Tópico das Casas

O meu pai comprou uma casa no Algarve (a umas 3 horas de carro de casa) quando tinha uns 55 anos e foi o melhor que fez, está agora reformado e passa grandes temporadas lá. Isto vai depender também da localizacao da casa, no caso dele a praia está a 10 minutos a pé de casa e o supermercado está a 1 minuto. Para além disso os meus pais até preferem a localidade onde está o apartamento do Algarve (Quarteira), do que o local do apartamento de Lisboa (Queluz). Neste preciso momento estao lá a passar uns tempos. E bem vistas as coisas, o Algarve fora de Julho/Agosto é um local bastante porreiro, nao admira que seja escolhido por vários reformados da Europa como local de habitacao permanente.

Para quem prefira andar a visitar outros países a ideia da casa de férias pode nao ser a melhor. Mas quem vá sempre para os mesmos sítios e nao se importe com isso, é algo a ponderar.
Tal e qual como os meua pais.
Compraram um T1 barato com um grande terraço em Albufeira, deram-lhe uns retoques. No princípio ainda alugavam enquanto não iam lá, depois deixaram-se disso. Há 3 anos reformaram-se e agora a cada 15 dias vão lá. Não dá grande despesa, a praia é ao lado, comércio a pé com fartura e, como temos família perto, foi também uma forma de conciliar tudo.

No primeiro caso não percebo é que como pessoas com algumas restrições têm duas casas mas ok... Só se a tua perspetiva de restrições é diferente da minha, até porque além de duas casas ter dinheiro para ir viajar para fora todos os anos é algo que está longe de ser para toda a gente...

Restrições, no sentido de que por terem que pagar uma casa de férias, já têm que abdicar na maior parte das vezes de outro tipo de férias.

Mais concretamente estou-me a lembrar de 2 casos:

- Num falamos de um T1+1 muito bem localizado, que custou 200 e poucos mil euros e que acumula (creio) a ainda alguma prestação da casa principal. A chatisse é que foi comprado no auge dos preços (há 7 ou 8 anos) e agora nem sei se conseguiria ser vendido pelo mesmo valor. Passaram de um padrão de fazer 1 viagem de família (tipo México) de vez em quando (de 3 em 3 anos ?) para não fazer.

- Noutro caso, eram amigos com quem já fiz neve várias vezes e que faziam mais regularmente grandes viagens (tipo Maldivas) e que creio que deixaram de fazer tudo desde que adquiriram a casa há uns 3 anos.

Em ambos os casos falamos de pessoas entre 40 e 50 anos, com 3 e 2 filhos respectivamente e com um nível de rendimento razoavel, mas que implica necessariamente opções.

Eu nunca compraria uma casa de férias!

Tenho exemplos que chegue para saber que não ia resultar.

Temos casas de família quer no douro, como no algarve e o uso que se dá não compensa.

Quando vou para fora prefiro conhecer coisas novas![:cool:]

Temos casas de família quer no douro, como no algarve e o uso que se dá não compensa.

Bolas, só eu é que não tenho essa sorte![8b]

Lá está, os meus pais para além da casa no Algarve tem outra no meio de Alentejo e só lá vao para arejar aquilo, limpar e pintar.

Para alguém que more no norte, ter uma casa no Algarve comeca a ser uma estopada sempre que se queira ir lá, mas para quem é de Lisboa, ou a sul de Lisboa, é uma viagem que se faz bem. Eu quando estava em Portugal ia lá quase sempre que tinha uma ponte.

Lá está, os meus pais para além da casa no Algarve tem outra no meio de Alentejo e só lá vao para arejar aquilo, limpar e pintar.

Para alguém que more no norte, ter uma casa no Algarve comeca a ser uma estopada sempre que se queira ir lá, mas para quem é de Lisboa, ou a sul de Lisboa, é uma viagem que se faz bem. Eu quando estava em Portugal ia lá quase sempre que tinha uma ponte.

Braga-Algarve são 4horas e pouco, isto sem grandes exageros. É perfeitamente possível ir fazer um fim de semana ao Algarve. Agora isto depende é das possibilidades, a viagem é cara.
Mas lá está, quem compra casa de férias não se devia preocupar com o dinheiro da viagem

Braga-Algarve são 4horas e pouco, isto sem grandes exageros. É perfeitamente possível ir fazer um fim de semana ao Algarve. Agora isto depende é das possibilidades, a viagem é cara.
Mas lá está, quem compra casa de férias não se devia preocupar com o dinheiro da viagem
A 120 km/h são praticamente 5 horas, para chegares em 4 horas tens de ir aproximadamente a uns 145 km/h (considerando Braga - Albufeira, 579km).

Da pouca experiência que tenho e baseado em relatos de amigos, casa de férias compensa até 50km...

Assim pode-se ir lá uns fds.

Mais que isso ou se vai poucas x, ou vai-se "obrigado" algumas semanas para dar uso à coisa e deixa-se de conhecer outros sítios.

São 700km. Mesmo que vás a uma média de 150 km/h são praticamente 5 horas. E entre combustivel e portagem gastas 200 euros numa viagem de ida-e-volta. Sai cara essa casa de férias.

Casas de férias e autocaravanas não compensa ter.

O que custam e para a rentabilidade que se lhes faz não compensa, penso eu de que. Sai mais barato ir para um hotel.

São 700km. Mesmo que vás a uma média de 150 km/h são praticamente 5 horas. E entre combustivel e portagem gastas 200 euros numa viagem de ida-e-volta. Sai cara essa casa de férias.

Braga-Albufeira 580km, costuma ser 4:15 .. 4:30, sem as paragens
Isto sem nunca ir além dos 180 que considero uma velocidade ainda praticável para as nossas auto-estradas.
Eu falo por mim, mas acho que pouca gente faz uma viagem destas a 120km/h

Costuma ficar mais a viagem porque é classe II, anda na casa dos 9-10l/100.

Eu so frisei que as distancias em Portugal não são um impedimento para quem tem cash.

Eu não sou apologista de casa de ferias também. Mas como já disseram aqui, se os familiares tem é de aproveitar, mas eu não compraria pelas razões que tenho vindo a apresentar.
Acho que só se tivesse mais de 10M € é que eu pensava nisso..

O Algarve é muito grande. Se for logo ali à saída da A2, por exemplo Albufeira, são 590 kms de Braga até lá. Perfeitamente exequível com um cruise control a 140/150 e se não parar para o xixi da ordem. :)

E matemática, conheces isso, ou nunca te falaram dela? Faz continhas e depois diz qualquer coisa.

Acho que sei o que é..

E como também sabes porque deves andar na escola, deves saber certamente que nunca ir além dos 180km "sem grandes exageros dizes tu" para além de proibido, faz com que a velocidade média esteja em torno dos 150km/h com as inevitáveis desacelerações. O que faz com que fazer Braga - Algarve em menos de 5 horas seja ilegal.

Pronto, continhas feitas.

Conduzo muito devagar... Amoreiras (em Lisboa) a Vilamoura (Algarve) são sempre mais de duas horas... E são apenas cerca de 250kms...

Última edição:
Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Chegou a altura de comprar casa! Tx mínima 1,15% Bakinter

Restrições, no sentido de que por terem que pagar uma casa de férias, já têm que abdicar na maior parte das vezes de outro tipo de férias.

Mais concretamente estou-me a lembrar de 2 casos:

- Num falamos de um T1+1 muito bem localizado, que custou 200 e poucos mil euros e que acumula (creio) a ainda alguma prestação da casa principal. A chatisse é que foi comprado no auge dos preços (há 7 ou 8 anos) e agora nem sei se conseguiria ser vendido pelo mesmo valor. Passaram de um padrão de fazer 1 viagem de família (tipo México) de vez em quando (de 3 em 3 anos ?) para não fazer.

- Noutro caso, eram amigos com quem já fiz neve várias vezes e que faziam mais regularmente grandes viagens (tipo Maldivas) e que creio que deixaram de fazer tudo desde que adquiriram a casa há uns 3 anos.

Em ambos os casos falamos de pessoas entre 40 e 50 anos, com 3 e 2 filhos respectivamente e com um nível de rendimento razoavel, mas que implica necessariamente opções.

Como costumas dizer, e eu concordo, viva a diversidade e cada um com as suas opções. Respeito os mais variados modos de ver as coisas.

Por conhecer bem várias realidades é que não me perderia por uma casa no Algarve, mas isso sou eu.

Para mim as prioridades materiais são claramente casa principal seguido, com alguma distância, de um carro minimamente bom. Não fosse gostar do mundo automóvel e de conduzir e acho que teria um carro bem mais modesto porque racionalmente é sempre mau investimento...

O resto que sobrar é para gozar (férias, dentro ou fora do país com preferência pela variedade e novidade) e poupança que é sempre importante.

Voltar
Superior