se andam a praticar actualmente?
eu, mas não sei quanto custou [:D]:sh)
estava incluído num bolo com vários serviços.

Mas eu contaria (pede 2 ou 3 orçamentos) com 12€ a 15€/ m2 penso eu
se quiseres posso perguntar a quem me fez quanto custa em média o preço/m2.

eu, mas não sei quanto custou [:D]:sh)
estava incluído num bolo com vários serviços.

Mas eu contaria (pede 2 ou 3 orçamentos) com 12€ a 15€/ m2 penso eu
se quiseres posso perguntar a quem me fez quanto custa em média o preço/m2.

Sim sff, se souberes diz qq coisa.
Obrigada.

Tenho 2 apartamentos em Quarteira e os dois pagam-se sózinhos.
Apesar de estarem fechados o ano todo utilizo os meses de verão para os alugar, e basta o Julho e o Agosto para para garantir rendimento suficiente para um ano de despesas (prestações, condominio e despesas correntes).

Mesmo estando a 2.200Km de distância não me dá muito trabalho, contas correntes (água, luz, etc..) pago por débito direto, depois arranjei uma pesoa para lá ir de vez em quando fazer manutenção, receber os hóspedes e pagar os devidos impostos.

Não fosse o objectivo de querer comprar casa onde estou e por esta altura já tinha comprado mais um ou dois...

Mas, concordo que para quem não tem o obejetivo de alugar/obter rendimento da casa de férias, está poderá ser um fardo.
O segundo apartamento comprei-o a uma pessoa que estava precisamente nesta situação e farta das despesas do apartamento face ao pouco uso, desfez-se dele. Só no ano em que mo vendeu, o condomínio decidiu pintar o prédio.. tocou a cada inquilino a módica quantia de 2.000€...

Última edição:
Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

É verdade !

Mas o que observo no caso de família e amigos é que a casa de férias se torna um destino obrigatório, pelo menos para metade das férias, isto falando de pessoas com algumas restrições orçamentais.

Também conheço um caso de 2 irmãos ambos a viverem em vivendas na sua cidade, ambos com casas de férias junto ao mar na primeira linha e ainda a partilharem uma casa de campo e fartam-se de viajar e pouco vão às casas, mas aí o desafogo financeiro é francamente grande.

No primeiro caso não percebo é que como pessoas com algumas restrições têm duas casas mas ok... Só se a tua perspetiva de restrições é diferente da minha, até porque além de duas casas ter dinheiro para ir viajar para fora todos os anos é algo que está longe de ser para toda a gente...

O segundo caso, quem pode pode, mas mesmo assim era algo que não faria porque uma casa é sempre despesa e chatice adicional, nomeadamente se for para estar sempre fechada. Não há upside algum...

Para mim o cúmulo do que não percebo nestas coisas é gente que tem um apt na linha de Sintra onde mora durante o ano (Queluz, Massamá, Cacem) e depois tem uma grande vivenda no Algarve.

Não só não faz sentido porque passam grande parte do tempo numa casa pior como depois para irem à praia têm sempre de tirar o carro. Já para não falar que limpar uma vivenda dessas deve ser bonito...

Voltar
Superior