Este foi o meu ultimo investimento: uma pérgola com 33 m2 (a maior que alguma vez vi e não me admirava que fosse das maiores de Portugal). O pano chega dentro de 2 semanas. Só em madeira foram mais de 3 mil euros:
![]()
Foi na Mobijardim. É uma empresa de carpintaria de exteriores (pérgolas, casas de madeira, baloiços para crianças, etc.). Fica no Pinhal Novo.
Para efeitos de IMI a pérgola é considerada área bruta dependente. Se fizeres no jardim entra para o IMI, se fizeres no terraço não entra para o IMI, pois o terraço já é considerado área bruta dependente.
Se for amovível, não vejo forma de ser considerada parte do imóvel, e por isso ter influência no IMI.Se calhar não me exprimi bem. A nossa é para ser colocada no jardim (só que nessa zona não vai ser jardim, vai ser pedra). Ficará colocada no fundo do terreno, junto ao churrasco.
Se for amovível, não vejo forma de ser considerada parte do imóvel, e por isso ter influência no IMI.
O objectivo será projetar as barras de madeira horizontalmente a partir do muro. Podem ser amovíveis, mas não será muito prático!Se for amovível, não vejo forma de ser considerada parte do imóvel, e por isso ter influência no IMI.
Achas? A menos que tenha fundações e fixações difíceis de tirar, fácil é argumentar que é amovível. Móvel é uma coisa, amovível é outra e não precisa ter rodas. Imagina as piscinas desmontáveis, pensas que precisam ter rodas?A menos que lhe coloques rodas, será difícil argumentar que a pérgola é amovível... []
E nas periferias estão a ficar mais caras
Ainda agora fui ver um t2 em Miraflores de 175m2 com vista brutal mar/rio
Vai todo para obras e transformado em T3. Só a sala tem 65m2
A compra foi rápida parecia que tinha mel
Sabes qual o valor da venda?
Achas? A menos que tenha fundações e fixações difíceis de tirar, fácil é argumentar que é amovível. Móvel é uma coisa, amovível é outra e não precisa ter rodas. Imagina as piscinas desmontáveis, pensas que precisam ter rodas?
Roulotes? Em espaço privado? Onde viste isso? Fiquei curioso....As câmaras não consideram as roulotes como sendo amoviveís (mesmo tendo rodas), quanto mais uma pérgula. Para uma Câmara amovível é uma piscina insuflável e pouco mais
Para efeitos de incidência de tributação em contribuição autárquica, integra o conceito de prédio um móvel designado roulotte, reboque, atrelado, caravana (ou outro nome para a mesma coisa) assente no solo, com carácter de permanência.
Artigo 2.º
Conceito de prédio
3 – Presume-se o caráter de permanência quando os edifícios ou construções estiverem assentes no mesmo local por um período superior a um ano.