Tópico das Casas

O Bankinter são 80%, está na ficha técnica do produto.

Como disse aí para trás, eu não defendo empréstimos superiores a 80%, mas estou certo que será o próximo passo lógico. Os spreads caminham para o 1%. O bankinter já está nos 1,25% e a tendência do sector da banca é sempre imitarem-se uns aos outros. Até final do ano estão todos a acompanhar o Bankinter. Então chega a um ponto em que já não é possível baixar mais os spreads. E aí para onde se viram os bancos? Para o aumento do montante financiado.

E já comeceu: o Santander aumentou de 80% para 85% o montante de financiamento. E o spread não é assim tão mau (1,75%) e o prazo é gigante: 50 anos.

O Banco BIC financia 90% do valor de avaliação, mas com um spread de 2,2% e exige uma taxa de esforço máxima de 25%.

No outro extremo da barricada está o Deutsche-Bank que só empresta 60%.

Prevejo que dentro de um ano a generalidade dos bancos estejam a emprestar 90% do valor de avaliação (com o limite máximo do valor da escritura) e spreads pouco acima de 1%.

Na prática, como os imóveis são avaliados uns 10% acima do valor da escritura, se forem finaciados a 90% do valor da avaliação, os bancos passam a emprestar praticamente o valor de venda/escritura do imóvel:

(1+10%)*90% = 99%

Ou seja, em média passam a emprestar 99% do valor de compra do imóvel. Cabe às pessoas apenas poupar dinheiro para pagar os impostos (3000€ numa casa de 150k ou 6500€ numa casa de 200k) e mobilar a casa.

É previsível aperto (maior) nas avaliações.
Já no ano passado o Santander, em off, confirmou que os avaliadores tinham que fazer avaliações modestas

Se eu tivesse pensado assim podia ter comprado uma com o valor do dobro da minha.
Eu já faço contas de forma diferente.
O total das minhas (nossas, família) contas fixas não pode passar 1/2 dos nossos ganhos mensais líquidos.
E nestas contas fixas estou a meter:

Prestações:
Casa
Carro (de momento não tenho esta despesa)

Poupança:
Minha
Maria
Puto

Seguros:
Casa
Carros
Saúde

Custos diversos:
Combustível
Água
Luz
Mercearia
Infantário
Viaverde

A restante metade dos nossos salários vai para:

Passeios
Almoços/jantares fora de casa
Bens materiais (roupas, etc)

Se depois disto ao fim do mês ainda sobrar é mais algum que vai para as poupanças

No meio disto tudo temos os 2 salários na média dos portugueses.

Para viver assim (na minha opinião, viver bem) ajuda e muito não ter prestação de carro.
Pelo que tão cedo não tenciono gastar € na compra de carros ;)

No meu caso considero apenas as despesas fixas e/ou constantes ou ainda aquelas que não têm por hábito variações significativas de ano para ano:

Impostos:
IRS
TSU
IUC
IMI

Prestações:
Casa
Carro

Seguros:
Casa
Carro

Custos mensais que sejam +/- fixos e similares todos os meses:
Combustível
Água
Luz
Telecomunicações
Infantário
Viaverde

Outros:
Revisão e inspecção automóvel

Taxa de esforço = (soma dos items acima descritos) / (salário bruto)= 40%

Os 60% que sobram são para alimentação, vestuário, bens materiais, imprevstos, lazer e cultura.
Tenho a enorme sorte de ter casa e carro ambos pagos.

O Bankinter são 80%, está na ficha técnica do produto.

Como disse aí para trás, eu não defendo empréstimos superiores a 80%, mas estou certo que será o próximo passo lógico. Os spreads caminham para o 1%. O bankinter já está nos 1,25% e a tendência do sector da banca é sempre imitarem-se uns aos outros. Até final do ano estão todos a acompanhar o Bankinter. Então chega a um ponto em que já não é possível baixar mais os spreads. E aí para onde se viram os bancos? Para o aumento do montante financiado.

E já comeceu: o Santander aumentou de 80% para 85% o montante de financiamento. E o spread não é assim tão mau (1,75%) e o prazo é gigante: 50 anos.

O BPI também aumentou de 80% para 85% o montante de financiamento com spread de 1,95%.

O Banco BIC financia 90% do valor de avaliação, mas com um spread de 2,2% e exige uma taxa de esforço máxima de 25%.

No outro extremo da barricada está o Deutsche-Bank que só empresta 60%.

Prevejo que dentro de um ano a generalidade dos bancos estejam a emprestar 90% do valor de avaliação (com o limite máximo do valor da escritura) e spreads pouco acima de 1%.

Na prática, como os imóveis são avaliados uns 10% acima do valor da escritura, se forem finaciados a 90% do valor da avaliação, os bancos passam a emprestar praticamente o valor de venda/escritura do imóvel:

(1+10%)*90% = 99%

Ou seja, em média passam a emprestar 99% do valor de compra do imóvel. Cabe às pessoas apenas poupar dinheiro para pagar os impostos (3000€ numa casa de 150k ou 6500€ numa casa de 200k) e mobilar a casa.

MVA, o teu raciocínio está correcto, mas falta a parte legal, pelo que percebi se os bancos emprestarem acima dos 80%, terão de criar provisões (ou outros instrumento que não me lembro) fruto da legislação, dia que dificilmente chegam aos 100% sem alterarem a legislação.

Quem tem casas com sistema de video vigilância, quanto deram pela instalação de um alarme?

Estou nessa fase, preciso de 11 sensores para dentro de casa e por fora sou capaz de colocar 2 ou 4 câmaras...

Normal, é a 10ª cidade mais cara do mundo no que diz respeito ao imobiliário (admira-me imenso Lisboa não estar nesta lista):

aE7bxpN_700b_v2.jpg

Mas esta tabela é relativa à percentagem de ordenado médio destinado à renda.

Se for apenas pelo valor absoluto (médio) da renda, o mais caro é San Francisco (2824 euros), seguido de N.Y. (2629 euros ) e em terceiro lugar Abu Dhabi (2460 euros).

Precisamente. O salário médio em Portugal é 1000 euros. Um T1 decente em Lisboa anda nos 600 euros, portanto 60% do ordenado. A não ser que considerem um casal num T1 e aí já dá 300 euros de renda (600 a dividir pelos dois).

Se for apenas pelo valor absoluto (médio) da renda, o mais caro é San Francisco (2824 euros), seguido de N.Y. (2629 euros ) e em terceiro lugar Abu Dhabi (2460 euros).

Bem me parecia
Estive no ano passado em SFO e fiquei escandalizado com o preço das casas
Falaram-me em 3/4K por mês um T1 banal

Precisamente. O salário médio em Portugal é 1000 euros. Um T1 decente em Lisboa anda nos 600 euros, portanto 60% do ordenado. A não ser que considerem um casal num T1 e aí já dá 300 euros de renda (600 a dividir pelos dois).

Penso que o acontece é que é tido em conta o valor médio das rendas na cidade de Lisboa e provavelmente o que acontece, é que na cidade de Lisboa tanto há T1 a 600 euros, como também há nos arredores T1 a 300, fazendo com que o valor médio seja 450 por exemplo e não os tais 600.

Pelo menos é da explicação que me lembro. [;)]

Bem me parecia
Estive no ano passado em SFO e fiquei escandalizado com o preço das casas
Falaram-me em 3/4K por mês um T1 banal

Sim, neste momento San Francisco está muito inflacionado devido a todo o movimento tecnológico que se vive neste , fazendo com que as casas, tanto arrendamentos como vendas sejam muito elevados.

Dependendo da zona, estilo de prédio e existência ou não de garagem não me admirava nada.

É nestas situações que tenho consciência que de facto, Portugal ainda possui muita habitação excelente com preços que apesar de elevados para nós, são muito em conta tendo como comparação outros países europeus.

Voltar
Superior